Páginas filhas
  • PCP0054_Processo_de_ordem_de_produção_componente

Processo de ordem de produção componente 

Produto:

Virtual Age

Ocorrência:

Como fazer o processo de ordem de produção componente.

Passo a passo:

A ordem de produção por componente, é uma ordem criada para trabalhar com peças que são conjuntos, onde existe uma peça principal formada por outras peças.

Exemplo: Terno. O terno é composto de blazer e calça. Nesse caso, o terno é o produto principal, que é formado pela calça e blazer, que são peças produzidas separadamente, mas que ao seu término são embaladas e vendidas juntas, como um conjunto.

Quando a ordem de produção componente é gerada, gera-se uma ordem para o conjunto (op pai) e uma ordem para cada peça que compõem esse conjunto (op filhas), ao finalizar peças nas ops filhas, já pode-se também finalizar peças na op pai, desde que haja quantidade suficiente para montar conjuntos.

Processo de Ordem de Produção por Grupo, OP componente:

  • Cadastre o conjunto e as peças que farão parte do conjunto na rotina PRDFM009. Se for possível, tenha máscaras específicas para esse processo, pois o conjunto deve ser um produto acabado de produção própria e as
    peças componentes, devem ser um produto acabado e matéria-prima ao mesmo tempo de produção própria (essa configuração é muito importante, visto que se as peças componentes não estiverem marcadas como produção própria não gerará as ops filhas.
  • Faça a ficha de consumo de cada peça, usando o exemplo dado acima, a ficha da calça e a ficha da blusa.
  • Faça a ficha de consumo do conjunto, colocando como matéria-prima as peças que compõem o conjunto, faça o vínculo respeitando a cor e tamanho das peças e conjunto.
  • Acesse a rotina PCPFM144, para gerar a op do conjunto. Após fazê-la clique no botão "Gerar OP. Comp.". Desta forma, será gerada automaticamente as ops filhas. A op do conjunto, deve conter em sua programação, apenas dois locais, um local para inicio e um local para finalização, já as ops filhas terão programações de acordo com seus processos produtivos.
  • Faça o processo normal de ordem de produção nas ops filhas, baixe matéria-prima, movimente e finalize.
  • Para finalizar a op conjunto, baixe a matéria-prima, que nesse caso são as peças das ops filhas, de acordo com o que é finalizado nas ops filhas.
  • Finalize a op conjunto conforme for havendo peças que formam um conjunto.