Árvore de páginas

CNIS - Matrícula da Certidão Civil

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Serviços

Módulo:

SIGAGPE - Gestão de Pessoal

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

GPEM024

Arquivo Magnético

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

GPEA010

Cadastro de Funcionários

Chamados relacionadosTSYJGO

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas utilizadas:

SRA - Cadastro de Funcionários.

Sistema(s) operacional(is):

Windows®/Linux®

Versões/Release:

11.80.12

Descrição

CNIS - Conforme Circular CAIXA 574 de 02/03/2012, publicada no DOU de 05/03/2012, a empresa poderá solicitar o cadastramento do trabalhador em lote, mediante envio de arquivo, no formato leiaute padrão definido pela CAIXA, a partir da implantação do novo sistema de cadastramento de pessoas.

 

Conforme o leiaute do CNIS uma das informações necessárias para o correto envio do arquivo é a certidão civil, contendo 8 campos: (Tipo de certidão, Data de emissão da certidão, Termo/Matrícula, Código IBGE do Município da Emissão da Certidão, UF de Emissão da Certidão, Nome do Cartório da Certidão, Livro da Certidão, Folha da Certidão), campos que serão descritos e explicados abaixo:

 

Tipo de certidão:

Será utilizado um código de campo para cada tipo de certidão no envio do arquivo do CNIS       

91 – Certidão de Nascimento, código de campo: 0374 – sequência 00.

92 – Certidão de Casamento, código de campo 0375 - sequência 00.

95 – Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena, código de campo 0866 – sequência 00.

98 – Certidão de Óbito, código de campo 0376 – sequência 00.

Prenchimento no Protheus: Funcionários (GPEA010) pasta Documentos, campo Data Emissão(RA_TIPCERT).

 

Data de Emissão da Certidão

Data de emissão no formato DDMMAAAA, código de campo de acordo com o tipo da certidão (0374, 0375, 0866 ou 0376)  sequencia 01.

Preenchimento no Protheus: Funcionários (GPEA010) pasta Documentos, campo Tip.Certid.(RA_EMICERT).

 

Termo/Matrícula:

Dependendo da data de emissão da certidão, este campo no CNIS poderá ter 8 ou 32 posições, para certidões emitidas até 31/12/2009 deverá ser utilizado o termo com 8 posições, já para as certidões emitidas a partir de 01/01/2010 será utilizada a matrícula com 32 posições.

Código de campo de acordo com o tipo da certidão (0374, 0375, 0866 ou 0376)  sequencia 02

Preenchimento no Protheus: Teremos 3 tipos de preenchimento possíveis:

Termo (Certidões emitidas até 31/12/2009): Funcionários (GPEA010) pasta Documentos, campo Termo/Matric.(RA_MATCERT) preenchido com as 8 posições referentes ao Termo.

Matrícula (Certidões emitidas a partir de 01/01/2010):

a) Funcionários (GPEA010) pasta Documentos, campo Termo/Matric.(RA_MATCERT) com tamanho de 32 e  preenchido com as 32 posições referentes a Matrícula.

b) Funcionários (GPEA010) pasta Documentos, campo Termo/Matric.(RA_MATCERT) que não tenha o tamanho de 32, a matrícula será formada pela junção dos seguintes campos:

6 primeiros dígitos do campo Cod. Servent (RA_SERVENT) – 1º ao 6º dígitos da matrícula.

2 primeiros dígitos do campo Cod. Acervo (RA_CODACER) – 7º ao 8º dígitos da matrícula.

2 primeiros dígitos do campo Reg. Civil (RA_REGCIVI) – 9º ao 10º dígitos da matrícula.

4 digitos do campo (referentes ao ano AAAA) Data Emissão (RA_EMICERT) – 11º ao 14º dígitos da matrícula.

1 digito do campo Tipo Livro (RA_TPLIVRO) – 15º dígitos da matrícula.

5 dígitos do campo Livro (RA_LIVCERT)  - 16º ao 20º dígitos da matrícula.

3 dígitos do campo Folha (RA_FOLCERT) – 21º ao 23º dígitos da matrícula.

7 primeiros dígitos do campo Termo/Matric.(RA_MATCERT) – 24º ao 30º dígitos da matrícula

Os 31º e 32º dígitos da matrícula serão calculados no critério de DV Módulo 11.

 

Ou seja, na geração do arquivo do CNIS, caso o campo Termo/Matric (RA_MATCERT) esteja preenchido com a matrícula com os 32 caracteres, será utilizado este número para a matrícula, mas caso o conteúdo do campo Termo/Matric (RA_MATCERT) não tenha os 32 caracteres a matrícula será formada pela junção de 8 campos do cadastro de funcionários.

 

Código IBGE do Município da Emissão da Certidão:

Código do IBGE informado com 7 posições contém o código da UF, código de campo de acordo com o tipo da certidão (0374, 0375, 0866 ou 0376)  sequência 03.

Prenchimento no Protheus: Funcionários (GPEA010) pasta Documentos, campo Cod.Mun.Cert (RA_CDMUCER).

 

UF de Emissão da Certidão:

Sigla da UF com 2 posições, código de campo de acordo com o tipo da certidão (0374, 0375, 0866 ou 0376)  sequência 04.

Prenchimento no Protheus: Funcionários (GPEA010) pasta Documentos, campo UF (RA_UFCERT).

 

Nome do Cartório da Certidão:

Não poderá estar em branco, código de campo de acordo com o tipo da certidão (0374, 0375, 0866 ou 0376)  sequência 05.

Prenchimento no Protheus: Funcionários (GPEA010) pasta Documentos, campo Cartório (RA_CARCERT).

 

Livro da Certidão:

Obrigatório para o tipo 98 (Certidão de Óbito), não enviar ou enviar em branco caso a data de emissão da certidão for a partir de 01/01/2010, código de campo de acordo com o tipo da certidão (0374, 0375, 0866 ou 0376)  sequência 06.

Prenchimento no Protheus: Funcionários (GPEA010) pasta Documentos, campo Livro (RA_LIVCERT).

 

Folha da Certidão:

Obrigatório para o tipo 98 (Certidão de Óbito), não enviar ou enviar em branco caso a data de emissão da certidão for a partir de 01/01/2010, código de campo de acordo com o tipo da certidão (0374, 0375, 0866 ou 0376)  sequência 07.

Prenchimento no Protheus: Funcionários (GPEA010) pasta Documentos, campo Folha (RA_LIVCERT).

Importante:

Os campos Livro e Folha, só serão enviados no arquivo em caso de certidão de Óbito ou para certidões emitidas até 31/12/2009, mas em caso de certidão emitida a partir de 01/01/2010 e o campo RA_MATCERT não esteja preenchido com os 32 dígitos da matrícula, estes 2 campos (Livro e Folha) deverão estar preenchidos, uma vez que não vão no arquivo mas serão utilizados para formar os 32 dígitos da matrícula.

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador RHUPDMOD é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em ByYou Smart Client , digite informe o RHUPDMOD no campo Programa Inicial
  2. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 17/08/2015.
  3. Clique em OK para continuar.
  4. Após a confirmação é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa SIGAGPE - Gestão de Pessoal, selecione a opção 290 - CNIS Termo/Matrícula da Certidão Civil.
  5. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

Atualizações do Compatibilizador


4. Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela SRA - Cadastro de Funcionários:

Campo

RA_MATCERT

Tipo

Caracter

Tamanho

32

Formato

@!

Título

Termo/Matric.

Descrição

Termo/Matricula Certidao

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Help

Informe o Termo da certidão civil. Em caso de certidão civil emitida

a partir de 01/01/2010, informar a matrícula da certidão civil com 32

caracteres, esta informação será utilizada para gerar o PIS do

funcionário na rotina do CNIS.

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

Procedimento para Utilização

1.     Acesse a rotina Cadastro de Funcionários (GPEA010).

2.     Visualize ou Altere um funcionário e na aba Documentos verifique se o campo Termo/Matric. (RA_MATCERT) está com o tamanho de 32 caracteres.

3.     Clique em confirmar.

4.     Acesse a rotina de Arquivo Magnético (GPEM024)

5.     Preencha os parâmetros para geração o arquivo CNIS.

6.     Clique em confirmar

7.     Verifique que o arquivo foi gerado corretamente, no local informado nos parâmetros.