Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

Índice

 

Plataforma

Produto:  ECM 3.00

 

Ocorrência

Para que serve e como adicionar uma Atividade Automática em um processo workflow no ECM?

 

Solução

 

    Em processos Workflow é comum encontrarmos fluxos em que uma das atividades deve determinar qual o caminho que o fluxo deve tomar. Essa atividade deve ter como destino várias outras, sendo que somente uma delas deve ser escolhida, ou seja, teremos uma atividade, como se fosse um gargalo, que vai tomar uma decisão baseada em uma série de informações.

    Para atender essa situação o ECM oferece a possibilidade de utilizar atividades de decisão automática em seus processos workflow.

    É possível inserir mecanismos inteligentes (que são as expressões) nessas atividades que, dependendo do resultado obtido, determinam para qual atividade, dentre as possíveis que configuramos em tempo de desenvolvimento de processo, o fluxo deve ser encaminhado.

    Para adicionar uma atividade automática, deve-se acionar o botão Incluir Atividade Automática e, em seguida, clicar em qualquer ponto na área de design do processo.

    Será adicionada uma atividade automática com a descrição Automática *.

    Para configurar as propriedades de uma atividade automática, deve-se selecionar a atividade automática e acionar o botão Editar.

    Figura 1 - Botões de incluir e editar atividade Automática*

    São executadas todas as expressões até que uma seja atendida, ou seja, “verdadeiro”.

    Ao identificar a expressão atendida, o ECM determina para qual atividade o processo deve ser encaminhado, baseado no cadastro de expressão.

    Caso nenhuma das expressões seja atendida, o ECM exibe uma mensagem informando ao colaborador que existe um “Erro de configuração” e que a tarefa de decisão automática não conseguiu determinar a atividade destino. Nesse caso o processo fica parado na atividade que antecede a atividade de decisão automática.

    Após determinar qual deve ser a atividade destino, o mecanismo de decisão automática verifica para qual colaborador(es) o processo deve ser encaminhado.

    A função Cadastro de Atividades Automáticas é dividida em duas seções. Na primeira é necessário determinar as informações gerais da atividade e, na segunda, as condições, efetivamente as expressões, a serem utilizadas.

    Figura 2 - Tela de condição de uma atividade Automática*.

    A configuração de expressões na atividade é que determina a inteligência necessária para que seja gerada a decisão automática.

    Essas expressões podem interagir com informações dos campos do formulário ou ainda com outros eventos do processo.

    O interessante é que essas expressões podem ter o formato de qualquer expressão lógica que é utilizada na linguagem JavaScript.

    Se colocarmos uma expressão válida onde seja aceita dentro da sintaxe do JavaScript, podemos tranquilamente utilizar como uma expressão.

    Sendo que essa expressão obrigatoriamente deve retornar um valor lógico.

    As expressões configuradas em uma atividade automática devem seguir padrões pré estabelecidos, sendo possível, por exemplo, utilizar a função “GetCardValue” que retorna o valor de um campo de formulário que está associado ao processo, podendo inclusive validar esse valor.

    Figura 3 - Exemplo de condição de uma atividade Automática*.