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Desoneração da Folha de Pagamento - Parâmetro MV_RECDES

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Serviços

Módulo:

SIGAGPE - Gestão de Pessoal

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

GPEM013

Cálculo da Desoneração.

RHUPDMODCompatibilizador.
GPEXCALCBiblioteca de Funções.
GPEA320Manutenção de Tabelas

Chamados relacionados

TTAPNX

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas utilizadas:

RCB - Configuração de Parâmetros.

RCC - Parâmetros.

SRA - Funcionários.

SRC - Movimento do Período.

Sistema(s) operacional(is):

Windows®/Linux®

Versões/Release:

11.80.12

Descrição

Foi disponibilizada a melhoria para que seja possível definir quais valores serão abatidos na composição das bases de cálculo para a Contribuição Previdenciária sobre a Folha de Pagamento (CPP). Para tornar possível esta configuração foi criado o parâmetro MV_RECDES.

Mesmo com retorno favorável de consultorias jurídicas (informando que somente o valor das devoluções devem ser abatidas para a apuração da base para cálculo da CPP), após algumas solicitações, decidimos flexibilizar o cálculo, deixando configurável a forma de apuração das bases para cálculo da CPP.

Este parâmetro só é utilizado para o cálculo da da Contribuição Previdenciária sobre a Folha de Pagamento (CPP) , No cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB) sempre serão abatidos os valores das Devoluções e das Exportações, independente do conteúdo do parâmetro MV_RECDES.

O Parâmetro poderá ter seu conteúdo preenchido da seguinte forma:

 

Preenchimento do Parâmetro MV_RECDES

CONTEÚDO

DESCRIÇÃO

ASerão deduzidos os valores das Devoluções.
BSerão deduzidos os valores das Exportações.
CSerão deduzidos os valores das Devoluções e das Exportações.
DNão serão deduzidos os valores das Devoluções e das Exportações.

 

Mais informações referentes a esse assunto podem ser consultadas nos pareceres das Consultorias Tributárias, disponíveis no TDN :

Endereços:

 Orientações Consultoria de Segmentos - TIHF47 - Fator de Redução para Atividades Concomitantes na Desoneração

 Orientações Consultoria de Segmentos - TPIEZ5 - Contribuição Sindical - Empregados

Importante

Antes de executar o compatibilizador RHUPDMOD é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em ByYou Smart Client , digite informe o RHUPDMOD no campo Programa Inicial
  2. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 09/09/2015.
  3. Clique em OK para continuar.
  4. Após a confirmação é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa SIGAGPE - Gestão de Pessoal, selecione a opção: 297 - Desoneração - Criação dos Parâmetros MV_RECDES e MV_RAT0973
  5. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. 
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

 

Atualizações do Compatibilizador

 

 Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

 

Nome da Variável

MV_RECDES

Tipo

C

Descrição

Na desoneração, informe se para a apuração das receitas (CPP), serão abatidas as: A=devoluções; B=exportações; C=ambas; D=nenhuma.

Valor Padrão

A


Este compatibilizador unificou o compatibilizador 273 que cria o parâmetro MV_RAT0973, para mais informações a respeito deste parâmetro, favor consultar o chamado TROUGI, boletim GPE_BT_Desoneracao_Rateio_CPRB_TROGI


Procedimento para Utilização

No exemplo a seguir serão exibidos valores de uma empresa que possui atividades desoneradas e não desoneradas (empresa com atividade mista/concomitante).

 

Registros na tabela auxiliar S033 - Faturamento Mensal:

Filial

Mês/Ano

Sequencia

Código da Atividade

Tipo da Receita

Valor  Base para Cálculo

Alíquota

Contribuição Devida

Valor da Receita  Bruta

Valor das Exclusões

Valor das Exportações

Valor dos Impostos

01

082015

001

39150000

1

150.000,00

1,00

1.500,00

335.000,00

125.000,00

50.000,00

10.000,00

01

082015

002

 

2

150.000,00

0,00

0,00

185.000,00

0,00

25.000,00

10.000,00

02

082015

001

39150000

1

150.000,00

1,00

1.500,00

335.000,00

125.000,00

50.000,00

10.000,00

02

082015

002

 

2

150.000,00

0,00

0,00

185.000,00

0,00

25.000,00

10.000,00

 

Com base nos dados acima, temos:

  • A Receita Bruta Total é a soma dos valores do campo Valor da Receita Bruta de todos os registros.

No exemplo, resulta em R$ 1.040.000,00 (R$ 335.000,00 + R$ 185.000,00 + R$ 335.000,00 + R$ 185.000,00).

  • A Receita Bruta das atividades beneficiadas pela Lei (Receita Desonerada) são aquelas que contêm o campo Tipo da Receita preenchido com 1.

No exemplo, resulta em R$ 670.000,00 (R$ 335.000,00 + R$ 335.000,00).

  • A Receita Bruta das atividades que não são beneficiadas pela Lei (Receita Não Desonerada) são aquelas que contêm o campo Tipo da Receita preenchido com 2.

No exemplo, resulta em R$ 370.000,00 (R$ 185.000,00 + R$ 185.000,00).

 

Cálculo da CPRB:

  • Para este cálculo o parâmetro MV_RECDES não será considerado (sempre serão deduzidos os valores das Exclusões e das Exportações).
  • Deve-se efetuar a dedução dos valores de IPI, ICMS-ST, descontos incondicionais, vendas canceladas e exportações. Os valores dessas deduções estão informados nos campos Valor das Exclusões, Valor das Exportações e Valor dos Impostos. No entanto, podemos verificar diretamente o campo Valor Base para Cálculo, pois nesse campo já consta a receita bruta com as deduções efetuadas (Valor da Receita Bruta - Valor das Exclusões - Valor das Exportações - Valor dos Impostos).
  • No exemplo, a alíquota das atividades desoneradas é única e é de 1%. Com isso, podemos simplesmente aplicar a alíquota sobre a somatória dos campos Valor Base para Cálculo dos registros com Tipo da Receita preenchido com 1. Isso irá resultar em R$ 3.000,00 (1% x (R$ 150.000,00 + R$ 150.000,00)).

 

Cálculo da CPP:

  • O Parâmetro MV_RECDES está configurado com o conteúdo A,  ou seja, entre Exportações e Exclusões, somente as exclusões deverão ser deduzidas.
  • Deve-se efetuar a dedução dos valores de IPI, ICMS-ST, descontos incondicionais e vendas canceladas. Os valores dessas deduções estão informados nos campos Valor das Exclusões e Valor dos Impostos. Para esse cálculo, iremos utilizar o valor do campo Valor da Receita Bruta e subtrair o valor o que está nos campos Valor das Exclusões e Valor dos Impostos.
  • No exemplo, a receita da atividade não desonerada será a somatória dos campos Valor da Receita Bruta dos registros com Tipo da Receita preenchido com 2 subtraído da somatória dos campos Valor das Exclusões e Valor dos Impostos dos registros com Tipo da Receita preenchido com 2, que resulta em R$ 350.000,00. Já a receita total é a somatória dos campos Valor da Receita Bruta de todos os registros subtraído da somatória dos campos Valor das Exclusões e Valor dos Impostos de todos os registros, que resulta em R$ 750.000,00.
  • Devemos efetuar o seguinte cálculo: Receita da atividade não desonerada ÷ Receita Total. O resultado será o fator de redução da CPP.
  • No exemplo, o cálculo do fator de redução é: R$ 350.000,00 ÷ R$ 750.000,00 = 46,67%. Logo, a alíquota reduzida da CPP será de 9,33%, caso a alíquota padrão seja de 20% (pois 46,67% X 20 = 9,33%).