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  • ER_ PCREQ-7616_Padrão_de_Prescrição_Médica

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

PEP

Módulo

PEP

Segmento Executor

Saúde

Projeto1

R_SAU_RM_V12_1516

IRM1


PCREQ-7614

Requisito1

PCREQ-7616

Subtarefa1

SAU_DEV-3467

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

 

Réplica

 

País

(X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

 

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

Permitir que os usuários criem prescrições padrões e quando um usuário for criar uma nova prescrição, sistema deve permitir que este usuário utilize as prescrições padrões já existentes.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

  • RN001: Criar uma funcionalidade que permita ao usuário criar prescrições médicas padrões e deixar salva para uso futuro.
  • RN002: Quando um médico for realizar uma prescrição, existirá a opção de utilizar as prescrições padrões já salvas.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

Cadastro de Grupos para Modelos de Prescrição Médica

CRUD

Administração do Sistema > Configurações > Cadastro de Grupos para Modelos de Prescrição Médica

 

Configuração de modelos de prescrição médica

Configuração

Administração do Sistema > Configurações > Configuração de modelos de prescrição médica

Criar uma funcionalidade que permita ao usuário criar prescrições médicas padrões e deixar salva para uso futuro.

Prescrição Médica

Envolvida

Prontuário Eletrônico > Workarea > Aleta Prescrição Médica

Quando um médico for realizar uma prescrição, existirá a opção de utilizar as prescrições padrões já salvas.

 

Opcional

Protótipo de Tela

Interface 01

Menu para configuração dos modelos de prescrição por unidade

Caminho: Adm. Do Sistema -> Configurações 

Regras da Interface 1

RI-001

Deverá existir o controle de acesso para estas 2 opções.

 

Interface 02

Cadastro de Grupos para Modelos de Prescrição Médica

Caminho: Adm. Do Sistema -> Configurações 


Regras da Interface 2

RI-001Ao fornecer uma descrição nova e clicar no botão “Salvar”, a grid é atualizada. Não poderá existir descrição de grupos duplicada.
RI-002Caso o usuário clique numa descrição já cadastrada, o sistema deverá carregar a descrição e o usuário poderá alterá-la (não permitir duplicidade).
RI-003Ao clicar para excluir uma descrição, deverá ser validado se ela está sendo utilizada. Caso esteja, dar um alerta e não permitir a exclusão.

 

Interface 03

Tela de configuração dos modelos de prescrição médica 

Adm. Do Sistema -> Configurações -> Configuração de modelos de prescrição médica


Regras da Interface 3

RI-001

Ao clicar no “+” do painel “Unidades que utilizarão este padrão de prescrição”, o sistema deverá abrir a tela onde o usuário deverá escolher a(s) unidade(s) que será incluídas na grid.

RI-002Na descrição do modelo de prescrição, não poderá existir duplicidade.
RI-003O grupo vinculado ao modelo de prescrição tem que ser obrigatório.
RI-004Sempre que clicar no “X” para excluir algum item, deverá ser pedido a confirmação.
RI-005

O painel de configuração de modelos de prescrição médica deverá ser idêntico ao da prescrição com as mesmas funcionalidades para incluir um item na prescrição.

IMPORTANTE: Verificar se existe alguma regra de consistência que depende de outras variáveis (tipo: unidade, especialidade,etc..) a idéia é que este padrão seja utilizado independente destas consistências. Se houver algum problema com estas regras na criação deverá ser detalhada pontualmente.
RI-006

A diferença que deve existir em relação à prescrição é que depois de incluído deverá existir uma forma de excluir o item do modelo de prescrição:

 

Interface 04

Alteração na prescrição médica para aplicar os padrões

Prontuário Eletrônico -> Depois de escolhido o paciente para o qual será feita a prescrição

Regras da Interface 4

RI-001

Na prescrição médica, incluir um link em que o usuário possa escolher quais modelos deseja utilizar. Ao clicar neste link deverá ser feita a seguinte verificação:

  • Caso já exista algum item prescrito, o sistema deverá alertar e pedir a confirmação que a prescrição por modelo apagará os itens atualmente prescritos
  • Caso não exista ou o usuário confirme que será apagado, o sistema abrirá a tela modal para escolha do modelo conforme mostrado abaixo.
  • Caso já exista algum item prescrito e já liberado, o sistema deverá alertar e não abrir a tela modal de modelo, o médico deverá suspender todos os itens caso ele queira utilizar um modelo.

    Tela de seleção do modelo de prescrição
RI-002Ao abrir esta tela, o sistema mostrará os grupos que contenham pelo menos um modelo para a unidade deste paciente. Estes grupos virão por padrão retraídos e se o usuário quiser, ele clica no “+” para expandir.
RI-003O usuário poderá filtrar os modelos utilizando os filtros a direita em cima. Por padrão virão todos os grupos. Quando o usuário escolher um determinado grupo, trazer este grupo já expandido com os modelos relativos a ele por padrão desmarcados.
RI-004Se o usuário marcar um determinado modelo, o sistema deverá abrir os itens incluídos neste modelo com um check-box na frente (padrão marcado) de forma que ele consiga retirar alguns itens.
RI-005O sistema deverá permitir um expand / colapse (expandir / retrair) nos tipos de itens (colocar no canto direito em cima de cada tipo de item, o padrão “v” para expandir ou “^” para retrair)
RI-006

Ao clicar no botão “Confirmar o uso deste(s) modelo(s)” o sistema deverá:

  • Verificar se existe pelo menos um item selecionado pelo usuário. Se não existir, dar uma mensagem e manter na tela
  • Se existir, o sistema deverá remover os itens da prescrição existente (caso de fato exista) e incluir os itens selecionados no(s) modelo(s) pelo usuário.
RI-007Ao clicar no botão “Cancelar” fechar a janela e manter a prescrição como estiver.

 

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.