Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Atual »

CtreeRootPath

Indica o diretório compartilhado acessado pelos servidores de aplicação (RootPath) dos ambientes que utilizam o c-tree Server.

Abrangência
ERP 10 e 11



Ao utilizar o c-tree Server em um ambiente com mais de um servidor, por exemplo Load Balance, deve-se adicionar a chave CtreeRootPath na configuração do(s) ambiente(s) que utilizam o c-tree Server.

 

Importante
  • Esta configuração deve ser realizada, no TOTVS | Application Server, quando estiver em uso um c-tree Server (na chave ctreemode=server da seção [General]).
  • Caso a configuração CtreeRootPath seja realizada em um servidor com c-tree local, a aplicação AdvPL será abortada com a seguinte ocorrência de erro: Environment Config Error - CTREEROOTPATH requires CTREE SERVER environment.

 

No entanto, é importante lembrar que ao utilizar a configuração CtreeRootPath, deve-se realizar essa configuração em todos os ambientes dos servidores envolvidos no acesso aos arquivos da aplicação, inclusive o servidor de balanceamento (BALANCE). Caso exista acesso às tabelas (SXS ou SIGAPSS.SPF) simultaneamente, através dos servidores configurados de modo diferente, como por exemplo um com CtreeRootPath configurado (acessando através de drive:\pasta) e outro acessando sem o CtreeRootPath (acesso via \\servidor\pasta), o c-tree Server realizará a rebuild da tabela e seus índices ao ser acessada a tabela por um dos servidores e quando o outro for acessar, a  rebuild será realizada novamente, e falhará caso a tabela esteja em uso por outro servidor, podendo ainda apresentar ocorrência falsa de corrompimento do arquivo de senha do ERP - Enterprise  Resource Planning (sigapss.spf).

 

Exemplo

Neste exemplo, temos um ambiente com 3 servidores de aplicação do Sistema, sendo: SERVER_A, SERVER_B e SERVER_C.

O SERVER_A é o servidor master onde estão os dicionários SXS, c-tree Server e o RootPath (diretório raiz), desse ambiente, que utilizará a pasta D:\AP_Data. Essa pasta, está compartilhada e todos os servidores de aplicação do Sistema possuem o RootPath de seus ambientes apontando para o compartilhamento (\\SERVER_A\AP_Data\). Desta forma, através da configuração CtreeRootPath, deve-se informar no environment o caminho físico da pasta configurada no RootPath do servidor SERVER_A (D:\AP_DATA\). 

[Environment]
RootPath=\\SERVER_A\AP_Data\
CTREERootPath=D:\AP_Data\

Ao realizar a configuração dessa maneira, o TOTVS | Application Server realizará as requisições de abertura, leitura e gravação de dados ao c-tree Server, sempre informando um caminho de acesso local da tabela no servidor em que o c-tree Server está instalado e não um caminho de rede. Com isso, haverá um menor tráfego de dados na rede e melhora de performance, contribuindo para uma maior estabilidade do Sistema.

  • Sem rótulos