Páginas filhas
  • O que fazer quando o menu WinThor não abrir ou apresentar lentidão no acesso?

Fique atento!

Esta documentação não é mais atualizada neste canal.

Confira as FAQ's atualizadas clicando aqui. 

Menu WinThor não abre ou apresenta lentidão no acesso

Produto:

Menu

Passo a passo:

#dica: É necessário verificar se a lentidão é em todas as máquinas ou em horários específicos, pois se assim for, pode ser verificado com o TI da empresa ou DBA se há algum processo sendo executado na rede ou no banco de dados nestes horários. Nas máquinas que estão apresentando lentidão, pode-se fazer uma configuração para melhorar a agilidade. Se mesmo assim o Menu WinThor não abrir ou continuar apresentando lentidão, é necessário acrescentar o diretório da rede em que ele está localizado (na zona da Intranet Local).

Alguns pontos devem ser observados em caso de lentidão ou quando o menu WinThor não abrir.

Atenção!

  • Se for em todas as máquinas e em horários específicos do dia, pode ser verificado com o TI da empresa ou DBA se há algum processo sendo executado na rede ou no banco de dados nestes horários,
  • Outra coisa que pode ser feita, é nas máquinas que estão apresentando lentidão, fazer uma configuração para melhorar a agilidade da máquina. Já é de conhecimento que o plugin Gbp Service, da Gás Tecnologia que é instalado por sites de banco como o Banco do Brasil, entre outros, causam lentidão na máquina na qual está instalado, e principalmente, no Winthor, pois é um software que está constantemente se comunicando com a rede através do banco de dados. Neste caso, recomenda-se que seja feita a desinstalação deste plugin, que só é possível apagando a pasta Gbp plugin dos arquivos de programas quando o Windows estiver em modo de segurança. Também é indicado por meio do comando msconfig no cmd, a desativação de serviços desnecessários que iniciam com o Windows, causando lentidão também na máquina, que pode afetar o WinThor.

Se mesmo assim o Menu WinThor não abrir ou continuar apresentando lentidão, é necessário acrescentar o diretório da rede em que ele está localizado (na zona da Intranet Local). Para resolver, realize os seguintes procedimentos:

1) Clique o Menu Iniciar do Windows;

2) Acesse o Executar ou o pressione as teclas de atalho Windows + R e digite o comando control inetcpl.cpl e tecle Enter para abrir a tela de Propriedades de Internet;

3) Na Janela Propriedades de Internet, clique a aba Segurança, selecione Intranet Local e clique Sites;

 

4) Na próxima tela que abrir, clique o botão Avançadas;

5) No Campo Adicionar este site à zona:, digite o diretório onde o Menu (PCINF000.exe) se encontra na rede, e clique Adicionar,

6) Em seguida, feche as janelas com OK, pois já é possível acessar o Windows normalmente,

7) Caso não resolva, na máquina em que está apresentanto lentidão, vá no atalho do WinThor com o botão direito do mouse, vá em propriedades e no campo Iniciar e deixe o diretório como C:\

Importante!

Recomenda-se que o Windows da máquina esteja com o Windows Update sempre atualizado com todas as atualizações essenciais (pois, muitas vezes o que causa a lentidão são inconsistências no próprio Windows com a rede, que são corrigidas com as atualizações liberadas no Windows Update).

Por fim, para que a lentidão do sistema ou da aplicação seja analisada pela PC Sistemas, é necessário que seja enviado um traccer editado pelo programa TKProf do processo que está causando a lentidão, com um vídeo gravado pelo menu, para que nosso DBA verifique se trata-se de algum processo de rotina que está causando a lentidão no banco de dados.