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Visão geral do programa




O objetivo desse cadastro é definir os parâmetros básicos de comunicação entre a Operadora de Saúde e a Administradora para a qual o Produto Externo (A300) será enviado.


Principais campos e parâmetros para Adicionar, Editar e Detalhar:

Campo:

Descrição

Unidade administradora

Informar o código da unidade destino Administradora, entre as cadastradas na ”Manutenção Unidades”.

Layout GP

Caso o layout de importação/exportação seja o layout do sistema (não PTU) deve-se ativar este parâmetro e informar o número da versão do layout.

VersãoInformar a versão do layout.
Layout de envioInformar o código do layout definido para o PTU A300 que está disponível na “Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas”.
Layout de retornoInformar o código do layout definido para o PTU A200 que está disponível na “Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas”.
Diretório de envioInformar a pasta que será gerado o arquivo de beneficiários PTU A300. Esse parâmetro somente será utilizado em Exportações. Para simulações será utilizado o diretório de spool, dos parâmetros gerais (CG). Este diretório deve estar acessível e aderente ao Sistema Operacional do Servidor RPW utilizado no processo.
Diretório de retorno/Balance line Informar a pasta em que será gerado o arquivo de beneficiários PTU A200 e também a massa de Ativos para Balance Line. Este diretório deve estar acessível e aderente ao Sistema Operacional do Servidor RPW utilizado no processo.

Unidade exportada

Indica qual a Unidade Exportadora. Quando selecionado 01 - Unidade do Sistema, os beneficiários serão exportados em arquivo (A300) cuja Unidade de Envio é a própria Unidade do Sistema. Quando escolhida a opção 02 - Unidade de Negociação os beneficiários serão exportados em arquivos cuja Unidade de Envio é a Unidade de Repasse (negociação) do beneficiário.

⚠ Atenção: A opção 02 somente poderá ser utilizada quando todos os beneficiários são repassados (A100), pois caso exista algum beneficiário sem repasse o sistema não exportará seus dados. Ao trocar a Negociação de Repasse de um beneficiário, além da movimentação de repasse é gerada também a troca da Unidade Origem na movimentação de Produto.

Exporta grau titularIndica o grau de parentesco a ser utilizado para exportação de produtos.
  • 01 - Exporta Beneficiário com Grau Titular: independente do seu grau de parentesco no cadastro, o beneficiário é exportado como titular;
  • 02 - Mantém Grau de Parentesco: exportar o beneficiário com o mesmo grau de parentesco do seu cadastro;
  • 03 - Exporta grau titular se responsável repassado outra unidade: essa opção somente estará disponível se no parâmetro Unidade Exportada o valor for 02 -Unidade de Negociação. Como essa opção somente é válida para beneficiários repassados, se comporta da seguinte forma: se o responsável for repassado para a mesma unidade que o dependente, então mantém o grau original do dependente. Caso contrário, o exporta como titular.

Exporta dependente seguro

Se estiver como não e o módulo de cobertura correspondente ao produto a ser exportado for de Seguro Assistencial, somente titulares serão enviados no arquivo A300. Os dependentes serão marcados no cadastro como enviados, porém não constarão no arquivo A300.

⚠ Obs: o campo que indica se o módulo é de seguro Assistencial é o Identifica Módulo, no cadastro Manutenção Módulos de Cobertura.

Exporta carteira antigaIndica se a carteira antiga do beneficiário será exportada no arquivo A300/A200, quando existir.


Ações relacionadas:

Ação

Descrição

AdicionarIncluir um novo registro.
EditarEditar um registro já salvo.
DetalharDetalhar um registro na tela.
ExportarExportar os registro salvos para uma planilha.
PesquisarPesquisar por código da unidade, código do prestador ou código do insumo.
Busca avançadaPesquisar por uma faixa de valores do registro.
Gerenciador de colunas Opções para filtragem de exibição de colunas.

Pesquisas

É possível encontrar registros informando parâmetros na caixa de pesquisa. Deverão ser informados apenas números, e dessa forma a pesquisa será realizada através do código da unidade administradora.


Ao abrir o menu A300 - Produto → Configuração → Unidade Administrativa a tela será aberta listando o cache da última busca, caso não tenha, é efetuada, automaticamente, uma busca simples. Para efetuar a listagem simples clique na lupa () que consta na caixa de busca no canto superior direito da tela. Apenas alguns campos serão listados inicialmente, para abrir os demais utilizar o Gerenciador de colunas clicando no ícone de engrenagem () na última coluna da listagem, conforme animação a seguir.


Busca avançada


Busca Avançada permite buscar uma faixa de registros. Os campos de busca disponíveis são:

  • Unidade administradora inicial/final.




⚠ obs.: A busca deve ocorrer de forma crescente, ou seja, o valor informado na Unidade administradora inicial deve ser menor que o valor informado na Unidade administradora final.

Adicionar


A ação Adicionar, proveniente do botão Adicionar no menu superior, permite que o usuário adicione um novo registro de Parâmetro de exportação da administradora do produto à base. Os campos necessários para o preenchimento são:




Tipos de entradas:

Nesta tela há quatro tipos de entradas:

  1. Zoom: A primeira entrada que você encontrará é a de zoom/lookup, é a entrada que possui um ícone de busca () ao final do campo onde você informará a mensagem. Para passar algum dado ou informação para ele, é importante saber que já há uma lista pré-definida de opções. Você poderá informar das seguintes formas:
    1. Digitando no próprio campo o Código, Descrição não funciona!
    2. Clique sobre a lupa do campo, abrirá uma nova janela menor dentro da tela (assista à animação), nela virá listada todas as opções, clique sobre o ícone de seleção () da informação que deseja incluir ao registro e dê um Selecionar (botão inferior direito da nova janela aberta). Lembrando que nesta janela há uma busca (aqui você pode buscar tanto por Código do registro quanto por Descrição), se deseja verificar toda as possibilidades, ao final da listagem, quando disponível, haverá um botão de Carregar mais resultados em um tom azulado, caso a listagem já tenha chegado ao fim o botão virá desabilitado (tom acinzentado).
  2. Campo simples de entrada: neste tipo de campo, onde há apenas o retângulo de entrada, você digitará a informação. A depender do campo, cada um tem um tipo de dado, podendo ser alfanumérico ou apenas numérico, com validações distintas dependendo de cada regra de negócio da tela. Para verificar as regras de validação ver próxima listagem de dicas de uso da tela (abaixo desta).
  3. Campo select: Este botão é oferecido quando há a abertura de uma sequência de opções a escolher. Clique sobre a flecha que aponta para a parte inferior () no fim do campo, assim serão disponibilizadas para a visualização todas as opções concedidas para preenchimento.
  4. Botão switch: É um campo que aceita apenas valor lógico, ou seja, Sim ou Não, para trocar o valor clique sobre o menu.


Regras dos campos na inclusão:

  • Unidade Administradora é uma opção enviada por zoom, o código deste campo é do tipo numérico. É um campo obrigatório!
  • Quando o lógico Layout GP for Sim, o campo select de Versão será disponibilizado para preenchimento (já vem engatilhado com a versão 0000), enquanto os campos Layout Envio e Layout Retorno (ambos zooms com códigos alfanuméricos) serão desabilitados, ou seja, você só poderá escolher entre um Layout GP/Versão ou Layout Envio/Retorno. É obrigatório o preenchimento de uma destas duplas!
  • Diretório Envio/Retorno é um campo simples de entrada , alfanumérico e obrigatório!
  • Unidade Exportada e Exporta Grau Titular são selects, ambos engatilhados com a primeira opção de seleção, há apenas uma regra a se atentar entre eles, o segundo campo (Exporta Grau Titular) só poderá selecionar a terceira opção (03 - Exporta Grau Titular se Responsável repassado outra Unidade) se o anterior (Unidade Exportada) for a segunda opção (02 - Unidade Negociação). Campos obrigatórios!
  • Exporta Dependente Seguro e Exporta Carteira Antiga são campos lógicos. Ambos já vêm com a opção Não selecionada, assim como o Layout GP.




Editar



A ação Editar, como o próprio nome denota, tem por função editar um registro de Parâmetros de exportação já salvo. Para abrir a edição de um registro se deve clicar no ícone de lápis na linha do registro que deseja alterar, na coluna Ações, encontrada no extremo direito da tabela.


Regras dos campos na edição:

  • O único campo que não está habilitado para edição é o primeiro, a Unidade administradora, restante pode ser alterado, considerando as regras de inclusão também!



Detalhar


Para Detalhar (abertura de uma tela única para as informações do registro escolhido) clique sobre o valor na coluna Unidade administradora (perceba a cor e o sublinhado que lembram um link); nesta página abrirá também as opções de Voltar à tela inicial e Editar o registro.



Remover

A ação Remover não existe na tela em questão, ou seja, registros salvos não podem ser excluídos!

Exportar



Exportar consiste em fazer o download de um arquivo planilha onde conterá todas as linhas filtradas pela página.

⚠ obs.: Por baixar as linhas de registros exibidas na página, é necessário se atentar para não esquecer de filtrar conforme desejado; primeiramente liste os dados na tela (clicando na lupa da busca da listagem ) antes de chamar o comando Exportar, assim você exportará todos os dados de maneira integral, caso queira apenas algumas colunas liste igualmente, mas no exportar selecione as colunas a serem exportadas.


Exemplo:



Permissões

Este menu somente estará disponível no TOTVS Planos Linha Datasul quando houver permissão para o programa hpr.exportAdmParameters. Esta parametrização é realizada através do Programa Produto Datasul - bas_prog_dtsul. Também é possível importar o menu men_hpr.d do produto, na versão ou superior o qual contempla a funcionalidade dessa documentação.