Árvore de páginas

Manutenção de Regras Unificação de Pessoa - hcg.unificationRule

Visão Geral do Programa

Esse programa tem como objetivo o cadastro das regras de validação da unificação de pessoa e a ordenação conforme a prioridade de execução. As informações que poderão ser validadas são Primeiro Nome, Último Nome, Nome Completo, Nome da Mãe, Data de Nascimento e CPF. Ao incluir uma pessoa, o sistema aplicará as regras definidas a fim de encontrar a pessoa na base de dados. Caso seja encontrado o sistema não criará um novo registro, associando ao cadastro existente.

Objetivo da tela:

Tela para a inclusão de regras de validação de pessoa.

 

Foi alterado o cadastro de regras de unificação de pessoas automáticas, para que seja considerado as relações da pessoa física (beneficiário, contratante e prestador) no processo, bem como adicionado a possibilidade de se unificar "N" pessoas automaticamente, ao invés de apenas uma.

Procedimento para Implantação

A implementação descrita no documento estará disponível a partir da atualização do pacote no cliente.

O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download).

Os ambientes que forem atualizados com este pacote, deverão executar o console de atualização até a ultima versão disponível.

Procedimento para Configuração

Deve ser executado o programa "spp/spvp0008", que se encontra disponível neste pacote. Esse programa irá marcar os novos campos de Beneficiário, Contratante e Prestador nas regras existentes, de modo que a aplicação da regra não é afetada.

Para clientes que utilizaram o retrofit desta implementação, deve ser executado o programa "spp/spvp00009", que se encontra disponível neste pacote. Esse programa irá copiar as configurações dos campos reservas para os campos expedidos nessa versão.

Procedimento para Utilização

Primeiramente deve-se cadastrar as regras de unificação no programa Manutenção Regras Unificação da Pessoa. Nesse programa foram adicionados novos campos que permitem flexibilizar a regra de unificação.

Campo "Permite Múltiplas Pessoas"

Esse parâmetro indica se a unificação poderá ocorrer quando a regra encontrar mais de uma pessoa física já cadastrada, ou somente se encontra uma única pessoa, como funciona hoje.

Campos "Beneficiário", "Contratante" e "Prestador"

Esse conjunto de campos determina os tipos de pessoa física que poderão ser unificados naquela regra.

 Exemplos

Supondo que existam as seguintes regras cadastradas:

RegraPermite múltiplas pessoasBeneficiárioContratantePrestadorCPFPrimeiro nomeNome internacionalNome completoNome da mãeData de nascimento
1SimSimSimSimSimSimSimSimSimSim
2SimSimNãoSimSimSimNãoNãoNãoNão
3NãoNãoSimNãoSimNãoSimNãoNãoNão
4NãoSimNãoNãoSimNãoNãoSimNãoNão


Ao incluir uma uma nova pessoa:

  • Situação 1: o sistema executa a regra 1 e encontrou 5 pessoas físicas com os mesmos dados de CPF, primeiro nome, nome internacional, nome completo, nome da mãe e data de nascimento:
    • todas as 5 pessoas físicas serão unificadas com a nova pessoa, independente das relações, pois todos os tipos de pessoa estão marcados;
  • Situação 2: o sistema executa a regra 2 e encontrou 5 pessoas físicas com os mesmos dados de CPF e primeiro nome. Dessas 5, 2 estão relacionadas somente com beneficiários, 1 com beneficiário e contratante, 1 somente com contratante e 1 somente com prestador:
    • o sistema irá unificar com a nova pessoa somente as 2 pessoas relacionadas com beneficiários e a que possui relação somente com prestador, pois a regra não permite unificar quando a pessoa é um contratante:
  • Situação 3: o sistema executou a regra 3 e encontrou 5 pessoas físicas com os mesmos dados de CPF e nome internacional. Dessas 5, 2 estão relacionadas somente com beneficiários, 1 com beneficiário e contratante e 2 somente com contratante:
    • o sistema não irá unificar ninguém, pois encontrou apenas 2 pessoas físicas com relação de contratante;
  • Situação 4: o sistema executou a regra 4 e encontrou 3 pessoas físicas com os mesmos dados de CPF e nome completo. Dessas 3, 1 está relacionada somente com beneficiário e 2 somente com prestador:
    • o sistema irá unificar com a nova pessoa somente a pessoa física com relação de beneficiário.

Observação:

Todos os anexos, contatos e endereços das pessoas unificadas serão mantidos. Quanto aos endereços o sistema irá manter como endereço principal e cobrança, apenas quando houver, o registro mais atualizado, isto é o último inserido ou alterado.


Outras Ações:

Ação:

Descrição:

Adicionar

Incluir novo registro.

AlterarModificar um registro. É possível alterar a ordem de prioridade do item selecionado.
RemoverEliminar um registro cadastrado.
Salvar AlteraçõesGrava as alterações de ordenação de prioridade.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Código

Código identificador da regra.

Campos que compõem a regra

      • CPF
      • Primeiro Nome
      • Nome Internacional
      • Nome Completo
      • Nome da Mãe
      • Data de Nascimento


Conteúdos Relacionados: