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Objetivo: Registrar e descrever as atividades a serem executadas pelas equipes de manutenção em equipamentos, agregados e centro de custos, assim como o local para execução dos serviços, apontamentos de mecânicos e peças utilizadas na execução da manutenção.
Com o intuito de agilizar a navegação no cadastro de ordem de serviço, recuperando um menor número de registros possíveis, ao abrir o cadastro de ordem de serviço, temos a opção de filtrar as OS's por algumas características conforme tela abaixo:


Após o preenchimento de um ou mais campos (que não é obrigatório), tecle em "Ok" para continuar. Caso queira desistir de acessar o cadastro, tecle em "Cancela" e assim será aberta a tela será fechada.

Campo

Preenchimento

Período

Informe as datas inicial e final para o período desejado. Preenchimento não obrigatório, deixe os campos vazios caso queira visualizar todas as ordens de serviços independente da data de abertura das mesmas.

No. OS(s)

Informe o numero da ordem de serviço. Preenchimento não obrigatório.

Classe(s) Manutenção

Informe o código para a classe de manutenção. Preenchimento não obrigatório. Tecle F4 para ver as opções

Motivo(s) Entrada

Informe o código para o motivo de entrada. Preenchimento não obrigatório. Tecle F4 para ver as opções

Equipamento(s)

Informe o código para o equipamento. Preenchimento não obrigatório. Tecle F4 para ver as opções

Modelo do Equipamento(s)Informe o código para o modelo do equipamento. Preenchimento não obrigatório. Tecle F4 para ver as opções.

Agregado(s)

Informe o código para o agregado. Preenchimento não obrigatório. Tecle F4 para ver as opções

Centro(s) de Custo

Informe o código para o centro de custo. Preenchimento não obrigatório. Tecle F4 para ver as opções

C. Custo de ResponsabilidadeInforme o código para o Centro de Custo de Responsabilidade. Preenchimento não obrigatório. Tecle F4 para ver as opções.
OrigensSelecione as origens da(s) ordem(ns) de serviço(s) a serem recuperadas.

Status

Selecione o status da(s) ordem(ns) de serviço(s) a serem recuperadas.



Uma vez aberto o cadastro de ordem de serviço, será apresentado o formulário abaixo, onde será possível incluir, consultar, encerrar uma ordem de serviço, "navegar" entre as Guias da ordem de serviço, incluindo/consultando serviços a serem realizados, apontamentos de mecânicos, solicitações de materiais e serviços, planos de manutenção entre outros.

A exibição do campo "Componente" dependerá da parametrização definida no parâmetro "Planejamento e OS, Guia Ordem de Serviço I, Aponta o Sistema Veicular, Subsistema Veicular e Componentes (Apontamentos)".
Header (Parte Superior)

Campo

Preenchimento

Nº OS

Demonstra o número da ordem de serviço

Origem

Demonstra a origem da ordem de serviço

Classe de Manutenção

Demonstra a classe de manutenção da ordem de serviço

Status

Demonstra o status da ordem de serviço

Objeto

Demonstra o objeto da ordem de serviço, que poderá ser um equipamento, um agregado ou um centro de custo

Equipamento/Agregado/Centro de Custo

Conforme o objeto da ordem de serviço, será demonstrado o código e a descrição para o equipamento, agregado ou centro de custo

Km/h Equipamento

Se o objeto da ordem de serviço for equipamento, será demonstrado o km/h do mesmo na data a abertura da ordem de serviço.

Data/Hora Entrada

Demonstra a data e hora de entrada/abertura da ordem de serviço.

Data/Hora Previsão de Saída

Demonstra a data e hora de previsão de saída/encerramento da ordem de serviço

Data/Hora Saída

Demonstra a data/hora de saída/encerramento da ordem de serviço

Tempo de Permanência(h)

Demonstra o tempo de permanência do equipamento/agregado/centro de custo em manutenção.

Motivo de Entrada (Causa)

Demonstra o motivo de entrada/causa que originou a abertura da ordem de serviço

Classe de Priorização

Demonstra a classe de priorização de manutenção do equipamento.

Data/Hora Início Tempo Permanência

Demonstra a data e hora de inicio para contagem do tempo de permanência do equipamento em manutenção.

Ponto de Manutenção

Demonstra o ponto de manutenção onde será efetuada a manutenção.

Box

Demonstra o box de manutenção onde será efetuada a manutenção.

Plano de Manutenção

Demonstra o plano de manutenção executado. Campo disponível apenas para ordem de serviço de manutenção preventiva de safra.

Prestador de Serviço

Demonstra o prestador de serviço responsável pela realização da manutenção. Campo disponível apenas quando a origem da ordem de serviço for Terceiro ou Concessionária.

Empresa

Demonstra a empresa a qual a ordem de serviço será apropriada

Unidade de Negócio

Demonstra a unidade de negócio a qual a ordem de serviço será apropriada

Solicitante

Demonstra o solicitante da abertura da ordem de serviço.

Atividade RelevanteDemonstra a atividade relevante da ordem de serviço. Campo disponível apenas quando parametrizado a classe de manutenção em Planejamento e OS > Ordem de Serviço VI > Classe(s) de Manutenção que utilizam Atividades Relevantes.

Funcionário Liberação

Demonstra o funcionário responsável pela liberação do equipamento, agregado ou centro de custo e solicitante do encerramento da ordem de serviço.

Descrição do Trabalho/Observação

Descrição sucinta do serviço a ser executado.

Horas Apontadas

  • Produtiva: Demonstra a quantidade de horas apontadas com operações produtivas para a ordem de serviço;
  • Improdutiva: Demonstra a quantidade de horas apontadas com operações improdutivas para a ordem de serviço;
  • Total: Demonstra a quantidade total de horas apontadas para a ordem de serviço.

Custos

  • Mão-de-obra (Interna): Demonstra o valor gasto com mão de obra interna com base nos apontamentos realizados (Guia Apontamentos de Serviços);
  • Peças/Serviços: Demonstra o valor gasto com peças (internas e externas) e mão de obra externa (Guia Materiais);
  • Total: Demonstra a somatória dos valores gastos com Mão-de-obra (Interna) e Peças/Serviços.


Guia Serviços a Serem Executados

Campo

Preenchimento

Sequência

Demonstra o número da ordem de serviço

Operação
  • Código: Demonstra o código da operação do serviço.
  • Descrição: Demonstra a descrição da operação do serviço.
Sistema Veicular
  • Código: Demonstra o código do sistema veicular do serviço.
  • Descrição: Demonstra a descrição do sistema veicular do serviço.
Subsistema Veicular
  • Código: Demonstra o código do subsistema veicular do serviço.
  • Descrição: Demonstra a descrição do subsistema veicular do serviço.
Componente
  • Código: Demonstra o código do componente do serviço.
  • Descrição: Demonstra a descrição do componente do serviço.
Previsão
  • Horas: Demonstra a quantidade de horas prevista em decimal para a execução do serviço.
  • Recursos: Demonstra a quantidade de recursos prevista para a execução do serviço.
Descrição da TarefaDemonstra a descrição da tarefa.


Guia Apontamentos de Serviços

Campo

Preenchimento

Mecânico

  • Código: Código do funcionário que realizou o serviço.
  • Nome: Nome do funcionário.
SequênciaSequência do serviço executado na ordem de serviço para o funcionário.
Operação
  • Código: Código da operação de manutenção.
  • Descrição: Descrição da operação de manutenção.
Sistema Veicular
  • Código: Código do sistema veicular.
  • Descrição: Descrição do sistema veicular.
Subsistema Veicular
  • Código: Código do subsistema veicular.
  • Descrição: Descrição do subsistema veicular.
Componente
  • Código: Código do componente.
  • Descrição: Descrição do componente.
Operação

Os campos abaixo serão exibidos caso a OS seja de origem Interna ou Campo.

  • Horas Prevista: Demonstra a quantidade horas previstas para execução do serviço. Recuperado automaticamente conforme definido em serviços a serem executados; 
  • Data Início: Demonstra a data inicial de execução do serviço;
  • Hora Início: Demonstra a hora inicial de execução do serviço;
  • Data Final: Demonstra a data final de execução do serviço;
  • Hora Final: Demonstra a hora final de execução do serviço;


Os campos abaixo serão exibidos caso a OS seja de origem Terceiro ou Concessionária.

  • Horas Prevista: Demonstra a quantidade de horas gasta para a execução do serviço;
  • Total Horas: Demonstra a quantidade total de horas gasta para a execução do serviço;
  • Valor: Demonstra o valor pago para a execução do serviço;


Guia Pedidos de Materiais

Campo

Preenchimento

N° Item

Demonstra o item da sequência de inserção do item no formulário.

N°. Requisição ERPDemonstra o número da requisição gerada pelo PIMS. Número que será utilizado como referência nos processos de integração.
Tipo de Peça/Serviço
  • Código: Demonstra o código do tipo de peça e serviço;
  • Descrição: Demonstra a descrição do tipo de peça e serviço.
Sequência Serviço PrevistoDemonstra o número de sequência do serviço previsto.
Material
  • Código: Demonstra o código do material.
  • Descrição: Demonstra a descrição do material.
  • Qtde: Demonstra a quantidade de itens requisitado.
Local RetiradaDemonstra o local da retirada do material.
Depósito
  • Código: Demonstra o código do depósito de onde será retirado o material.
  • Descrição: Demonstra a descrição do depósito.
Valor Unitário PrevistoValor recuperado automaticamente com base no atendimento da ultima solicitação integrada, se o material não tiver sido movimentado anteriormente, informe o valor unitário previsto para o material. Se o parâmetro "Parâmetros, Planejamento e OS, Ordem de Serviço II, Código do Tipo de peça/serviço para compra externa" estiver preenchido com o mesmo valor informado no campo "Tipo de Peça/Serviço", o preenchimento do valor unitário será obrigatório.
Data da NecessidadeDemonstra a data da necessidade para o uso do material.
Prestador
  • Código: Demonstra o código do prestador que irá fornecedor o material.
  • Descrição: Demonstra a descrição do prestador.
ObservaçãoDemonstra a observação informada relacionada ao material solicitado.
Observação de ComprasCampo destinado a alguma observação especifica para o comprador.
StatusDemonstra o status de atendimento do material solicitado.
RequisitanteDemonstra o funcionário que realizou a requisição do material.
Status do Pedido (ERP)Demonstra o status de atendimento do material solicitado.
Solicitação de CompraDemonstra o número da solicitação de compra. Informação gerada pelo ERP após integração do item.
Pedido de CompraDemonstra o número do pedido de compra. Informação gerada pelo ERP após a integração do item.
Data Prevista de AtendimentoDemonstra da data prevista para entrega do material. Informação gerada pelo ERP após integração do item.
Nome do CompradorDemonstra o nome do comprador que realizou a compra. Informação gerada pelo ERP após integração do item.
Mensagem de IntegraçãoDemonstra as inconsistências encontradas no processo de integração.


Guia Materiais

Campo

Preenchimento

Data

Informe a data de aplicação do material.

RequisiçãoInforme o código de requisição.
Material
  • Código: Informe o código do material. Tecle F4 para ver as opções.
  • Descrição: Demonstra a descrição do material. Recuperado automaticamente.
QuantidadeInforme a quantidade de materiais necessário. Em caso de devolução total ou parcial, a quantidade informada deverá ser negativa. Ex. -2.
ValorInforme o valor unitário para o material. O valor informado sempre deverá ser positivo, mesmo em caso de devolução.
Valor TotalDemonstra o valor total do material. Calculado automaticamente pela multiplicação da Quantidade e Valor informados. 
Sistema Veicular
  • Código: Informe o código do sistema veicular. Tecle F4 para ver as opções.
  • Descrição: Demonstra a descrição do sistema veicular. Recuperado automaticamente.
Subsistema Veicular
  • Código: Informe o código do subsistema veicular. Tecle F4 para ver as opções.
  • Descrição: Demonstra a descrição do subsistema veicular. Recuperado automaticamente.
Componente
  • Código: Informe o código do componente. Tecle F4 para ver as opções.
  • Descrição: Demonstra a descrição do componente. Recuperado automaticamente.


Guia Plano de Manutenção

Campo

Preenchimento

Serviço

  • Realizar: Demonstra se o serviço do plano foi realizado.
  • Pendente: Demonstra se o serviço do plano não foi executado.
Programação
  • No. Referência: Demonstra o número de referência do plano de manutenção.
  • Período Execução: Demonstra a periodicidade do plano de manutenção.
Operação
  • Código: Demonstra o código da operação de manutenção.
  • Descrição: Demonstra a descrição da operação de manutenção.
  • Tarefa: Demonstra a descrição sucinta da tarefa.
Sistema Veicular
  • Código: Demonstra o código do sistema veicular.
  • Descrição: Demonstra a descrição do sistema veicular.
Subsistema Veicular
  • Código: Demonstra o código do subsistema veicular.
  • Descrição: Demonstra a descrição do subsistema veicular.
Componente
  • Código: Demonstra o código do componente.
  • Descrição: Demonstra a descrição do componente.
Serviço
  • Justificativa: Demonstra a justificativa para a não execução do serviço previsto.
  • OS Realização: Demonstra o número da OS em que o serviço foi executado.
  • Data Realização: Demonstra a data da execução do serviço.


Guia Setores de Oficia

Campo

Preenchimento

Setor de Oficina

  • Código: Informe o código do setor da oficina. Tecle F4 para ver as opções.
  • Descrição: Demonstra a descrição do setor da oficina. Recuperado automaticamente.
Inicial
  • Data: Informe a data inicial da utilização do setor da oficina. Tecle F4 para ver as opções.
  • Hora: Informe a hora inicial da utilização do setor da oficina. Tecle F4 para ver as opções.
Final
  • Data: Informe a data final da utilização do setor da oficina. Tecle F4 para ver as opções.
  • Hora: Informe a hora final da utilização do setor da oficina. Tecle F4 para ver as opções.


Guia Revisões Garantias

Campo

Preenchimento

Sistema Veicular

  • Código: Demonstra o código do sistema veicular.
  • Descrição: Demonstra a descrição do sistema veicular.
Subsistema Veicular
  • Código: Demonstra o código do subsistema veicular.
  • Descrição: Demonstra a descrição do subsistema veicular.
Componente
  • Código: Demonstra o código do componente.
  • Descrição: Demonstra a descrição do componente.
Fornecedor
  • Código: Demonstra o código do fornecedor.
  • Descrição: Demonstra a descrição do fornecedor.
Revisão Realizada (S/N)Informe se a revisão da garantia foi realizada. Tecle F4 para ver as opções.
ObservaçãoInforme a observação.


Guia Motivos de Entrada

Guia é habilitada quando o parâmetro Planejamento e OS > Ordem de Serviço II > Aponta Motivo de Entrada para Manutenção estiver com o valor V.

Campo

Preenchimento

Setor de Oficina

  • Código: Informe o código do setor de oficina. Tecle F4 para ver as opções.
  • Descrição: Demonstra a descrição do setor de oficina. Recuperado automaticamente.
Sistema Veicular
  • Código: Informe o código do sistema veicular. Tecle F4 para ver as opções.
  • Descrição: Demonstra a descrição do sistema veicular. Recuperado automaticamente.
Subsistema Veicular
  • Código: Informe o código subsistema veicular. Tecle F4 para ver as opções.
  • Descrição: Demonstra a descrição do subsistema veicular. Recuperado automaticamente.
Componente
  • Código: Informe o código do componente. Tecle F4 para ver as opções.
  • Descrição: Demonstra a descrição do componente. Recuperado automaticamente.
Motivo de Entrada
  • Código: Informe o código do motivo de entrada. Tecle F4 para ver as opções.
  • Descrição: Demonstra a descrição do motivo de entrada. Recuperado automaticamente.
Motivo Principal (S/N)

Informe se o motivo de entrada é o principal. Apenas 1 item pode ser principal. Tecle F4 para ver as opções.


Guia Análise de Lubrificantes

Campo

Preenchimento

Número da Análise

Informe o número da Análise. Tecle F4 para ver as opções.


Guia Modos de Operação

Campo

Preenchimento

Modo de Operação

  • Código: Informe o código do modo de operação. Tecle F4 para ver as opções.
  • Descrição: Demonstra a descrição do modo de operação. Recuperado automaticamente.


Guia Status

Campo

Preenchimento

N°. Seq.Número de sequência da alteração do status.

Status

  • Código: Demonstra o código do status.
  • Descrição: Demonstra a descrição do status.
Alteração
  • Usuário: Demonstra qual usuário realizou o alteração do status.
  • Data/Hora: Demonstra quando foi realizado a alteração do status.


Guia Anexos

Caso o parâmetro Planejamento e OS > Ordem de Serviço I Salvar os anexos da O.S. no Banco de dados estiver ativo, o sistema irá salvar o anexo no banco de dados.

Campo

Preenchimento

Seq.Demonstra a sequência dos anexos.
ArquivoArquivo anexado na O.S. Tecle F4 para ver mais opções.
UsuárioDemonstra o usuário que realizou a inclusão do anexo.
Data/HoraDemonstra a Data/Hora da inclusão do anexo.