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Manutenção de Recibos - LAR766AA

Visão Geral do Programa

O recibo é o comprovante que dá suporte legal à recepção de recursos financeiros, originada pela quitação de dívidas que os clientes possuem para com a empresa.

Essa rotina permite registrar essas liquidações, gerando o recibo correspondente, onde estarão vinculadas as faturas e/ou notas de débito liquidadas. A rotina permite também o controle de múltiplos meios de cobrança vinculados ao recibo, tais como dinheiro, cheque, transferência bancária, débitos bancários, etc.

Base Manutenção de Recibos 

Objetivo da Tela:

Registrar os pagamentos efetuados pelos clientes, para quitação de dívidas, informando as eventuais retenções de impostos efetuadas, e os meios utilizados para o recebimento dos valores desses pagamentos.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, exibe a tela de Inclusão de novos recibos de liquidações.

Vincular Retenções

Quando acionado, exibe a tela de vinculação das retenções que foram praticadas pelo cliente, na liquidação dos documentos.

Vincular Títulos

Quando acionado, exibe a tela de inclusão de itens do lote de liquidação de documentos.

Vincular Antecipações

Quando acionado, exibe a tela de vinculação de antecipações aos documentos liquidados.

Vincular Meios de Cobrança

Quando acionado, exibe a tela base de inclusão meios de cobrança, pelos quais as dívidas do cliente foram quitadas.

Títulos

Exibe no browser da tela, os títulos que serão liquidados pelo recibo informado.

Retenções

Exibe no browser da tela, informações das retenções praticadas pelo cliente, nas liquidações efetuadas no recibo.

Antecipações

Exibe no browser da tela, as antecipações vinculadas na liquidação dos documentos do recibo.

Meios de Cobrança

Exibe no browser da tela, os diferentes meios pelos quais o cliente efetuou o pagamento dos documentos incluídas no recibo.

Total

Quando acionado, exibe a tela possibilitando visualizar os valores totalizados, referente aos itens incluídos no recibo de liquidação.

Opções Avançadas

Quando acionado, exibe a tela, onde pode ser informada a data de geração do lote de liquidação, a data da criação do movimento de liquidação dos títulos vinculados ao recibo e a data de crédito, que é utilizada na contabilização da movimentação de liquidação.

Atualiza

Quando acionado, efetua a atualização do recibo, realizando as validações necessárias e gerando os movimentos de liquidação, nos títulos vinculados ao mesmo.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Total de Retenções

Exibe a somatória das retenções praticadas pelo cliente na liquidação dos documentos informados no recibo.

Total de Títulos

Exibe a somatória do valor dos documentos informados no recibo.

Total Meios de Cobrança

Exibe a somatória dos valores associados os meios de cobrança informado. O recibo só poderá ser atualizado se o valor desse campo for igual ao valor do campo "Total do Movimento".

Total do Movimento

Exibe a somatória dos valores dos documentos incluídos no recibo, liquido do valor das retenções praticadas.

Descontos e Abatimentos

Exibe a somatória dos valores de descontos e de abatimentos concedidos, na liquidação dos documentos incluídos no recibo.

Inclusão de Recibos 

Objetivo da Tela:

Incluir um novo recibo de liquidação de documentos.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Série do Recibo

Informar a série fiscal do recibo. A série informada deverá ser do tipo “Recibo”.

Número do Lote

Informar o número do lote válido para a série fiscal.

Recibo

Número do recibo a ser gerado. Quando o lote da série informada estiver parametrizado para controlar a numeração, o número do recibo será gerado automaticamente, com base no controle do lote, não sendo permitida a alteração do mesmo.

Recibo por Estabelecimento

Quando assinalado, possibilita a baixa de títulos de diferentes estabelecimentos em um mesmo recibo.

Nota:

Na atualização de recibos que tenham vinculados títulos de mais de um estabelecimento, é automaticamente criado um novo recibo para cada estabelecimento envolvido, possibilitando que os títulos sejam liquidados em seus estabelecimentos de origem.

Total do Movimento

Informar o valor total a ser recebido do cliente. O lote somente poderá ser atualizado, se o valor informado nesse campo for igual ao valor total dos títulos incluídos no recibo.

Vinculação de Retenções ao Recibo

Objetivo da Tela:

Informar as retenções praticadas pelo cliente, na liquidação dos documentos incluídos no recibo. A tela apresenta os impostos que estão vinculados ao cliente, podendo um ou mais desses serem vinculados ao recibo


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Insere Linha

Vincula o imposto selecionado ao recibo. Ao vincular um imposto, deve ser informado o número do certificado de retenção, e o valor a base de cálculo do mesmo.

Retira Linha

Desvincula do recibo o imposto selecionado.

Itens do Lote de Liquidação

Objetivo da Tela:

Vincular ao recibo gerado, os títulos a serem liquidados pelo mesmo.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, exibe a tela de inclusão de itens do lote de liquidação do recibo.

Inclusão de Itens do Lote de Liquidação

Objetivo da Tela:

Incluir itens no lote de liquidação que será criado na atualização do recibo.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Chave Alternativa

Permite selecionar um título inserindo apenas as informações bancárias do mesmo.

Impostos Retidos

Acessa a tela para vinculação de impostos retidos, ao item do lote de liquidação incluído.

Abatimento de Previsão

Permite vincular de previsões para serem abatidas do valor da liquidação do item do lote.

Histórico

Permite a inclusão de um histórico para o movimento de liquidação do título informado.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Cancela Comissão

Determina se deve ou não ser cancelada a comissão relacionada ao título liquidado.

Tipo de Cálculo de Juros

Selecionar a opção de cálculo de juros do aviso de débito, gerado na atualização do recibo. As opções são:

  • Simples: ao selecionar essa opção, não ocorrem mudanças no cálculo dos juros.
  • Fórmula: saldo do título X percentual de juros X número de dias em atraso / 100.
  • Composto: ao selecionar essa opção, haverá mudanças no cálculo dos juros. Esse cálculo será realizado da seguinte forma: o valor dos juros calculados para o primeiro dia, será acrescido do valor do título para calcular o valor dos juros do segundo dia e assim sucessivamente.

Fórmula: juros = juros + ((valor título + juros) X %juros / 100).

Vinculação de Impostos Retidos

Objetivo da Tela:

Atribuir impostos de retenção informados para o recibo, ao item de liquidação que está sendo incluído.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Insere Linha

Vincula o imposto selecionado, ao item do lote de liquidação. Ao vincular o imposto ao item, deve ser informado o valor dessa vinculação, o qual não poderá ser maior do que o saldo do imposto ainda não vinculado aos itens do recibo.

Remove Linha

Desvincula o imposto selecionado do item do lote de liquidação.

Vinculação de Antecipações

Objetivo da Tela:

Selecionar antecipações relacionadas ao cliente do recibo, para que o valor das mesmas possa ser abatido do valor das liquidações efetuadas.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Atualiza

Quando acionado, as antecipações são apresentadas no browser de antecipações a serem abatidas. Após exibidas neste browser, deve-se determinar na coluna Abatimento o valor que deve ser considerado de cada antecipação selecionada.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Antecipação

Quando assinalado determina que, nas liquidações que estão sendo efetuadas, devem ser consideradas as antecipações relacionadas ao cliente ou matriz do cliente.

Depósito não Identificado

Quando assinalado esse campo, determina que as liquidações serão efetuadas utilizando Depósitos não Identificados.

Antecipações do

Assinalar uma das opções, determinando as antecipações a serem apresentadas para utilização nas liquidações em questão. As opções disponíveis são:

  • Cliente: Determina-se que devem ser apresentadas para utilização, apenas as antecipações registradas para o cliente do recibo.
  • Matriz: Determina que devem ser apresentadas às antecipações registradas para o cliente informado no recibo, e também as antecipações dos clientes relacionados à mesma matriz do cliente do recibo em questão.

Valor Abatimento Original

Exibe na moeda da antecipação marcada, o valor que está sendo abatido nas liquidações efetuadas no recibo em questão.

A Abater

Exibe o valor a ser abatido para a liquidação total dos títulos incluídos no recibo em questão.

Já Abatido

O valor total dos campos abatimento, determinados nas antecipações da tabela desta tela, é exibido neste campo definindo o valor total já abatido.

Saldo a Abater

Exibe o valor do saldo a ser abatido para determinar a liquidação total dos títulos. Este valor exibido neste campo representa o valor total dos títulos que estão sendo liquidados, diminuído do valor total das antecipações já definidas para estas liquidações.

Meios de Cobrança do Recibo

Objetivo da Tela:

Vincular os meios de cobrança utilizados para receber os valores das liquidações efetuadas no recibo.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, exibe a tela de inclusão de meios de cobrança do recibo.

Inclusão de Meios de Cobrança

Objetivo da Tela:

Incluir meios de cobrança utilizados para receber o valor pago pelo cliente.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Cheque

Quando acionado, exibe a tela que permite vincular um cheque ao meio de pagamento incluído para o recibo. Esse campo ficará habilitado somente quando o portador informado for do tipo "Caixa", e não deve ser utilizado caso o valor recebido for em dinheiro.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Conta Corrente

Exibe a conta corrente vinculada ao portador/carteira informados.

Saldo do Recibo

Exibe o montante do recibo que ainda não foi vinculado a um meio de cobrança.

Dados do Cheque

Exibe as informações do cheque vinculado ao meio de cobrança incluído.

Não à OrdemEsse campo está relacionado ao meio de pagamento do tipo cheque de um recibo, ficando habilitado quando o portador for do tipo cheque. Permite identificar se os cheques recebidos num Recibo são “Não à Ordem”, para que depois eles não possam ser utilizados numa Ordem de Pagamento.

Vinculação de Cheque ao Meio de Cobrança

Objetivo da Tela:

Inserir dados do cheque vinculado ao meio de cobrança incluído.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Cheque Terceiro

Esse parâmetro deve ser assinalado quando o cheque em questão, não pertencer ao cliente que está efetuando o pagamento. Quando assinalado, deverá ser informado o código da pessoa física ou jurídica, proprietária do cheque.

Usuário

Informar o código do usuário responsável pelo cheque recebido.

Destino

Informar o destino que será dado ao cheque recebido, podendo ser:

  • Depósito;
  • Pagamento;
  • Caução;
  • Desconto.