Árvore de páginas

Assunto Geração da tabela salarial

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Como gerar a Tabela Salarial

Passo a passo:

Cada tabela salarial pode ser definida como informada ou calculada por pontos, sendo:

• Informada - Quando todos os salários são informados um a um na tabela salarial, sem processo automático de sugestão dos valores.
• Calculada por pontos - Quando apenas o primeiro salário e pontos respectivos são informados e, automaticamente, o sistema calcula e sugere os demais níveis, faixas e pontos. 

Para ambos, é possível informar o salário e os pontos em valores exatos, ou por intervalos de valores, ou seja, um valor mínimo e máximo que estabeleça um limite para cálculo. 

Exemplo:
Salário de: R$ 1.000,00
Salário até: R$ 1.499,99

Os cálculos são aplicados a salários que estejam no intervalo de 1.000,00 a 1.499,99.

Em qualquer tipo de tabela, é possível preencher automaticamente os campos do cadastro, por meio da opção Preencher automático, onde informam-se os primeiros valores e os demais são preenchidos automaticamente.

Para realizar uma simulação dos valores salariais aplicados à tabela, é necessário acessar a rotina Reajuste de Tabela Salarial, disponível no menu Miscelânea do módulo Cargos e Salários.

Esta simulação permite avaliar a tabela salarial reajustada, antes de efetivar o reajuste, pela rotina Salário pela Tabela, disponível no mesmo menu.

Com base nas possibilidades atuais do sistema, na geração da Tabela Salarial e após as implementações, são possíveis os seguintes controles:
Legenda as tabelas salariais serão identificadas conforme legenda, que classifica a tabela como Não aplicada ( ) ou Aplicada ( - quando a tabela for aplicada a reajustes de salários).


O reajuste permite simular o reajuste salarial com base na nova tabela salarial,sem que haja necessidade de executá-la em nova rotina.
A Data e Valor de Referência todas as tabelas salariais serão controladas por data e valores de referência, de forma que possa haver mais de uma tabela com o mesmo nome, por exemplo, e sem que seus dados sejam perdidos ou sobregravados no caso de uma alteração.

Coeficiente novo campo para informar um coeficiente de cálculo da faixa com relação ao valor de referência.

O Parâmetro Utiliza pontos? define na configuração da tabela salarial se serão considerados os pontos mínimos e máximos e, se considerado, se serão utilizados por faixa ou por nível.

O Parâmetro MV_HISTSAL define ao sistema manter o histórico salarial de tabelas.

Quando configurado como Sim, define para o sistema que as tabelas salariais devem manter um histórico, ou seja, será permitido criar tabelas salariais sob o mesmo código, desde que sob datas e valores de referência distintos.

Caso contrário, se configurado como Não, as tabelas salariais deverão ser cadastradas sob códigos diferentes.

O Parâmetro MV_CPOFAI parâmetro que define quais campos, criados manualmente, devem ser apresentados nas colunas da tabela salarial.

A tabela RBR – Cabeçalho da Tabela Salarial
A tabela RBR, armazena os dados de cabeçalho da tabela salarial como: código, descrição, data e valor de referência.

Os itens da tabela são armazenados na tabela RB6, que armazenam os níveis, valores de faixas, pontos e coeficientes, além dos campos criados manualmente.

Gerar Tabela Salarial - opção Atualizações/Tabela Salarial/Gerar Tabela (CSAA070).

As implementações da geração da tabela salarial implicam em novos parâmetros de configuração, novo leiaute de tela, novo processo de cálculo, novas opções de menu, novo botão na barra de ferramentas e atribuição de legenda que classificam as tabelas:

Legenda

Na tela de manutenção da Tabela Salarial, está disponível no menu a opção Legenda, que apresenta a classificação das tabelas salariais, sendo:

- Aplicada quando houver reajuste salarial aplicado aos funcionários, pela tabela salarial.

- Não aplicada quando ainda não se fez uso da tabela salarial para reajuste salarial dos funcionários.