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Emissão de Instruções de Embarque - Gráfico - EX0130

Visão Geral do Programa

Possibilita a emissão das instruções de embarque. 

As notas fiscais de exportação efetivamente devolvidas por intermédio do programa Recebimento Físico (RE2001), assim como as notas fiscais identificadas manualmente como devolvidas por intermédio do programa Relacionamentos Processo Exportação (EX0190) não serão consideradas para a emissão do relatório.

Esse programa permite que a instrução de embarque seja disponibiliza em um arquivo, no formato de Documento (*.doc), permitindo a manutenção do mesmo após a emissão.

Os arquivos padrão, disponibilizados para compor o layout da instrução de embarque, são:

  1. Processo Exportação (Cabeçalho): apresenta os dados gerais do processo de exportação e os totais acumulados dos itens. O mesmo será incluso em todas as páginas da Fatura Comercial.
  2. Pedidos: apresenta os dados das quebras por pedidos.
  3. Entregas: apresenta os dados das entregas do processo de exportação separadas por pedido de venda.
  4. Lotes: apresenta os dados dos números de série e lote das entregas dos processos de exportação.
  5. Totais Pedido: apresenta os dados da totalização das quebras do pedidos.
  6. Totais Processo de Exportação (Rodapé): apresenta os dados gerais do processo de exportação e os totais acumulados dos documentos. O mesmo será incluso na última página da Fatura Comercial.

Esses layouts correspondem a arquivos com formato Rich Text (*.rtf), contendo variáveis previamente definidas, as quais serão substituídas pelos dados gerados na impressão da instrução de embarque.

Importante:

É necessário que o Word esteja instalado na máquina em que a função está sendo executada, já que o sistema verifica essa instalação no registro do Windows, no momento de efetuar a geração do arquivo .rtf (RichText).

Os layouts são expedidos junto com o produto no diretório resource do EMS2 subdiretório exp.

Nota:

O valor líquido é representado pelo valor da mercadoria líquida retirando o valor das despesas que estão com o campo “Despesa Inclusa” assinalado. No valor das despesas são consideradas somente as despesas que estão com o campo “Destaca Despesa” assinalado. As despesas que não estão com esse campo assinalado não são destacadas. No “Valor Total” é considerada a soma do valor líquido e das despesas que estão definidas para serem destacadas.

Instrução de Embarque – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Permitir filtrar as informações a serem consideradas na emissão das instruções de embarque. Somente os dados cujos valores estejam compreendidos nas faixas informadas serão selecionados para exibição nas instruções de embarque.

Instrução de Embarque – Pasta Parâmetro

Objetivo da tela:

Permitir definir os parâmetros a serem considerados no processo de emissão das instruções de embarque.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Diretório

Quando acionado, é apresentada a janela Browse for Folder, por intermédio da qual deve ser informado o endereço de localização dos arquivos com os layouts da instrução de embarque a serem utilizados na emissão do relatório.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Docto Exportação

Inserir o documento de exportação que se deseja emitir. O valor sugerido inicialmente é o 12 (Instrução de Embarque).

Importante:

 Os documentos possíveis são os cadastrados no programa Cadastro de Documentos de Exportação (EX0070).

Data Emissão

Inserir a data de emissão da instrução de embarque a ser considerada na geração.

Traduzir Relatório

Quando assinalado, indica que as informações apresentadas no relatório serão traduzidas para o idioma relacionado ao Processo de Exportação.

Importante:

Ao mesmo tempo serão traduzidos os itens apresentados no documento por cliente do processo de exportação.

Envia Docto via E-mail

Quando assinalado, indica que o arquivo gerado será anexado a um e-mail e enviado ao cliente.

Importante:

 Para que essa funcionalidade seja considerada é necessário o cadastro prévio do endereço de e-mail do cliente, o qual é realizado por intermédio do programa Manutenção de Clientes (CD0704).

Agrupamento por Item e Preço Unitário

Quando assinalado, determina que as entregas do processo de exportação que possuam o mesmo código de item e o mesmo preço unitário devam ser agrupadas pelo sistema em uma mesma linha. Quando não assinalado, os itens não serão agrupados por código e preço unitário.

Importante:

Para produtos compostos/configurados, somente ocorrerá agrupamento quando for impresso somente o item pai. Caso seja definido para ser impresso o item pai e seus componentes (itens filhos), não haverá agrupamento para esses.
Caso o agrupamento possua itens com referências diferentes e/ou com pedidos diferentes, essas informações serão apresentadas na linha do item, separadas por virgula.

Imprime Acondicionamento

Quando assinalado, indica que deverá ser impresso as informações de acondicionamento.

Produto Composto/Configurado

Selecionar a opção a ser considerada para impressão de itens compostos ou configurados. As opções disponíveis são:

  • Somente Item Pai: determina que para os itens compostos ou configurados, somente os itens pais é que serão considerados para impressão.

  • Item Pai + Componentes (Itens Filhos): determina que para os itens compostos ou configurados, serão impressos os itens pais, e logo após cada item pai, os itens que o compõem, os quais estarão deslocados à direita do item pai.

Abrir Arquivo

Quando assinalado, determina que o relatório gerado será apresentado automaticamente.

Abrir em um Único Documento

Quando assinalado, determina que serão apresentados todos os processos em um único arquivo quando o relatório possuir mais de um processo de exportação.

Nota:

Esse campo somente é habilitado quando o campo Abrir Arquivo for assinalado.
Os arquivos criados no caminho informado no campo Destino são gerados separadamente mesmo quando esse campo está assinalado, pois essa definição aplica-se apenas ao relatório apresentado automaticamente.

Utiliza Layout Padrão do Cliente

Quando assinalado, indica que serão utilizados os arquivos que formam o layout padrão de cada cliente, os quais são buscados do diretório informado no programa Cadastro de Clientes Internacionais (CD2577). Dessa forma, cada cliente poderá ter um layout diferenciado para a instrução de embarque, permitindo assim um melhor atendimento das suas necessidades.

Importante:

Caso esse campo não for assinalado, será utilizado um único layout para todas as Faturas Comerciais. Nesse caso, é necessário informar o diretório no qual se encontra localizado o arquivo do layout padrão a ser utilizado na geração da Fatura Comercial.

Layout Padrão

Selecionar o diretório de localização do layout a ser utilizado para a instrução de embarque a ser emitida.

Importante:

Esse campo será habilitado sempre que o campo Utiliza Layout Padrão do Cliente não estiver selecionado.
Caso não exista informação no campo Layout Commercial Invoice, localizado no programa Cadastro de Clientes Internacionais (CD2577), ou o arquivo informado não for válido, ou não exista, o programa emitirá uma mensagem de erro na emissão do relatório.

Destino

Selecionar o endereço de destino no qual serão armazenados os arquivos contendo as instruções de embarque emitidas.

Importante:

Para cada documento impresso será gerado um arquivo diferente, sendo que cada um receberá uma nomenclatura distinta, a qual é composta pelo Código do Estabelecimento + Número do Processo de Exportação.doc.

Instrução de Embarque – Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Permitir determinar o destino da emissão das instruções de embarque, bem como a forma de execução.


Conteúdos Relacionados:

Recebimento Físico (RE2001)

Relacionamentos Processo Exportação (EX0190) 

Manutenção de Clientes (CD0704)

Cadastro de Clientes Internacionais (CD2577)

Como diminuir o espaçamento incorreto dos relatórios RTF?