Árvore de páginas

Precisa de ajuda?

Acesse a central de ajuda da plataforma através do ícone , localizado no canto superior direito das páginas do menu, para obter informações específicas sobre este recurso, além de links com documentações relacionadas. Saiba mais.

Índice

Falando de editar conteúdo de documento...

A edição de conteúdo permite que os arquivos que compõem o documento possam ser editados diretamente no repositório (navegação nas pastas) ou ainda na área de upload do usuário. 

Outra opção é editar um documento de forma colaborativa, onde vários usuários podem alterá-lo ao mesmo tempo por meio do Google Drive, quando esse recurso está ativo na plataforma.


    Editar conteúdo de documento


    Para editar o conteúdo do documento, é necessário que o usuário tenha pelo menos a permissão de modificação no documento. Caso a pasta Meus documentos esteja desabilitada nos Parâmetros da plataforma, o recurso de editar conteúdo do documento não será disponibilizado.

     Visualize o passo a passo

    01. Localizar o documento do qual se deseja editar o conteúdo.

    02. Acionar  Mais opções, localizado ao lado direito do nome do documento.

    03. Acionar Editar conteúdo.

    Ao acionar essa opção, será apresentada uma janela para confirmação do check-out do documento.

    Caso o recurso de Edição colaborativa esteja habilitado e configurado, será possível escolher o aplicativo com o qual o documento será editado. Ele pode ser Google Drive ou Webdav Veja a imagem

    Quando for feita uma nova edição, a plataforma irá utilizar a mesma opção que foi selecionada na primeira edição, e a tela de seleção do editor não será apresentada novamente.

    04. Confirmar o check-out ou selecionar o aplicativo.

    Um documento que está em check-out fica disponível na pasta Check-out, dentro de Meus documentos, e também na sua pasta de origem, identificado por um ícone que representa um cadeado. 


    Editar conteúdo via Webdav


    Para efetuar essa ação, é necessário possuir o Microsoft® Office instalado e configurado na estação de trabalho, conforme procedimento descrito em Edição de conteúdo com Windows.

     Visualize o passo a passo

    01. Confirmar o check-out do documento conforme o item Editar conteúdo de documento.

    Depois de confirmar o check-out do documento ou selecionar Webdav, o navegador então tenta abrir o documento e ele pode ser alterado no editor padrão do sistema operacional. 

    02. Editar as informações desejadas no documento.

    03. Salvar o documento por meio do editor.

    04. Após finalizar a edição, efetuar o check-in do documento manualmente.

    Informações sobre como efetuar o check-in podem ser obtidas em Efetuar check-in do documento.


    Editar documento no Google Drive


    Para efetuar essa ação, é necessário ter uma conta ativa no Google e o recurso de Edição colaborativa precisa estar ativo e configurado na plataforma.


    01. Confirmar o check-out do documento conforme o item Editar conteúdo de documento.

    Depois de confirmar o check-out do documento ou selecionar Google Drive, o navegador então tenta acessar a conta no Google para abrir o documento. É necessário efetuar os passos de login conforme instruído pelo aplicativo. 

    02. Editar as informações desejadas no documento.

    Essa forma de edição é colaborativa, pois mais usuários podem alterar o documento ao mesmo tempo. Para incluir editores, acionar Adicionar editor, localizado no canto superior direito da janela e inserir os usuários desejados para a edição do documento. Ao acionar essa opção, os usuários adicionados são apresentados na barra superior da janela e recebem uma notificação sobre o convite para editar o documento na Central de Notificações. Somente usuários que possuem pelo menos permissão de visualização podem ser convidados para editar o documento.

    O documento é salvo automaticamente e periodicamente pelo Google Drive. Informações sobre os recursos de edição disponíveis no Google Drive podem ser obtidas diretamente no site do aplicativo.

    03. Após finalizar a edição, acionar Check-in para efetuar o check-in manual do documento.

    Se outros usuários foram convidados para editar o documento, somente o usuário que iniciou a edição pode efetuar o check-in, os demais podem apenas editar o conteúdo do documento. 

    Detalhes sobre as informações solicitadas podem ser obtidas em Efetuar check-in do documento.



    Fique atento!

    Esta documentação é válida a partir da atualização 1.6.5 - Liquid. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.