Árvore de páginas

Regras Validações EFD Contribuições

Linha Protheus:

Informações como valor da mercadoria, alíquota, percentual de redução entre outras são utilizadas para cálculo interno no TIF. Caso o resultado encontrado pela ferramenta apresente divergências com os valores declarados nos documentos fiscais será apresentada mensagem.


Procedimento Recomendado:

  • Verificar o preenchimento correto dos campos CST_ICMS está preenchido corretamente;
  • Verificar se o CFOP no Cadastro de Tipos de Entrada e Saída é referente a material de uso e consumo;
  • Verificar, no Cadastro de Tipos de Entrada e Saída se o campo USO E CONSUMO está setado;
  • Verificar o preenchimento correto da Alíquota do ICMS no Cadastro de Produtos, Cadastro de Indicadores de Produtos;
  • Verificar o preenchimento correto dos parâmetros MV_ALIQICM, MV_ESTICMS, MV_ICMPAD.

Este cadastro não pode ser alterado depois de emitido o documento fiscal de entrada ou Saída (TES). Desta forma o recomendado é que após constatar o erro no preenchimento, se já houver documentos gerados com o referido cadastro, deverão ser adotados os procedimentos recomendados pelo fisco do Estado. através das Rotinas de Ajuste Fiscal e Reprocessamento de Dados.


Pontos de Atenção:

  • Lembramos que estas rotinas apenas corrigem as informações referentes a escrituração dos livros, já que o documento fiscal não pode ser alterado após a sua transmissão eletrônica. Estas duas rotinas devem ser utilizadas somente em casos de correção da escrituração. O usuário deverá ler atentamente os requisitos para sua utilização;
  • A rotina de acertos fiscais deverá ser utilizada apenas para a conferências dos valores. Em caso de operações que necessitem de correção se deve adotar o procedimento estabelecido no RICMS do respectivo Estado;
  • A rotina de reprocessamento deve ser utilizada com parcimônia e apenas se o processo de alteração do Cadastro de Tipos de Entrada e Saída de Entrada e Saída de Entrada ou Saída não for um procedimento adotado na empresa;
  • É importante que a informação do Cadastro de Tipos de Entrada e Saída de Entrada e Saída de Entrada e Saída esteja coerente com a mercadoria ou serviços do documento fiscal bem como a operação que será executada.



Linha Datasul:

Abaixo as orientações dos principais parâmetros que definem uma operação de uso e consumo e o código de tributação do ICMS:
Importante salientar que destacamos abaixo os principais campos que poderão ser ajustados, porém a alteração deverá ser efetuada somente nos campos que estão incorretos para a operação.

O parâmetro que define Uso/consumo ou Industrialização é efetuado no programa Natureza de Operação (CD0606) na pasta "ICMS" campo "Consumidor Final", quando marcado indica que a operação é para consumidor final, ajustar somente se a natureza de operação estiver indevidamente marcada como consumidor final.

A tributação do ICMS para o Faturamento e Recebimento é definida entre a combinação da tributação do IPI no cadastro da Natureza de Operação (CD0606) x Atualização itens Faturamento (CD0903). 

A manutenção do documento Fiscal poderá ser efetuada no módulo de Obrigações Fiscais no programa: Inclui/Modifica/Cópia Documento Fiscal (OF0305), na pasta "Inf Gerais 1" no quadro "Destino da Mercadoria". A base de calculo, valor e código da tributação do imposto estão nos itens do documento fiscal. Caso necessário ajustar a base de cálculo, código de tributação e o valor do ICMS que quando não permitir crédito serão lançados como outras.

Caso efetuar alteração atentar que nas operações com destino a “Consumidor Final” o valor do IPI quando incidir fará parte da base de calculo do ICMS e também deverá ser corrigida.

Após a correção efetuar uma nova extração de dados para o módulo Configurador Layout Fiscal e gerar novamente o arquivo EFD Contribuições.



Linha Logix:

A definição de um item de uma nota fiscal de uso e consumo é feita através do grupo de despesa. Os grupos de despesa são cadastrados no programa SUP0260 (Grupos de Despesas Fiscais), onde pode ser identificado através do campo Objetivo Entrada - '4' - Uso e Cosumo.

Na consulta da Nota Fiscal de Entrada no SUP3760, pode ser verificado o grupo de despesa relacionado ao item e também os valores dos tributos relacionados.

Caso efetue alguma correção, efetuar uma nova integração para o módulo de Obrigações Fiscais por meio do programa OBF12000 (Prepara Informações para Livros Fiscais) e gerar novamente o arquivo EFD Contribuições.



Linha RM:Se o Lançamento Fiscal for de Entrada que não Gerar Credito, deve parametrizado a CFOP para CST sem credito.
Verificar no Cadastro da CFOP\Regra de ICMS qual o Tipo de Tributação.
Verificar no lançamento Fiscal se foram gerados Base de Cálculo e Valor do Imposto.
Proceder com o Acerto da CFOP e depois o acerto nos Lançamentos Fiscais
  • Sem rótulos