Árvore de páginas

Carregar Componentes para Fixação

Os componentes são registrados e relacionados aos grupos de estoque dos itens. Cada grupo de estoque poderá ter um conjunto diferente de componentes de preço. A função onde são registrados os componentes para os grupos de estoque é Componentes Preço (GG1014).

No momento de carregar os componentes para a fixação de preço e/ou fixação de componente será considerado:

  • Componentes relacionados ao grupo de estoque do item que está sendo fixado

  • Somente Componentes Ativos

  • Aplicação do Componente: ComprasVendas ou Ambos. Serão considerados os componentes que estiverem como Ambos, ou que o tipo de contrato seja o mesmo do contrato.

  • Tipo de Frete

  • Tipo de Preço: Fixo ou Fixar

    Nota:

    A combinação entre o tipo de frete e o tipo de preço determina qual a forma de atualização dos valores: TabelaInformar ou Não Calcula. Os componentes que estiverem como Não Calcula serão desconsiderados.

    Nota:

    Os componentes que possuírem a combinação Tabela, em caso de fixação apenas de componente serão desconsiderados, pois como é tabelado o valor será determinado automaticamente pelo valor tabelado no momento da fixação do preço.

  • Frete Porto: PróprioFornecedor ou Ambos. Serão considerados os componentes que estiverem como Ambos, ou que o tipo de frete porto do componente seja o mesmo do contrato.

  • Componente de Margem Compra: informado no Parâmetros Grãos (GG1005), para contratos de Compra, quando estiver vinculado ao grupo de estoque do produto

  • Componente de Margem Venda: informado no Parâmetros Grãos (GG1005), para contratos de Venda, quando estiver vinculado ao grupo de estoque do produto.

  • Componentes de Ajuste: em caso de correção da fixação, quando da solução de uma divergência de prazo, via Gerenciamento de Contratos de Compra (GG2023). Os componentes de Ajuste são vinculados aos componentes originais da fixação, no Componentes Preço (GG1014).

Após carregar todos os componentes, os componentes que possuírem a combinação entre o tipo de frete e o tipo de preço como Tabela, ou Informar, terão seus valores atualizados com os valores tabelados, conforme o tipo de tabela do componente que poderá ser: Tabela Padrão, por intermédio da função Componente Tabelado (GG1065)Tabela Origem/Porto, por intermédio da função Tabela Origem/Porto (GG1072) e Tabela por Item, por intermédio da função Tabela Preço por Item (GG1099).

Importante:
Poderá haver componentes parametrizados com uma moeda diferente da moeda da fixação. Para estas situações será utilizada a cotação informada na negociação, que será sugerida a cotação do dia da negociação, e poderá ser alterada por componente.

Os componentes que estiverem indicando como Informar poderão ter seus valores alterados. Os que estiverem como Tabela serão atualizados com o valor da tabela conforme o caso e não permitirá alteração.

Como padrão para a data início e final de entrega para o volume a fixar para o componente será sugerida a faixa de dadas de entrega do contrato. Será permitido alterar, desde que a faixa esteja dentro da faixa de datas de entrega do contrato. Esta informação será obrigatória para os componentes que seguirem o calendário da bolsa, ou que possuírem Tabela Origem/Porto.

Para os componentes que estiverem indicando que seguem o calendário da bolsa, será atualizado como padrão o Ano/Mês Base, utilizando como referência a maior na data comparando a data do Trade Slip e a data final para a entrega. Será permitido alterar, desde que seja igual ou superior ao sugerido.

Com relação à quantidade a fixar para o componente:

  • Contrato Novo Preço Fixo: será igual a quantidade total da negociação

  • Contrato Novo Preço a Fixar: será opcional, e deverá ser menor que a quantidade total da negociação.

  • Fixação de Preço em contrato já registrado: obrigatoriamente deverá ser a quantidade da fixação de preço menos a quantidade já fixada do componente e ainda não vinculada a nenhuma fixação de preço. Esta quantidade será sugerida para o componente. 

    Nota:

    Caso o contrato possua fixações de componente parciais, realizadas antes da fixação de preço, estas serão obrigatoriamente consideradas em ordem de FIFO por data início de entrega do componente, nas fixações de preço. Para os valores destas fixações será considerada a média ponderada.

  • Fixação de Componente em contrato já registrado: deverá ser menor que o saldo a fixar do componente para o contrato, que será a quantidade total do contrato menos a quantidade já fixada para o componente no contrato para o produto.

    Nota:

    Em caso de contrato com preço fixo, não poderá ser fixado somente o componente.

Veja também os seguintes conceitos:

Componente de Preço

Tipo Frete Grãos


Para o romaneio de saída, é registrado o contrato do romaneio de entrada, que servirá somente para fins de rastreabilidade. Esta saída não irá interferir no saldo de entrega deste contrato. Caso no romaneio de entrada tenha mais de um contrato, o romaneio de saída relacionado será criado com o primeiro contrato do romaneio de entrada.

Os romaneios relacionados podem poderão ser consultados no relatório Romaneios Relacionados (GG4095).

Para indicar que o processo é referente Troca de Nota, é necessário informar um depósito que esteja parametrizado no Manutenção Depósitos (CD0601), botão Originação, como Troca de Nota. Por intermédio deste parâmetro o GG2000 irá proceder com as regras referentes ao processo de troca de nota.

Nota:

Parametrizar um depósito diferenciado para o processo de Troca de Nota, possibilita que o estoque entre cargas que descarregam no silo e cargas referente troca de nota possa ser separado, uma vez que na Troca de Nota, a carga entra e em seguida já ocorre a saída, sem a entrada no silo. Esta separação também faz com que as médias de classificação dos exames dos itens possam ser apuradas em separado nos relatórios do módulo de Originação como Movimentos Romaneios (GG1019).