Árvore de páginas

Finalidade Contábil para o Contas a Receber

Neste campo deve-se selecionar uma das opções, determinando a Finalidade Contábil para o relacionamento que está sendo implementado. As opções de Finalidade Contábil disponíveis são:

Desp Bancária – Quando selecionada esta opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores movimentados de despesas bancária. Estas despesas são normalmente movimentadas quando efetuadas baixas de títulos em cobrança, onde o banco portador cobra despesas por serviços prestados na cobrança de títulos, como por exemplo, despesas de entrada de títulos, alteração de vencimentos, concessão de abatimento e outros.

Saldo – Quando selecionada esta opção de tipo, determina a implementação de conta contábil para controlar contabilmente saldo de títulos e movimentos destes. Este é o tipo que deve ser utilizado no controle de saldo de títulos a receber ou saldo de antecipações. Na contabilidade ela representa a conta de títulos do contas a receber. Por exemplo, em uma conta saldo de título Normal, cada vez que é implantado um título, esta conta tem o saldo aumentado e, cada vez que um título é baixado, consequentemente o saldo desta conta é diminuído.

Multa – Quando selecionada esta opção de tipo, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores movimentados de multa recebida. Estes valores de multa são normalmente movimentados quando efetuada baixa de títulos pagos com multa por atraso no pagamento. Esta multa recebida é contabilizada na conta contábil, determinada nesta função.

Juros - Quando selecionada esta opção de tipo, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valores movimentados de juros recebidos. Estes valores de juros são normalmente movimentados quando efetuada baixa de títulos pagos com juros por atraso no pagamento. O juro recebido é contabilizado na conta contábil, determinada nesta função.

Desconto – Quando selecionada esta opção de tipo, determina a implementação de conta contábil para contabilizar os valor movimentados de descontos auferidos. Estes valores de descontos são normalmente movimentados quando efetuada baixa de títulos pagos em com desconto. Desconto é uma redução do valor do título sob forma de bonificação, dada ao cliente quando este efetua o pagamento de um título até uma data determinada.

Abatimento – Quando selecionada esta opção, determina a implementação de conta contábil para contabilização dos valores movimentados de abatimentos concedidos. Estes valores de abatimentos são normalmente movimentados quando efetuada baixa de títulos pagos com abatimentos. Abatimento é uma redução no valor do título sob forma de compensação por vários motivos (erro de preço na venda, problemas na qualidade do produto, atraso na entrega, e outros).

Devolução – Quando selecionada esta opção de tipo, determina a implementação de conta contábil para contabilização de valores de títulos movimentados com baixa de devolução. Estes valores de devolução são normalmente movimentados quando efetuada baixa de títulos por motivos de devolução de mercadoria ou serviço, isentando o cliente do pagamento do total ou parcial do título.

Vendor – Quando selecionada esta opção, determina a implementação de conta contábil  para contabilizar valores de títulos negociados na opção Vendor.

Juros Vendor – Quando selecionada esta opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar valores recebidos de juros de vendor, onde são apropriados os juros de correções de antecipações. É necessário cadastrar a conta contábil Juros Vendor para o grupo de cliente, parametrizada com tipo “antecipação”.

O lançamento contábil da correção de antecipação deve ser:

CR - Saldo Antecipação

DB - Juros Vendor

Perdas Dedutíveis – Quando selecionada esta opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar valores de perdas dedutíveis. Estes valores são normalmente movimentados quando efetuadas transações de baixas de títulos por perdas dedutíveis.

Correção Monetária – Quando selecionada esta opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar valores de correção monetária. Estes valores são normalmente movimentados quando efetuada transação de correção de valores de títulos.

Cheques Devolvidos – Quando selecionada esta opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar valores de cheques devolvidos. Estes valores são normalmente movimentados quando efetuada transação de devolução de cheques depositados.

Transitória de Transferência – Quando selecionada esta opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar valores de títulos transferidos. Estes valores são normalmente movimentados quando efetuada transferência de títulos entre Unidades de Negócio, utilizando uma conta transitória de transferência para uma correta contabilização.

Transitória de Substituição – Quando selecionada esta opção, determina a implementação de conta contábil para contabilizar valores de títulos substituídos. Estes valores são normalmente movimentados quando efetuada substituição de títulos, utilizando uma conta transitória de substituição.

DB PIS a compensar – Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil de débito para receber os lançamentos dos valores de impostos de PIS a compensar.

CR PIS a compensar – Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil de crédito para receber os lançamentos dos valores de impostos de PIS a compensar.

DB COFINS a compensar – Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil de débito para receber os lançamentos dos valores de impostos de COFINS a compensar.

CR COFINS a compensar – Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil de crédito para receber os lançamentos dos valores de impostos de COFINS a compensar.

DB CSLL a compensar – Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil de débito para receber os lançamentos dos valores de impostos de CSLL a compensar.

CR CSLL a compensar - Quando selecionada essa opção, determina a implementação de conta contábil de crédito para receber os lançamentos dos valores de impostos de CSLL a compensar.