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Manutenção de Parâmetros do Estabelecimento ACR - ACR009AA

Visão Geral do Programa

Nos parâmetros dessa função são determinados os padrões a serem considerados e sugeridos, quando da execução de movimentações em títulos, no módulo de Contas a Receber. É importante a atenção na implementação desses parâmetros, pois deles dependem as determinações nas movimentações de títulos. 

Manutenção de Parâmetros Estabelecimento ACR 

Objetivo da tela:

Permitir a definição por estabelecimento, os parâmetros e padrões para utilização do módulo de Contas a Receber.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Inclui

Parâmetro

Quando acionado, é possível inserir os parâmetros para o estabelecimento, a serem considerados. Ver detalhes na descrição da tela Inclui Parâmetro Estabelecimento ACR.

Modifica

Quando acionado, é possível efetuar alterações em parâmetros de estabelecimento já implementados.

Elimina

Esse botão é desabilitado nessa função, pois não é possível eliminar parâmetros já implementados.

Detalhe

Quando acionado, é exibida tela onde são apresentadas as informações detalhadas do parâmetro de estabelecimento.

Pesquisa

Quando acionado, é possível visualizar os parâmetros já implementados.

Imprime

Quando acionado, são exibidas as opções de relatório.

Inclui Parâmetro Estabelecimento ACR

Objetivo da tela:

Permitir inserir os parâmetros para o estabelecimento, a serem considerados.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Complemento

Quando acionado, é possível inserir dados complementares para o parâmetro do estabelecimento. Ver detalhes na descrição da tela Inclui Parâmetro Estabelecimento Complemento ACR.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Estabelecimento

Inserir o código do estabelecimento relacionado ao usuário.


Nota:

Dependendo do parâmetro definido no relacionamento do estabelecimento com o usuário, definido na Configuração Usuário Universal, o código do estabelecimento pode ser exibido sem permitir alteração.

Esp Doc Padrão

Inserir o código que represente a espécie de documento a ser apresentada como padrão nas movimentações do módulo de Contas a Receber.

Ser Doc Padrão

Inserir o código que represente a série de documento a ser apresentada como padrão nas movimentações do módulo de Contas a Receber.

Portador Padrão

Inserir o código que represente o portador  a ser apresentado como padrão nas movimentações do módulo de Contas a Receber.

Cart Bcia Padrão

Inserir o código que represente a carteira bancária a ser apresentada como padrão nas movimentações do módulo de Contas a Receber.

Cond Cobr Padrão

Inserir o código que represente a condição de cobrança a ser apresentada como padrão nas movimentações do módulo de Contas a Receber.

Instrução Bcia 1

Inserir o código que represente a instrução bancária 1 a ser apresentada como padrão quando solicitada.

Instrução Bcia 2

Inserir o código que represente a instrução bancária 2 a ser apresentada como padrão quando solicitada

Motivo Padr Renegoc

Inserir o código que represente o motivo de renegociação a ser apresentada como padrão nas movimentações do módulo de Contas a Receber.


Nota:

Ao inserir um motivo padrão de renegociação, observar a data de validade, para que esteja dentro da validade do parâmetro do estabelecimento que está sendo implementado.

Integr Devolução

É possível efetuar a Integração entre Faturamento x Contas a Receber. Onde ao criar e atualizar uma Nota Fiscal, é possível informar as Duplicatas que serão geradas no Contas a Receber. O objetivo da Integração dos Módulos Recebimento x Contas a Receber é movimentar esses títulos que foram gerados, quando ocorrer uma devolução de Mercadoria, por meio de um Acerto de Valor a Crédito, uma alteração da Situação do Título para Devolvido ou a geração de uma Antecipação.

Por intermédio de parametrização no Estabelecimento ACR, será indicado qual a ação a ser efetuada na Integração, entre elas:

- Credita - Sempre que houver uma devolução deve ser rateado o valor da Devolução entre as diversas parcelas do Título (Duplicata), e gerada uma Nota de Crédito no valor da Devolução até o valor máximo do somatório do Saldo em Aberto das parcelas envolvidas, criando assim um movimento de Acerto de Valor a Crédito.

- Credita/Antecipa - Sempre que houver uma devolução deve ser gerada uma Nota de Crédito no valor da Devolução, criando assim um movimento de Acerto de Valor a Crédito nas várias parcelas e uma Antecipação, caso o valor devolvido seja superior ao somatório de Saldo em Aberto das várias parcelas.

- Antecipa - Sempre que houver uma devolução deve ser gerada uma Antecipação no valor da Devolução, sem vínculo algum com o título gerado pelo Faturamento.

- Devolve - Sempre que houver uma devolução deve ser alterada a situação do título para devolução, sem gerar nota de Crédito.

Assume UN e Tipo de Fluxo da Duplicata Original

Quando assinalado, determina que seja efetuada a devolução com as mesmas Unidades de Negócio e Tipos de Fluxo da duplicata original que está sofrendo devolução.


Importante:

Esse campo somente estará habilitado se o valor selecionado no campo Integr Devolução for Credita ou Credita/Antecipa.
Deve ser observado que será assumido integralmente o rateio da duplicata original; será ignorado o que for passado pelo Recebimento, ainda que forem passadas Unidades de Negócio e Tipos de Fluxo que constavam no rateio original.


Perc Juros

Inserir o percentual de juros mensal a ser apresentado como padrão nas implantações de títulos. Esse percentual é armazenado no título, sendo utilizado no cálculo de juros, quando do pagamento em atraso, para o cálculo de sugestão de juros a cobrar e geração de aviso de débito na liquidação do título.


Importante:

Para cálculo de juros são utilizados os seguintes métodos:

JUROS SIMPLES, nos programas Liquidação de Títulos e Renegociação por Prorrogação;

JUROS COMPOSTOS, no programa Renegociação por Substituição.

Dias Carenc juros

Para iniciar o cálculo de juros, inserir a quantidade de dias de carência após o vencimento.

Exemplo:
Determinado o prazo de carência de juros de 5 dias. Um título com vencimento em 10 de julho pode ser pago sem juros até o dia 15 de julho. 

Multa

Inserir o percentual da multa a ser calculada, quando do pagamento com atraso de títulos. A base para o cálculo da multa é o valor do título.

Dias Carenc Multa

Inserir a quantidade de dias de carência após o vencimento para a cobrança da multa.

Tip Calc Jur

Inserir, entre as opções disponíveis, a opção de cálculo de juros. As opções são:

Simples: ao selecionar essa opção, não ocorrem mudanças no cálculo dos juros.

Fórmula: saldo do título X percentual de juros X número de dias em atraso / 100;

Composto: ao selecionar essa opção, haverá mudanças no cálculo dos juros. Esse cálculo será feito da seguinte forma: o valor dos juros calculados para o primeiro dia, será acrescido do valor do título para calcular o valor dos juros do segundo dia, e assim sucessivamente.

Fórmula: juros = juros + ((valor título + juros) X % juros / 100).


Acumula Descontos de Antecipação e Pontualidade

Quando assinalado, determina que o desconto de pontualidade, informado no título, deve ser concedido em conjunto com o desconto por pagamento antecipado.


Importante:

Esta regra somente será aplicada quando, nos parâmetros de integração do EMS, estiver assinalada a integração com o módulo de Grãos.

Envio Automático

Ao assinalar esse campo determina o que, quando da implantação de títulos de cobrança especial, estes são enviados automaticamente para o EDI.


Importante:

Essa opção é valida somente para o módulo de Cobranças Especiais.

Validade

Inserir a data início de validade para os parâmetros estabelecimento que está sendo implementado.

à

Inserir a data final de validade para os parâmetros estabelecimento que está sendo implementado.

Início Movto

Inserir a data mínima para movimentações no módulo de Contas a Receber. Indica que só podem ser efetuados lançamentos no Contas a Receber com data igual ou superior a essa, objetivando não permitir movimentações anteriores a data de implantação do módulo.


Importante:

Serão bloqueadas todas as movimentações no sistema com data de transação informada menor que a desse parâmetro.

Inclui Parâmetro Estabelecimento Complemento ACR

Objetivo da tela:

Permitir inserir dados complementares para o parâmetro do estabelecimento.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Estabelecimento

Esse campo exibe o código do estabelecimento relacionado ao usuário. O relacionamento entre o estabelecimento com o usuário é definido na Configuração Usuário Universal.

FE AD

Inserir o código da finalidade econômica utilizada para definir o valor mínimo para gerar Aviso de Débito.

Vl Mín AD

Inserir o valor mínimo para geração de Aviso de Débito.


Nota:

Não é gerado nenhum aviso de débito com valor inferior ao informado nesse campo.

Vencto AD

Inserir a quantidade de dias para cálculo do vencimento na geração de aviso de débito. Quando gerado o aviso de débito, o vencimento é a data de geração mais a quantidade de dias informada nesse campo.

Juros AD

Inserir o percentual de juros mensal para cálculo de juros de avisos de débitos, quando do pagamento em data superior ao vencimento.

Confirma Geração AD

Ao assinalar esse campo, determina que deve ser confirmada cada geração de Aviso de Débito.

Espec Docto DNI

Inserir a espécie de documento padrão para a implementação de Depósitos Não Identificados.

Serie DNI

Inserir o código que representa uma série utilizada como padrão nas implementações de Depósitos Não Identificados.

Motivo DNI

Inserir o código que representa o motivo utilizado como padrão nas implementações de Depósitos Não Identificados. Serve como definição de rateios contábeis.

Carteira DNI

Inserir o código que representa a carteira utilizada como padrão nas implementações de Depósitos Não Identificados.

Juros Proporcional

Ao assinalar esse campo, determina que o cálculo de juros é proporcional aos valores antecipados pelo cliente.

Ver mais informações no conceito Juros/Multa Proporcional.

Multa Proporcional

Ao assinalar esse campo, determina que o cálculo de multa é proporcional aos valores antecipados pelo cliente.

Ver mais informações no conceito Juros/Multa Proporcional.

Retorna Saldo

Ao assinalar esse campo, determina que podem ser efetuadas alterações para maior nos saldos de títulos já baixados totalmente ou com saldo zero. Quando esse campo não for assinalado, não é possível efetuar estas alterações.

Consid Atraso Médio

Ao assinalar esse campo, determina que o atraso médio do cliente é considerado para o cálculo da Data Fluxo enviada para o módulo de Fluxo de Caixa.

Considera FloatAo assinalar esse campo, determina que a quantidade de dias informada no Float bancária é considerado para o cálculo da Data Fluxo enviado para o módulo de Fluxo de Caixa

Abater Atencip PEDVDA Automaticamente

Ao assinalar este campo, permite que as antecipações com origem PEDVDA sejam abatidas automaticamente nos títulos a receber, oriundos de notas fiscais de pedidos de venda integrados da plataforma e-commerce Ciashop.

Habilita Eliminação

Ao assinalar esse campo, determina a permissão para eliminar fisicamente os títulos da base de dados (limpeza de bancos).

Ver detalhes no programa Eliminação de Títulos Antigos (ACR773AA).

Comissão Automática

Ao assinalar esse campo, determina que para o estabelecimento, quando implementados títulos, é gerada automaticamente a comissão, caso os parâmetros estejam OK.

Confirm Gerac Ant

Ao assinalar esse campo, determina que para o estabelecimento, será confirmada cada geração de antecipação.


Nota:

Na liquidação de um título, quando informado valor maior que o saldo deste, é gerada uma antecipação da diferença. Quando esse campo Confirm Gerac Ant for assinalado é solicitada a confirmação da geração.


Conteúdos Relacionados:

Manutenção Estabelecimento (UTB071AA)

Juros / Multa Proporcional