Árvore de páginas

Planejamento de Entrega de Mercadorias pelo Módulo de Importação

Prática de mercado para planejamento dos suprimentos

A área de planejamento de uma empresa programa as entregas de suas ordens de compras conforme análise de sua necessidade interna. Assim, essa área elimina, modifica e cria novas parcelas de compras conforme as quantidades e datas de entrega necessárias à produção.

Nesta avaliação do planejamento, quando é verificado que uma parcela solicitada anteriormente já foi embarcada pelo exportador, por exemplo, essa parcela não é alterada, já que a mercadoria está a caminho da empresa, não podendo o exportador, nesse caso, tomar alguma ação para re-encaminhar essa parcela.

Outro exemplo seria que, uma vez fechada uma entrega com o exportador por intermédio da aprovação de uma proforma, a equipe de Comércio Internacional da empresa importadora irá acompanhar a mercadoria até a chegada na empresa, conforme incoterm negociada com o cliente. Nesse caso, o planejamento também não re-planeja estas entregas, já que a equipe de Comércio Internacional realizará esse procedimento por estar mais atualizada com as transações internacionais.

Nos casos citados de entregas internacionais, as empresas, caso verificarem alguma urgência de uma entrega anterior às entregas já fechadas com os exportadores, optam por negociar uma nova parcela para atender a sua necessidade por uma via de transporte mais ágil, por exemplo. Nesse caso, o planejamento cria novas necessidades para que a área de suprimentos realize novas negociações.

Tratamento dessa prática de mercado no EMS

As ordens e parcelas de compras vinculadas a processos de importação parametrizados para serem acompanhados pela equipe de comércio exterior ou vinculadas a embarques / previsões de embarques serão acompanhadas exclusivamente pelo Módulo de Importação. Assim, esse módulo irá atualizar a data de entrega conforme follow-up do processo / embarque, parametrizando as entregas para não serem re-planejadas pelo MRP.Caso o MRP, ao ser executado, verifique que alguma parcela vinculada a um embarque ou processo com acompanhamento esteja fora do horizonte fixo, não alterará as parcelas já negociadas e, por consequência, irá gerar novas ordens para que o usuário possa analisar um novo pedido, o qual deverá ser cotado conforme melhor forma para suprimento da fábrica.

.