Tutorial de Instalação do TOTVS 12 - Oracle
Visão Geral do Programa
Este tutorial tem como objetivo trazer de forma simples os passos da instalação do Totvs Datasul 12.. Em caso de dúvidas, consulte o Guia de instalação e configuração do totvs 12.1.7 ou o video de instalação do produto datasul.
Esta instalação executada em um servidor que não possui outro produto Totvs Datasul instalado.
Seguem os passos para a instalação do produto abaixo:
Procedimentos
- Descompacte o "arquivo.zip" em uma pasta, após entre na pasta e execute o "setup.exe".
- Escolher o "ID " do produto a ser instalado, por padrão é "dts-0", após clique em "Avançar".
- Preencha o campo com o nome da sua empresa e clique em "Avançar".
- A instalação verificará se o sistema tem espaço disponível para ser instalado e irá mostrar um aviso na tela informando. Se tiver espaço suficiente, clique em "Ok".
- A instalação é feita em 3 etapas: Programas, banco de dados e aplicação, siga a instalação obedecendo a ordem das etapas. Selecione a "Etapa 1 – Programas" e clique em "Instalar".
Selecione a arquitetura necessária para a instalação dos programas e após clique em "Instalar".
OBS: Na maioria basta apenas o Windows x86Windows x86 = Progress 32 bits para Windows
Caracter 32 = Progress 32 bits para Linux
Caracter 64 = Progress 64 bits para Linux- Aguarde até a instalação dos programas ser concluída e voltar automaticamente para a seleção das etapas de instalação. Selecione a " Etapa 2 – Banco de Dados" e clique em "Instalar"
- Informe o nome da instância do "Oracle".
- Informe os dados do servidor "Oracle" e porta do serviço.
- Informe a pasta onde você deseja colocar os "datafiles" no "Oracle".
- O "Wizard" apresentará um resumo das informações inseridas nos formulários anteriores, confira as informações e clique em "Avançar".
- Aguarde o fim da instalação dos bancos , após selecione a " Etapa 3" e clique em "Instalar".
- A instalação mostrará um aviso sobre o "JBOSS", após ler clique em "OK".
- A próxima tela de instalação sugere a pasta destino de instalação do "Servidor de Aplicação (JBOSS)". É recomendável manter a pasta sugerida. Depois de confirmar a pasta destino clique em "Avançar".
- Informe caso o produto seja integrado com o "ECM", neste exemplo é selecionada a opção "Não", em seguida clique em "Avançar".
- Informe se o produto é acessado por meio de ferramentas remotas (goglobal, Citrix, etc...), neste caso selecionamos "Não", após clique em "Avançar".
- Informe o nome do servidor onde estão instalados o banco de dados do produto, em seguida clique em "Avançar".
- Insira a informação do servidor "Single Sign On", que por padrão fica no próprio servidor "JBOSS", junto com o "TOTVSDatasul". Confirme as informações e clique em "Avançar".
- Informe onde ficará o "appserver" do "TOTVS 12", por padrão a mídia cria no próprio servidor, em seguida clique em "Avançar".
- Informe a porta do "JBOSS", por padrão é a "8080", procure manter a porta sugerida pelo instalador, em seguida clique em "Avançar".
- Esta tela informa os dados de configuração do "appserver" do "TOTVS" e pode aplicá-la diretamente nas configurações do "Progress". Neste caso, vamos permitir que o instalador configure o "appserver", depois de escolher, clique em "Avançar".
- Insira os dados do seu "License Server", informando "hostname" e a "porta do serviço", em seguida clique em "Avançar".
- Esta tela apresenta um resumo das configurações do sistema "TOTVS", confira os dados e clique em "Avançar".
- Esta tela permite que a autenticação dos usuários seja integrada com "LDAP", neste tutorial esta configuração não será feita. Clique em "No".
- Após a conclusão da instalação do "Servidor de Aplicação", o sistema automaticamente voltará para a tela das etapas. Clique em "Sair".
- O sistema irá mostrar uma tela informando que o processo de instalação está feito. Clique em "Concluir".
Após a conclusão da instalação é necessário criar a estrutura na base "Oracle". Conecte com o seu cliente "Oracle" preferido como "sysdba" e rode o script "C:\Totvs\datasul\dts-0\ERP\database-8080\scripts\gerenciadorScripts.sql". Neste exemplo será utilizado o SQLDeveloper.
Observação: No "script.sql", estarei comentando a parte de login, pois já estou conectado na base.
Caso deseja personalizar as configurações de usuário e " tablespaces", analise o scripts na pasta “C:\Totvs\datasul\dts-0\ERP\database-8080\scripts” e ajuste conforme sua necessidade.
Após concluir a execução do script, ajuste alguns parâmetros no "oracle", conforme indicação do produto TOTVS.
--Inicio do script
alter system set open_cursors=30000 scope=both sid='*';alter system set processes=4000 scope=spfile;
alter system set sessions=6024 scope=spfile;
-- Fim do scriptSegue o exemplo abaixo da aplicação do "script", após concluir é necessário reiniciar o banco de dados Oracle:
Após concluir a execução dos scripts, é necessário alterar o ".PF" de conexão do produto para mono usuário antes de inicializar a base de dados do produto. Abra com um editor o arquivo "C:\Totvs\datasul\dts-0\ERP\scripts-8080\datasul.pf" e substitua os caracteres “-RO” por “-1”, salve suas alterações.
- Acesse o menu "Iniciar", procure por “Inicializador do Produto” e execute o programa.
- A primeira tela do programa solicitará algumas informações básicas. Preencha a tela com os dados da sua empresa e clique na seta para direita para avançar.
- Caso a sua instalação seja nova, com uma base sem dados, marque a primeira opção, caso venha de uma migração, marque a segunda. Neste tutorial é marcada a primeira opção. Após clique na seta para a direita.
- Na tela de "strings", mensagens e literais marcamos as duas opções abaixo para não importar as literais em outras línguas, após selecionar clique em "Avançar".
- Na tela de inicialização do banco "emsdev", altere o arquivo "properties" para “C:\Totvs\datasul\dts-0\ERP\fnd\men\importador\parametros-8080.properties” e em seguida avance a etapa.
- A próxima tela mostra como o sistema irá parametrizar a conexão dos bancos, confira as informações e clique em "Iniciar".
- Após a primeira etapa o sistema vai gerar um aviso, clique em "OK".
- A próxima tela roda o otimizador de performance, clique em "Sim".
- Após rodar o otimizador de performance, o sistema iniciará a população do banco "emsdev", clique em "OK" e aguarde.
- No final da etapa da população do banco "emsdev" o sistema mostra um arquivo ".txt", com as informações da população de dados, leia as informações e feche o arquivo.
Depois de analisar o arquivo txt, analise o log de erros do byyou, caso o arquivo esteja vazio, a importação ocorreu com sucesso. Abra o arquivo "C:\Totvs\datasul\dts-0\ERP\log-importacaoByYou-erro.txt", com um editor de texto, se ele estiver vazio, o processo foi executado com êxito.
Agora acesse novamente o arquivo "C:\Totvs\datasul\dts-0\ERP\scripts-8080\datasul.pf" e substitua os caracteres “-1” por “-RO”, salve suas alterações.
OBS: Cuidado com o parâmetro “-cpterm iso8859-1”, caso ele ficar “-cpterm iso8859-RO”, volte a versão oficial
Agora vamos configurar o sistema para que seja acessado através da rede pelos usuários, para isso necessitaremos editar alguns arquivos de configuração
A - Compartilhe a pasta "ERP", localizada em “C:\Totvs\datasul\dts-0\ERP“
B - Compartilhe a pasta “C:\Totvs\datasul\dts-0\ServidorAplicacao\jboss-4.2.3.GA\server\instance-8080\conf\datasul” como somente leitura.
C - Edite o arquivo "C:\Totvs\datasul\dts-0\ERP\scripts-8080\config.xml" e substitua as entradas de “C:\totvs\datasul\dts-0\ERP” para “\\servidor\ERP”.
D - Faça a mesma alteração no arquivo "C:\Totvs\datasul\dts-0\ERP\scripts-8080\datasul-progress.ini".
E - Ainda no arquivo "C:\Totvs\datasul\dts-0\ERP\scripts-8080\datasul-progress.ini", substitua a entrada “C:\totvs\datasul\dts-0\ServidorAplicacao\jboss-4.2.3.GA\server\instance-8080\conf\datasul” por "\\WIN-CEDV89917UJ\conf_datasul".
F - Ainda no arquivo "C:\Totvs\datasul\dts-0\ERP\scripts-8080\datasul-progress.ini", adicione o parâmetro “V6Keys=yes” na linha 12, conforme imagem abaixo
G - Acesse o arquivo "C:\Totvs\datasul\dts-0\ERP\database-8080\datasul.st" e substitua o “C:\totvs\datasul\dts-0\ERP\database-8080” por "\\Win-cedv89917uj\erp\database-8080".
H - Acesse o arquivo "\\Win-cedv89917uj\erp\database-8080\scripts\ReparaBancos.bat" e substitua o “C:\totvs\datasul\dts-0\ERP\database-8080” por "\\Win-cedv89917uj\erp\database-8080".
I - Execute o arquivo "\\Win-cedv89917uj\erp\database-8080\scripts\ReparaBancos.bat".
J - Abra com um editor o arquivo "\\Win-cedv89917uj\erp\scripts-8080\datasul.pf" e substitua o “C:\totvs\datasul\dts-0\ERP\database-8080” por "\\Win-cedv89917uj\erp\database-8080".
K - Conecte nos bancos através do ".PF" e execute o seguinte código para extrair os dados da tabela "bco_empres":
### Inicio do script ###
RUN prodict/dump_d.p (INPUT "emsfnd.bco_empres",INPUT "\\Win-cedv89917uj\erp\scripts-8080\",INPUT "ibm850").
### Fim do script ###
Observação: Altere a pasta informada no segundo parâmetro de" INPUT", de acordo com o seu ambiente.
L - Após executar o script, abra com um editor o arquivo extraído no endereço "\\Win-cedv89917uj\erp\scripts-8080\fn165.d" e substitua o “C:\totvs\datasul\dts-0\ERP\database-8080” por "\\Win-cedv89917uj\erp\database-8080".
M - Após alterar as informações, rode o seguinte script no editor do "Progress":
### Inicio do script ###
FOR EACH emsfnd.bco_empres:
DELETE bco_empres.
END.
RUN prodict/load_d.p (INPUT "emsfnd.bco_empres", INPUT '\\Win-cedv89917uj\erp\scripts-8080\').
### Fim do script ###
44.Após concluir os passos iniciais da instalação e parametrização para acesso via rede, é hora de subir os serviços para acessar o "TOTVSDatasul", pela primeira vez.. Acesse a url "http://localhost:9090", para subir o serviço do "appserver", conforme imagem abaixo.
45. Clique em "Broker Control" e em “Start AppServer”, aguarde alguns segundos e clique em "Datasul-1217-progress-8080" até que o serviço fique com status “ACTIVE”.
46. Caso demore, clique no botão atualizar..
47. Edite o arquivo "C:\Totvs\datasul\dts-0\ServidorAplicacao\jboss-4.2.3.GA\bin\run.bat" e adicione a variável “JAVA_HOME”, informando o local de instalação do seu "Java JDK", na linha 34.
48. Altere o parâmetro "-Xmx", para 2G no mínimo.
49. Inicie o serviço “TOTVS Datasul - Progress 12.1.7 - 10.2B – 8080”.
50. Abra o navegador e acesse a URL: "http://localhost:8080/datasul" e insira as credenciais criadas pelo produto, user: super, pass: super.
51. Para conferir a versão do produto instalado, clique no ícone do ponto de interrogação, "Suporte" e clique em “Informações do sistema” .
52. Execute a importação do menu no sistema, no menu pesquise por “Importação Menu byYou”, clique em aplicar, tarefas e selecione o programa “Importação Menu Byyou” , após clique em "Executar".
53. Na primeira vez que for executar um programa é necessário selecionar qual será a forma de acesso aos programas, clique em “Habilitar acesso local aos programas” e em seguida clique em "Salvar".
54. Na tela de importação do menu, selecione “Por Diretório” e preencha o campo “Arquivo” com o endereço da pasta “C:\Totvs\datasul\dts-0\ERP\fnd\univdata”, depois clique em "Parâmetros".
55. Selecione as opções “Importa Segurança dos Objetos” e “Importa Registro Não Padrão”, e em seguida clique em "Executar".
56. Aguarde o relatório de importação ser concluído, analise e feche o editor e o programa.
57. Pronto, agora o sistema já está liberado para uso.