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Manutenção de Item x Fornecedor x Estabelecimento - CC0531

Visão Geral do Programa

Caso o fornecedor tenha sido especificado e relacionado no programa de cadastro de fornecedores, o programa permite catalogar os fornecedores habitualmente utilizados para suprirem as necessidades de compra da empresa.

Manutenção Itens Fornecedor Estabelecimento

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão e manutenção dos relacionamentos dos itens com seus respectivos fornecedores por estabelecimento.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Incluir

Ao acionar esse botão, será chamada a tela CC0531A, a qual permite incluir um novo fornecedor para o item do estabelecimento selecionado.

Alterar

Ao acionar esse botão, será chamada a tela CC0531A – Modifica Item Fornecedor, a qual permite realizar as alterações necessárias no fornecedor do item do estabelecimento selecionado.

 

Nota:

O usuário deve selecionar o fornecedor a ser alterado na tela principal do programa.

Eliminar

Ao acionar esse botão, será possível eliminar o relacionamento do fornecedor constante na tela principal do programa com o item selecionado.

 

Nota:

Quando acessado o botão Eliminar, o programa emite a seguinte pergunta: Confirma exclusão do registro?
Despesas

Quando acionado, será apresentada a janela Modifica Item Fornecedor Estabelecimento (CC0531A) posicionada na aba "Despesas", permitindo incluir, alterar ou eliminar despesas do fornecedor para o item no estabelecimento.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Descrição Cond Pagamento

Exibe a descrição da condição de pagamento do item para o fornecedor selecionado. A mesma é informada na janela CC0531A – Pasta Item.

Manutenção Itens Fornecedor Estabelecimento – Pasta Item

Objetivo da tela:

Permite incluir/alterar os dados fornecedores correspondentes ao item.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Fornecedor

Selecionar o código do fornecedor a ser relacionado ao item.

 

Importante:

Não é permitida a inclusão do relacionamento item x fornecedor para os fornecedores cuja situação seja de Restrição de Compras, Restrição de Compras e Recebimento ou Inativo.

Ativo

Quando selecionado, indica que o fornecedor selecionado encontra-se ativo para aquisição de item.

 

Importante:

Não é permitido alterar a situação para ativo quando o fornecedor possuir Restrição de Compras, Restrição de Compras e Recebimento ou Inativo.

Contrato Fornecimento

Quando assinalado, indica que empresa possui contrato de fornecimento com o fornecedor no estabelecimento selecionado.

 

Nota:

Para que seja possível trabalhar com contrato de fornecimento e relacionar ordens de compra de forma automática são necessárias três (3) condições:

  • O módulo de Contratos de Compras deve estar implantado;
  • O campo Contrato Fornecimento deve estar informado;
  • O campo % Compra, localizado nessa mesma tela, deve estar informado com um percentual maior que zero (0).

Definidos os dados acima, o sistema verifica os mesmos quando da inclusão de ordem de compra, direcionando o percentual definido ou toda a quantidade da ordem de compra para o contrato

Cotação Automática

Quando selecionado esse campo, informa que o módulo de compras cria automaticamente cotações para o item x fornecedor, quando da inclusão de ordens de compras.

 

Nota:

Caso informado, os dados para a cotação terão origem de: Tabelas de preços, Itens para compras e Item x Fornecedor, Cotação desvinculadas.

Horizonte Fixo

Informar o período no qual não serão reprogramadas /consideradas as ordens já alocadas. Esse período corresponde à data do planejamento mais o número de dias informado: Data execução (today) mais os dias do horizonte fixo.

Exemplo:
Fornecedor: JKL
Percentual compras: 50%
Horizonte Fixo: 10 dias
O planejamento gerou uma ordem de compra com 2 parcelas de entregas, sendo:
1º parcela 10 pçs               para 10/07/19XX
2º parcela 20 pçs               para 19/07/19XX
Considerando Data Execução (Today): 07/07/19XX, no momento do split da ordem o EMS fará a seguinte divisão:
A – Parcela           Fornecedor          Quantidade
              1                  JKL                         0
              1               outros                      10
B – Parcela          Fornecedor          Quantidade
              2                  JKL                        10
              2               outros                      10
Na letra A, toda a quantidade da 1a parcela será direcionada para a opção - outros, pois o fornecedor JKL não tem condições de entregar no prazo necessário pelo planejamento. 
Veja o cálculo: 
Data Execução (Today) + Hzte Fixo = Data entrega
07/07/19XX           + 10 dias = 17/07/19XX
A data calculada para o fornecedor JKL será 17/07/19XX, enquanto que a data necessária para o planejamento é 10/07/19XX. 
Portanto é dirigida toda a quantidade para a opção – outros, para que o comprador possa cotar e comprar com um outro fornecedor. 
Porém na letra B, na 2a parcela o EMS dividirá a quantidade de acordo com o percentual (50% para o fornecedor JKL e 50% para a opção - outros), pois o fornecedor JKL tem condições de entregar na data necessária para o planejamento. 
Veja o cálculo. 
Today + Hzte Fixo = Data entrega
07/07/19XX + 10 dias = 17/07/19XX
A data calculada para o fornecedor JKL será 17/07/19XX, enquanto que a data necessária para o planejamento é 19/07/19XX.

 

Nota:

Essa informação é utilizada para ordens de compra planejadas. Veja mais detalhes na função Geração das Ordens de Compras/Produção (PL0901).

Tempo Ressupr

Inserir o tempo, em dias corridos, necessário ao ressuprimento do Item cadastrado.

Deve ser considerado nessa informação, o prazo decorrido desde a data em que foi gerado o ressuprimento (processamento, cotação, emissão do pedido etc.) até a disponibilidade do Item no Estoque.

% Compra

Inserir o percentual de compra do material correspondente ao fornecedor selecionado.

Lote Mínimo e Lote Múltiplo

Inserir a quantidade mínima e o lote múltiplo com que o fornecedor atenderá o pedido.

Essa informação será considerada quando da aprovação de uma compra para o fornecedor, ajustando as quantidades da ordem de compra a essas informações.

 

Nota:

As quantidades devem ser informadas na unidade de medida interna da empresa e não na unidade de medida do fornecedor.

Condição Pagamento

Selecionar o código da condição de pagamento padrão para o fornecedor selecionado.

 

Nota:

Essa informação será assumida pelo programa de cadastro de cotações quando da realização de uma cotação, podendo ser modificada, caso seja necessário, pelo usuário.

Moeda Padrão

Selecionar o código da moeda padrão do fornecedor.

Classe Reprogramação

Selecionar o tratamento que será dado às ordens de compras confirmadas pelo fornecedor quando do cálculo de planejamento de materiais.

  • Antecipa/prorroga: permite que a data de entrega de ordens seja antecipada e prorrogada;
  • Prorroga: permite que a data de entrega da ordem seja prorrogada;
  • Antecipa: permite que a data de entrega da ordem seja antecipada;
  • Não Reprograma: não permite que a data de entrega da ordem seja alterada.

 

Nota:

Os dados informados nesse campo serão utilizados pelo módulo de Planejamento para reprogramar as ordens de compra confirmadas, dependendo da necessidade.

Manutenção Itens Fornecedor Estabelecimento – Pasta Narrativa

Objetivo da tela:

Permite inserir um texto livre referente ao relacionamento do item do estabelecimento com o seu fornecedor.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Narrativa

Inserir, caso necessário, um texto livre referente ao relacionamento do item do estabelecimento com o seu fornecedor.


Manutenção Itens Fornecedor Estabelecimento – Pasta Despesas - CC0531A

Objetivo da tela:

Permite informar as despesas padrões deste item com o fornecedor no estabelecimento. Estas informações são solicitadas apenas quando o país da empresa logada não for Brasil e os parâmetros de compras indicarem que tratam despesa.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Incluir/Modificar

Quando acionado, será apresentada a janela Despesas Item Fornecedor Estabelecimento (CC0531C), por intermédio da qual é possível incluir ou modificar uma despesa para o item x fornecedor selecionado.

Eliminar

Quando acionado, é possível eliminar a despesa do item do fornecedor selecionado.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Seq

Sequência da despesa cadastrada para o item x fornecedor.

Despesa

Código da despesa cadastrada para o item x fornecedor.

Descrição

Descrição da despesa cadastrada para o item x fornecedor.

Valor DespesaApresenta o valor da despesa de compras cadastrada para o item x fornecedor.
% DespApresenta o percentual da despesa de compras cadastrada para o item x fornecedor.

Inclui/Modifica Despesas Item x Fornecedor no Estabelecimento – Pasta Despesas - CC0531C

Objetivo da tela:

Permite incluir ou modificar as despesas padrões deste item com o fornecedor no estabelecimento.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

ItemApresenta o item selecionado para a inclusão/alteração da despesa.
FornecedorApresenta o fornecedor selecionado para a inclusão/alteração da despesa.
EstabelecimentoApresenta o estabelecimento selecionado para a inclusão/alteração da despesa.

Seq

Apresenta a sequência da despesa cadastrada para o item x fornecedor. É atualizado automaticamente pelo sistema.

Despesa

Inserir o código da despesa que será cadastrada para o item x fornecedor.

Valor DespesaInserir o valor da despesa de compras para o item x fornecedor.
% DespInserir o percentual da despesa de compras para o item x fornecedor.



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