Divisão de Cobranças

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Saúde

Módulo:

TOTVS Gestão Hospitalar

Rotina:

Rotina

Divisão de Cobranças

Rotina(s) envolvida(s)

Condições Contratuais com Convênios
Reprocessamento de Divisão
Elaboração de Contas
Registro de Atendimentos
Agendamento
Registro de Informações Cirúrgicas
Prontuário Eletrônico

Requisito (ISSUE):

PCREQ-10906

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Oracle®/ SQL Server®

Tabelas Utilizadas:

SZDIVISAOCOBRANCA

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®

Descrição

Implementada a funcionalidade de divisão de cobranças (Honorários e SADT), nos lançamentos presentes no sistema.

 

Procedimento para Implantação

Antes de executar a atualização é recomendável realizar o backup do banco de dados bem como dos arquivos do Sistema(executáveis, dlls e arquivos de configuração):

   Realizar a atualização antes no ambiente de homologação e, posterior a devida validação, no ambiente de produção.

   O Patch 12.1.11 [BIBLIOTECA RM e TOTVS RM PORTAL] e 12.1.11.1 [TOTVS Gestão Hospitalar], disponíveis na Central de Download do Portal do Cliente.

   Para acesso siga as instruções abaixo:

   1. Acesse a Central de Download em www.totvs.com/suporte

   2. Faça o login, com seu E-mail e Senha.

   3. Na barra de menu superior, clique em DOWNLOAD.

   4. No boxe Central de Downloads aplique os filtros:

   a. Linha: RM

   b. Versão: RM 12.1.11

   c. Tipo: Patch

   Pronto! Todos os instaladores correspondentes do filtro aplicado no passo 4 serão disponibilizados para download.

   Para iniciar o download do arquivo, clique na figura com uma seta para baixo localizada na primeira coluna da grid. Escolha o método mais apropriado de download e salve o arquivo na pasta desejada.

   Importante: Caso algum produto não tenha sido exibido no filtro acima, entende-se que não houve demanda de atualização para essa versão.

   Dica: Para facilitar na busca do arquivo, utiliza-se o campo "Filtro" da grid de download, digitando o nome do arquivo ou parte do mesmo para pesquisa/download.

 

Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

  1.  Acesse o menu Cadastros / Faturamento / Condições Contratuais com Convênios e selecione a Condição Contratual desejada.
  2. Clique em Anexos / Divisão de Cobranças e inclua um novo registro.
  3. Nesta tela, informe o Prestador, a Especialidade (Não obrigatório), Faixa Inicial e Final de Procedimentos e Percentual que será pago ao prestador principal.
  4. Como o campo especialidade não é obrigatório, para SADT o mesmo não deve ser informado, pois o registro de SADT não contém a informação da especialidade do médico, o contrário de Honorários, onde a especialidade do médico pode ser informada durante o registro.
    Exemplo de Divisão para SADT
    Exemplo de Divisão, para Honorários

Itens da Enfermagem (Prontuário)

  1. Acesse o menu Cadastros / Cuidados Com o Paciente / Prescrição Médica / Itens da Enfermagem.
  2. Insira um novo registro do tipo Itens P/ Registro Médico, informando como Item de Débito o mesmo Honorário que foi definido como Item de Divisão (Devem ser definidos mesmo Convênio e Vigência).

 

Lançamentos das Agendas

  1. Acesse o menu Cadastros / Uso Geral / Agendamentos / Atividades e inclua um novo registro.
  2. Na aba Serviços e Taxas, Inclua um novo registro, informando o honorário configurado como Item de Divisão.
  3. Acesse o menu Atendimento / Agendamento / Agenda de Atendimentos.
  4. Selecione a agenda desejada (Preferencialmente do Profissional para o qual está configurado o Item de Divisão) e clique em Opções.
  5. Na aba Atividades, inclua a atividade configurada.
  6. Na aba Especialidades, inclua a mesma especialidade definida no Item de divisão.

 

Procedimento para Utilização

Elaboração de Contas

  1. Acesse o menu Atendimento / Pronto Atendimento/Ambulatório / Registro de Atendimentos Externos e crie um novo atendimento externo, com o mesmo convênio para o qual as divisões foram configuradas.
  2. Defina como médico responsável o mesmo médico para o qual as divisões foram configuradas.
  3. Acesse a Elaboração de Contas do paciente (Ctrl + L).
  4. Acesse a aba Honorários e inclua um novo registro de honorário para o paciente, definindo o mesmo honorário configurado anteriormente. Como foi definida uma especialidade específica para o honorário, informe a mesma no campo Especialidade do Médico.
  5. Clique em Gravar. O sistema deverá buscar pela parametrização de divisão e efetuar a divisão entre o prestador informado no registro do Honorário e o prestador principal da unidade de faturamento que corresponde à unidade de atendimento atual;
  6. Como para o Prestador foi definido 40% do Valor, no Lançamento para o Hospital serão incluídos os outros 60%. O procedimento em questão tem o valor definido, em reais, de R$32,00.
  7. No lançamento para o Prestador, serão incluídos os outros 40% do valor do Honorário.
  8. Acesse a aba “Diagnose e Terapia” e inclua um novo registro contendo o SADT configurado.
  9. Clique em Gravar, o sistema deverá efetuar a divisão pelo percentual, conforme configurado.

    **Como para este procedimento foi definido o percentual de 35%, os outros 65% do valor total ficam para o Prestador Principal da Unidade de Faturamento. O Valor do SADT em questão é em CH, portanto o cálculo do mesmo é feito de acordo com o valor definido nas condições financeiras com o convênio (CH * ValorCh * Quantidade, que dá um valor total de R$13,80). Neste procedimento há também um valor de filme(R$3,34), que é integralmente somado ao lançamento para o Prestador Principal da Unidade de Faturamento, portanto, a equação para este lançamento é a seguinte: 13,80*(65%)+3,34=12,31.


    **Como o valor definido para este SADT foi de 35%, o cálculo do valor para o prestador ficou o seguinte:13,80*(35%)=4,83. Note que não há adição de valor de filme para o SADT que fica com o prestador:
    **Os lançamentos em outros pontos do Sistema seguirão exatamente a mesma lógica.

 

Lançamento pelo Prontuário Eletrônico do Paciente (Prontuário do TOTVS Gestão Hospitalar)

  1. Acesse o menu Prontuário.
  2. Acesse a aba Anamnese/Exame Físico, sub-aba HPP/Procedimentos.
  3. Busque pelo Item parametrizado, que contém o honorário a ser dividido:
  4. Na tela de Confirmação, marque o CheckBox Aplicar Item e clique em OK.
  5. Acesse novamente a Elaboração de Contas do paciente e verifique a aba Honorários. O honorário deverá estar lançado para o paciente, já com a cobrança dividida.

    **Os lançamentos realizados desta forma sempre serão inseridos na conta como Honorários.

 

Lançamento Automático pelo Agendamento

  1. Acesse o menu Atendimento / Agendamento / Agenda de Atendimentos.
  2. Procure pela agenda do Profissional configurado para o Item de Divisão e inclua um novo Agendamento.
  3. Selecione um paciente qualquer (mesmo Convênio e Plano configurados) e selecione a atividade configurada com o item de débito sendo o item de divisão.
  4. Na grid, selecione o registro correspondente ao agendamento recém marcado e clique em Atend. Externo, o registro de atendimento abrirá. Preencha os campos necessários e grave o atendimento.
  5. Acesse a Elaboração de Contas deste novo atendimento. O registro correspondente ao item de débito (já com a divisão efetuada), deverá constar dentre os honorários.

    **Os lançamentos realizados desta forma sempre serão inseridos na conta como Honorários.

 

Lançamento Automático pelo Pedido de Exames

  1. Inclua um novo Atendimento Externo em uma unidade de Exames.
  2. Na aba Pedido de Exames, inclua um novo registro.
  3. Na aba Exames Solicitados, inclua um novo registro, contendo um item de divisão cadastrado.


  4. Clique em Gravar. Neste momento, o sistema lançará o item na conta do paciente, na aba Diagnose e Terapia, com o valor já dividido.

    **O item em questão possui o valor em reais de R$76,00, a parametrização realizada foi de 45% (R$34,20) do valor para o Profissional Executante e 55% (R$41,80) para o Prestador Principal da Unidade de Faturamento.

Lançamento pelo Registro de Informações Cirúrgicas

  1. Acesse o menu Cuidados com Paciente / Centro Cirúrgico / Registro de informações Cirúrgicas.
  2. Inclua um novo registro para um paciente qualquer.
  3. Na aba “Procedimentos”, inclua um registro com o honorário pré configurado como Item de Divisão:


  4. Salve o Registro e clique em “Processos / Enviar dados para Faturamento”;
  5. Clique em “Executar”. Se o processo for executado com sucesso, o item deverá aparecer na Elaboração de Contas do Paciente, já dividido, na aba “Honorários”:

 

Reprocessamento de Divisão de Honorários e Exames

  1. Acesse o menu Cadastros / Faturamento / Condições Contratuais com Convênios e selecione a Condição Contratual desejada.
  2. Acesse o menu Anexos / Divisão de Cobranças, e exclua todos os registros, caso existam.
  3. Acesse o menu Atendimento / Pronto Atendimento/Ambulatório / Registro de Atendimentos Externos.
  4. Inclua um novo registro de atendimento externo.
  5. Acesse a Elaboração de Contas deste atendimento.
  6. Inclua alguns itens diferenciados, para o prestador desejado, nas abas Honorários e Diagnose e Terapia.

  7. Acesse novamente o Cadastro de Divisão, nas Condições Contratuais com Convênios, e defina para cada item lançado, uma nova regra de divisão.
  8. Acesse o menu Utilitários / Utilitários do RM Saúde / Reprocessamento de Divisão de Cobranças.
  9. Informe os dados referentes ao convênio e período desejado para Reprocessamento.
  10. Após concluir o Reprocessamento, acesse novamente a Elaboração de Contas do Paciente e verifique que os itens lançados foram divididos conforme as regras.

    ** No caso de SADT, deve-se levar em consideração também o filme, que é integralmente adicionado ao registro correspondente ao Prestador Principal da Unidade de Faturamento.