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Aprovar Pendências (HTML) - MLA0301

Visão Geral do Programa

Na tela principal é apresentado um resumo das pendências de aprovação do usuário que está logado no sistema.

Sejam pendências geradas para ele mesmo ou pendências para qual o usuário está configurado para aprovar alternativamente pendências de outro usuário.

Importante:

Os totalizados englobam as pendências de todos os estabelecimentos da empresa logada. Os documentos são ordenados conforme o número total de pendências de aprovação, ou seja, os que possuem mais pendências, são apresentados antes.

A imagem a seguir mostra o fluxo de telas e funcionalidades disponíveis por intermédio da função de Aprovar Pendências:

Além das informações disponíveis nesse documento de referência, também está disponível na Base de Conhecimento o documento Funcionalidades e utilização do novo Portal do MLA (HTML).

Aprovar Pendências

Objetivo da tela:

Permite ao aprovador tomar uma decisão (aprovar, rejeitar ou reaprovar), as pendências geradas para o mesmo, ou pendências para as quais é aprovador alternativo de algum usuário.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Fazer Aprovações

Quando acionado, apresenta tela Listagem de Pendências posicionado no documento selecionado. 

Histórico

Quando acionado, apresenta tela Histórico de Aprovação. 

Usuário alternativos

Quando acionado, apresenta tela Usuários alternativos. 

Pesquisa

Permite a busca facilitada de um documento através da digitação de informações neste campo.

Busca Avançada

Quando acionado, apresenta tela de Busca Avançada, na qual está disponível as opções para filtrar por empresa e estabelecimento.


Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição

Nome do Documento

Exibe o nome do documento para o qual são apresentados os totalizadores (Exemplo: Solicitação de Compra – Item, Cotação de Materiais, Pedido de Compra – Total, entre outros).

Nota:

Este campo é um link que permite acesso tela Listagem de Pendências de acordo com o documento selecionado. 

Minhas Pendências

Exibe o total de pendências geradas para o usuário logado.

Nota:

Para o caso de usuários mestre, as pendências são totalizadas neste campo também. 

Pendências como Mestre

Exibe o total de pendências que o usuário tem permissão para aprovar como mestre.

Nota:

Essa opção somente é apresentada se o usuário for mestre.

Pendências Alternativas

Exibe o total de pendências alternativas que o usuário logado possui. 

Total

Exibe o total de pendências do usuário, que correspondem ao somatório dos campos Minhas Pendências e Pendências Alternativas.


Listagem de Pendências

Objetivo da tela:

Lista os documentos pendentes de aprovação, permitindo a partir dessa lista aprovar ou reprovar o documento.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Aprovar

Quando acionado, apresenta tela Aprovar Documento, na qual é necessário informar o motivo da aprovação.

Nota:

São consideradas para aprovação as pendências que estão marcadas em tela.

Reprovar

Quando acionado, apresenta tela Reprovar Documento, na qual é possível informar um código de reprovação, bem como informar o motivo de reprovação do documento.

Nota:

São consideradas para reprovação as pendências que estão marcadas em tela.

Histórico

Quando acionado, apresenta tela Histórico de Aprovações posicionado no documento selecionado.

Voltar

Quando acionado, retorna a listagem inicial, com os totalizadores de todos os documentos.

Pesquisa

Permite a busca facilitada de pendências por intermédio da digitação de informações neste campo.

Nota:

Essa busca é feita somente nas informações/pendências que estão sendo apresentadas em tela.

Selecionar todos

Quando acionado, marca todas as pendências apresentadas em tela (para aprovação ou reprovação).

Tipos de pendências apresentadas

Permite que seja selecionado os tipos de pendências devem ser apresentadas em tela.

As opções possíveis são:

  • Minhas Pendências: Apresenta as pendências do próprio usuário.
  • Pendências Alternativas: Apresenta as pendências que o usuário possui para aprovar alternativamente (de outro usuário).
  • Todas Pendências: Por padrão é selecionada essa opção, que apresenta todas as pendências do usuário.

Ordenação

Permite que seja informada a ordenação que as pendências devem ser apresentadas.

As opções possíveis são:

  • Data geração (mais recentes ou mais antigas).
  • Valor (maiores ou menores).

Nota:

Por padrão a ordenação vem selecionada conforme informado na Função Usuários da Aprovação (MLA0103), Pasta Portal, parâmetro Ordenação.

Selecionar

Quando acionado, marca a pendência (para aprovação ou reprovação).

Detalhar

Quando acionado, apresenta tela Detalhe da Pendência.

Mais resultados

Quando acionado, apresenta mais pendências em tela se houverem pendências a serem apresentadas (com um máximo de 50 pendências por acionamento).

Nota:

O botão somente estará visível em tela quando houverem mais de 50 pendências.


Detalhe da Pendência

Objetivo da tela:

Apresentar os detalhes referentes a pendência selecionada.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Aprovar

Quando acionado, apresenta tela Aprovar Documento, na qual é necessário informar o motivo da aprovação. 

Reprovar

Quando acionado, apresenta tela Reprovar Documento, na qual é possível informar um código de reprovação, bem como informar o motivo de reprovação do documento. 

Voltar

Quando acionado, retorna a listagem de pendências do documento em questão.


Histórico de Aprovação


Objetivo da tela:

Consultar o histórico de aprovações do documento selecionado.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Ver Aprovações

Quando acionado, apresenta tela Listagem de Pendências (Histórico) posicionado no documento selecionado.

Período

Quando acionado, apresenta tela Pesquisa Avançada, que permite ao usuário informar a data inicial e final de geração das pendências que deve ser considerada para apresentação no histórico.

Pesquisa

Permite a busca facilitada de um documento através da digitação de informações neste campo.


Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição

Nome do Documento

Exibe o nome do documento para o qual são apresentados os totalizadores (Exemplo: Solicitação de Compra – Item, Cotação de Materiais, Pedido de Compra – Total, entre outros).

Nota:

Este campo é um link que permite acesso a tela Listagem de Pendências (Histórico) de acordo com o documento selecionado.

Total

Exibe o total de pendências do usuário aprovadas e reprovadas pelo usuário no período.

Importante:

Os totalizados englobam as pendências de todos os estabelecimentos da empresa logada. Os documentos são ordenados conforme o número total de pendências de aprovação, ou seja, os que possuem mais pendências, são apresentados antes.

No histórico, são totalizadas inicialmente as aprovações e reprovações referentes ao último mês (considerando a data de geração da pendência), e se desejar verificar as de datas anteriores é possível, através da opção “Período”.

Listagem de Pendências (Histórico)

Objetivo da tela:

Consultar o histórico de pendências.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Período

Quando acionado, apresenta tela Pesquisa Avançada, que permite ao usuário informar a data inicial e final de geração das pendências que deve ser considerada para apresentação no histórico.

Nota:

Inicialmente são apresentadas as aprovações/reprovações referentes ao último mês (considerando a data de geração da pendência).

Reaprovar

Quando acionado, apresenta tela Aprovar Documento, na qual é necessário informar o motivo da reaprovação.

Voltar

Quando acionado, retorna a listagem inicial, com os totalizadores de histórico de todos os documentos.

Pesquisa

Permite a busca facilitada de pendências através da digitação de informações neste campo.

Nota:

Essa busca é feita somente nas informações/pendências que estão sendo apresentadas em tela.

Tipos de pendências apresentadas

Permite que seja selecionado os tipos de pendências devem ser apresentadas em tela.

As opções disponíveis são:

  • Aprovadas: Apresenta as pendências aprovadas ou reaprovadas pelo usuário.
  • Reprovadas: Apresenta as pendências reprovadas pelo usuário.
  • Todas: Apresenta as pendências aprovadas, reaprovadas e reprovadas pelo usuário.

Ordenação

Permite que seja informada a ordenação que as pendências devem ser apresentadas.

As opções disponívies são:

  • Data geração (mais recentes ou mais antigas).
  • Valor (maiores ou menores).

Nota:

Por padrão a ordenação vem selecionada conforme informado na Função Usuários da aprovação (MLA0103), Pasta Portal, parâmetro Ordenação.

Detalhar

Quando acionado, apresenta tela Detalhe da Pendência (Histórico).

Mais resultados

Quando acionado, apresenta mais aprovações/reprovações em tela se houverem registros a serem apresentadas (com um máximo de 50 pendências por acionamento).

Nota:

O botão somente estará visível em tela quando houverem mais de 50 pendências.


Usuários Alternativos

Objetivo da tela:

Manutenir os usuários alternativos para aprovação.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Adicionar

Quando acionado, apresenta tela Incluir/Editar Usuário Alternativo, para inclusão de um novo usuário alternativo.

Detalhar

Quando acionado, apresenta tela Detalhar Usuário Alternativo.

Editar

Quando acionado, apresenta tela Incluir/Editar Usuário Alternativo para alteração das datas de validade do usuário alternativo.

Excluir

Quando acionado, permite a eliminação de um usuário alternativo.

Usuário alternativo

Exibe o código e nome do usuário alternativo.

Nota:

Este campo é um link que permite acesso a tela Detalhar Usuário Alternativo.

Validade inicial

Exibe a data de início que o aprovador em questão pode realizar as aprovações do alternativamente para o usuário logado.

Validade final

Exibe a data limite (final) que o aprovador em questão pode realizar as aprovações do alternativamente para o usuário logado.


Detalhar Usuário Alternativo

Objetivo da tela:

Apresentar os detalhes do usuário alternativo selecionado.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Voltar

Quando acionado, apresenta tela Usuários Alternativos.

Editar

Quando acionado, apresenta tela Incluir/Editar Usuário Alternativo para alteração das datas de validade do usuário alternativo.

Excluir

Quando acionado, permite a eliminação de um usuário alternativo.

Usuário Alternativo

Exibe o código e nome do usuário alternativo.

Validade Inicial

Exibe a data de início que o aprovador em questão pode realizar as aprovações do alternativamente para o usuário logado.

Validade Final

Exibe a data limite (final) que o aprovador em questão pode realizar as aprovações do alternativamente para o usuário logado.


Incluir/Editar Usuário Alternativo

Objetivo da tela:

Incluir e manutenir as informações do usuário alternativo previamente selecionado.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Cancelar

Quando acionado, cancela a ação de inclusão ou alteração e retorna a tela de Usuários Alternativos.

Salvar

Quando acionado, efetiva as informações do usuário alternativo.

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

Salvar e novo

Quando acionado, efetiva as informações do usuário alternativo e permite a inclusão de um novo.

Nota:

Esta opção somente está visível quando for uma inclusão de usuários.

Alternativo

Inserir o usuário alternativo que está sendo incluso.

Nota:

Quando for alteração, esse campo aparece desabilitado.

Validade Inicial

Inserir a data de início que o aprovador em questão pode realizar as aprovações do alternativamente para o usuário logado.

Validade Finall

Inserir a data limite (final) que o aprovador em questão pode realizar as aprovações do alternativamente para o usuário logado.


Configurações de aprovações

Objetivo da tela:

Fazer as aprovações sem a necessidade de informar o motivo.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Aprovar sem informar motivo de aprovação

Quando acionado, deverá apresentar uma tela para informar o motivo de aprovação da pendência.


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