Árvore de páginas

Relatório Depósitos Não Identificados - ACR346AA

Visão Geral do Programa

O DNI - Depósito Não Identificado é um título do tipo “Antecipação”, determinado para ser implementado quando não identificado o cliente relacionado a depósito recebido em conta corrente bancária.

Nos parâmetros da Empresa ACR é determinado o cliente padrão a ser utilizado para o registro dos DNI’s no módulo de Contas a Receber.

Nos parâmetros do Estabelecimento ACR é determinada a Espécie, Série e Motivo a ser utilizado na implantação de um DNI – Depósito Não Identificado.

Os DNI’s podem ser registrados no módulo de Caixa e Bancos pela Conciliação Bancária, ou no módulo de Contas a Receber, pela Implantação de uma antecipação para o cliente padrão DNI, utilizando a espécie e série de DNI.

Na localização do cliente responsável pelo depósito para o qual foi registrado o DNI, efetuar a liquidação do título relacionado, utilizando a antecipação DNI. Para serem consideradas as DNI’s na liquidação, deve ser assinalado o campo Depósito Não Identificado, ao selecionar a antecipação.

Esse relatório foi desenvolvido para facilitar a localização dos possíveis títulos relacionados aos DNI’s registrados. Dessa forma, é possível definir parâmetros e variações a serem considerados na emissão desse relatório.

Assim, são listados no relatório no lado direito os DNI’s registrados, conforme faixas determinadas e no lado esquerdo são listados os possíveis títulos relacionados aos DNI’s.

Veja mais informações no Exemplo Relatório DNI’s Considerando Títulos.

Podem ser verificadas as Renegociações por Substituição que se encontram pendentes de atualização.

Veja mais informações no Exemplo Relatório DNI’s Considerando Renegociações Pendentes.

Importante:

Ao efetuar a parametrização para a emissão do relatório Depósitos Não Identificados, permite determinar se deve ser considerado ou não os juros, multa, desconto e abatimento, para determinar os títulos candidatos à conciliação com os títulos de DNI.

Quando parametrizado para considerar esses valores (juros, multa, desconto e abatimento), o valor apresentado na coluna Saldo Liquido representa o saldo líquido do título (saldo atual subtraído de valores comprometidos), somado aos valores financeiros de juros, multa, desconto, abatimento que são apresentados nas colunas anteriores.

Exemplo:

O valor líquido do título acrescido de juros, multa, desconto, e abatimento, será comparado ao valor da DNI respeitando a faixa de variação.

Saldo da DNI                            =          1000,00

% de Variação informado        =        3%

Valor mínimo                            =            970,00

Valor máximo                           =          1030,00

 

Nesse caso serão apresentados no relatório, como passíveis de conciliação com essa DNI, os títulos cujo valor líquido estiver entre 970,00 e 1030,00:

 

Saldo da duplicata         =          950,00

Desconto calculado       =             2,00

Abatimento calculado    =             5,00

Juros calculado             =            20,00

Multa calculada             =              8,00

----------------------------             -----------

Vlr liquido                     =            971,00

Depósitos Não Identificados

Objetivo da tela:

Permitir a emissão de relatório dos títulos do tipo DNI – Depósito Não Identificados e os possíveis títulos relacionados aos mesmos.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Considerar

Assinalar uma das duas opções, determinando os títulos a serem considerados na emissão do relatório. As opções são:

Títulos – Determina que devem ser analisados e considerados os títulos aptos à liquidação.

Renegociações Pendentes – Determina que devem ser analisados e considerados os títulos em Renegociações Pendentes.

Transação - Final

Inserir as datas inicial e final, determinando uma faixa de datas de transação a serem consideradas. Dessa forma, são listados no relatório os DNI’s registrados com data de transação determinados.

Variac Vencto

Dias Antes

Inserir a quantidade de dias a serem considerados para verificação de vencimento de títulos. É assumida como base à data de transação do DNI para verificar a variação.

Ver mais informações na descrição Campos Variac Vencto – Dias Antes / Dias Depois.

Variac Vencto

Dias Depois

Inserir a quantidade de dias a ser considerada na verificação de vencimento de títulos, assumindo como base à data de transação de cada DNI.

Ver mais informações na descrição Campos Variac Vencto – Dias Antes / Dias Depois.

Variação Valor %

Inserir o valor que representa o percentual de variação a ser considerado sobre o valor de cada DNI para verificar os possíveis títulos relacionados.

Exemplo:

Implementado um DNI no valor de $ 1.000,00 e informando no campo Variação % = 10%

Dessa forma, para esse depósito não Identificado, são analisados os títulos que possuem valor entre $ 900,00  e  $ 1.100,00, sendo efetuadas as validações de vencimento dos títulos em relação à data de transação do DNI.

Importante:

Essa variação é utilizada e analisada para cada DNI listada nesse relatório de Depósitos não Identificados. Caso o valor inserido nesse campo seja 0 (zero), são verificados para cada DNI os títulos de valores idênticos ao de cada DNI.

Quando consideradas as Renegociações Pendentes na emissão do relatório, são sugeridos e listados no lado direito do relatório, os títulos a serem gerados em Renegociações que ainda não foram atualizadas.

A emissão desse relatório apresenta do lado direito os DNI’s – Depósitos Não Identificados que são considerados ou não, dependendo das seleções de Data de transação, estabelecimento, portador e código do título (DNI).Dessa forma, são listados todos os DNI’s respeitando as faixas determinadas, mesmo que não seja apresentado possível título relacionado.

Ao lado direito do relatório são listados para cada DNI os possíveis títulos relacionados, respeitando as seleções determinadas e as verificações de Vencimento em relação à data de transação de Cada DNI e do Valor dos títulos.

Juros

Quando assinalado, determina que deve ser considerado o valor dos juros para determinar os títulos candidatos à conciliação com os títulos de DNI.

Importante:

Quando parametrizado para considerar os juros, o sistema identificará o valor de juros a ser cobrado, desde que a data do Depósito Não Identificado seja superior ao vencimento do título, mais o prazo de carência de juros. Os juros serão calculados como juros simples ou compostos, conforme informado no título. Esse valor de juros calculado será somado ao valor líquido do título, na comparação com o valor do depósito não identificado.

Multa

Quando assinalado, determina que deve ser considerado o valor da multa para determinar os títulos candidatos à conciliação com os títulos de DNI.

Importante:

Quando parametrizado para considerar a multa, o sistema identificará o valor de multa a ser cobrado, desde que a data do Depósito Não Identificado seja superior ao vencimento do título, mais o prazo de carência de multa. Esse valor de multa calculado será somado ao valor líquido do título, na comparação com o valor do depósito não identificado.

Desconto

Quando assinalado, determina que deve ser considerado o valor do desconto para determinar os títulos candidatos à conciliação com os títulos de DNI.

Importante:

Quando parametrizado para considerar o desconto, o sistema identificará o valor de desconto a ser concedido, desde que a data do Depósito Não Identificado seja anterior ou na mesma data do vencimento do título. Caso o título tenha uma condição de cobrança, será utilizado o percentual de desconto nela informado, para cálculo do valor de desconto. Esse valor de desconto calculado será subtraído do valor líquido do título, na comparação com o valor do depósito não identificado.

Abatimento

Quando assinalado, determina que deve ser considerado o valor do abatimento para determinar os títulos candidatos à conciliação com os títulos de DNI.

Importante:

Quando parametrizado para considerar o abatimento, o sistema identificará o valor de abatimento a ser concedido, desde que a data do Depósito Não Identificado seja anterior ou na mesma data do vencimento do título. Caso o título tenha uma condição de cobrança, será utilizado o percentual de abatimento nela informado, para cálculo do valor de abatimento. Esse valor de abatimento calculado será subtraído do valor líquido do título, na comparação com o valor do depósito não identificado.

Estab – à

Inserir os códigos inicial e final dos estabelecimentos, determinando uma faixa a ser considerada. Dessa forma, são listados no relatório os DNI’s relacionados aos estabelecimentos determinados.

Portad – à

Inserir os códigos inicial e final dos portadores, determinando uma faixa a ser considerada. Dessa forma, são listados no relatório DNI’s relacionados aos portadores determinados.

Título – à

Inserir os códigos inicial e final de DNI’s, determinando uma faixa a ser considerada. Dessa forma, são listados no relatório os DNI’s registrados com códigos determinados.

Mostra Títulos

Determinar nesse quadro quais os títulos a serem analisados e considerados para o relacionamento com os DNI’s listados. As opções são:

Do Estabelecimento do DNI – Determina que para cada DNI listado devem ser apenas analisados os títulos relacionados ao estabelecimento do DNI.

Estab – à  -  Inserir os códigos inicial e final dos estabelecimentos, determinando uma faixa a ser considerada. Nesse caso, para cada DNI são analisados e sugeridos títulos relacionados aos estabelecimentos da faixa inserida.

Importante:

Esses campos não são habilitados quando assinalada a opção “Do Estabelecimento do DNI”.

Espécie – à

Inserir os códigos inicial e final de espécie do título, determinando uma faixa a ser considerada. Dessa forma, são analisados e listados no relatório os títulos de espécies determinados.

Cliente – à

Inserir os códigos inicial e final de clientes, determinando uma faixa a ser considerada. Dessa forma, são analisados e listados no relatório os títulos de clientes determinados.

Portador – à

Inserir os códigos inicial e final do portador, determinando uma faixa a ser considerada. Dessa forma, são analisados e listados nesse relatório os títulos relacionados aos portadores determinados.

Cond Cobr – à

Inserir os códigos inicial e final de condições de cobrança, determinando uma faixa a ser considerada. Dessa forma, são analisados e listados os títulos relacionados a condições de cobrança determinadas.

Destino

Assinalar uma das opções que determina o destino de impressão do resultado gerado. Veja mais informações na descrição do conceito Opções de Destino.

Execução

Assinalar uma das opções, determinando se a forma de execução desse programa deve ser on-line ou batch. Veja mais informações na descrição do conceito Formas de Execução.

Imprime Parâmetros

Ao assinalar esse campo, os parâmetros utilizados nessa execução são apresentados na última página do relatório gerado.

Linhas

Exibe o número de linhas padrão para a listagem a ser emitida, sendo que esse número pode ser aqui alterado.

Colunas

Esse campo exibe o número de colunas padrão para a listagem a ser emitida, sendo que esse número não pode ser alterado.

Campos Variação Vencimento - Dias Antes / Dias Depois

Inserir nesses campos as quantidades de dias a serem analisadas para verificação de vencimento de títulos, tomando por base a data de transação de cada DNI.

Exemplo:

Implementado um DNI com data de transação 11/01/2000, no valor de $ 1.000,00 e informado nos campos:

Dias Antes        10

Dias Depois      10

Dessa forma, para o depósito não Identificado são analisados os títulos que possuem vencimento entre 01/01/2000 e 21/01/2000, sendo efetuadas as validações de valor para que os títulos sejam listados na relação do DNI.

Importante:

Caso os valores desses campos sejam iguais a zero, são analisados os títulos de vencimentos idênticos ao da data de transação do DNI.

 

Conteúdos Relacionados:

É pré-requisito para a implementação desse programa a existência de registros de títulos do tipo DNI – Depósitos Não Identificados.