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  • Apontamento de Inventário Florestal_INFM0008


Objetivo: Inventário florestal é a ação que busca conhecer a floresta para otimizar a sua utilização. É executado periodicamente ou meses antes do uso da floresta, e gera conhecimento qualitativo (quais espécies, condições de sanidade, etc.) e quantitativo (quantidade de árvores, de volume de madeira, etc.) sobre o povoamento florestal. No Apontamento de Inventário Florestal é possível registrar os dados levantados na floresta para posteriormente processar e obter os resultados nos diferentes níveis (Projeto, Local de Produção, Parcela e etc.). Os dados apontados em campo são configuráveis de acordo com o Método de Inventário utilizado no Projeto.
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Dados
Objetivo: Dados principais do apontamento, como o Projeto de Inventário, Medição, Data, Local de Produção e Parcela.



Campos Obrigatórios:

  • Projeto de Inventário: Projeto de Inventário florestal. De acordo com o Método do Projeto de Inventário são carregadas as Variáveis ao nível de Planta e ao nível de Parcela. O Projeto de Inventário deve estar previamente cadastrado para a Unidade Administrativa corrente. (Tamanho do campo: 10 caracteres).
  • Medição: Medição do Projeto que está sendo realizada (Primeira medição, Segunda medição e etc.). A Medição deve estar previamente cadastrada para o Projeto informado e não pode estar finalizada. (Tamanho do campo: 10 caracteres).
  • Data: Data de realização do levantamento de Inventário. A data deve ser menor ou igual à data atual.
  • Ano Agrícola: Ano Agrícola ao qual pertence o Local de Produção em que se está fazendo o levantamento de Inventário. O Ano Agrícola deve estar previamente cadastrado para o Projeto de Inventário informado. Quando não configurado "Utiliza Ano Agrícola" na Configuração do Local de Produção, o campo Ano Agrícola fica invisível. (Tamanho do campo: 10 inteiros)
  • Período de Produção: Período de Produção ao qual pertence o Local de Produção em que se está fazendo o levantamento de Inventário. O Período de Produção deve estar previamente cadastrado para o Ano Agrícola e Projeto de Inventário informado. (Tamanho do campo: 10 inteiros)
  • [Fazenda]: [Fazenda] a qual pertence o Local de Produção em que se está fazendo o levantamento de Inventário. A [Fazenda] deve estar previamente cadastrada para o Projeto de Inventário informado. (Tamanho do campo: 6 inteiros)
  • [Setor]: [Setor] ao qual pertence o Local de Produção em que se está fazendo o levantamento de Inventário. O [Setor] deve estar previamente cadastrado para a [Fazenda] e Projeto de Inventário informado. Quando não configurado "Utiliza [Setor]" na Configuração do Local de Produção, o campo [Setor] fica invisível. (Tamanho do campo: 6 caracteres)
  • [Talhão]: Local de Produção em que se está fazendo o levantamento de Inventário. O [Talhão] deve estar previamente cadastrado para o [Setor] e Projeto de Inventário informado. (Tamanho do campo: 6 caracteres)
  • Parcela: Parcela do Local de Produção em que se está fazendo o levantamento de Inventário. A Parcela deve estar previamente cadastrada para o [Talhão] informado e Medição (se for Parcela temporária). (Tamanho do campo: 10 caracteres).


Demais Campos:

  • Número: Número da Ficha de Campo. Ao ser informado o Número da Ficha o sistema já irá carregar os dados que foram impressos na Ficha de Campo. Não pode existir mais de um apontamento com o mesmo Número para a mesma Unidade Administrativa. (Tamanho do campo: 10 inteiros).
  • Idade: Campo calculado com a Idade do [Talhão] nada data do apontamento. Ao lado da idade indica a Unidade de Medida da Idade (dia, semana, mês, ano e etc.). O cálculo da idade é de acordo com a Data de Plantio ou Data da última colheita ou Data de Emergência (configuração no cadastro de Cultura/Ocupação).
  • Número Coletor: Número do Coletor de dados em que foi realizado o apontamento. (Quando realizado por dispositivo móvel).
  • Usuário: Nome do Usuário do Aplicativo Móvel que realizou o apontamento. (Quando realizado por dispositivo móvel).


Demais validações:

  • Não é permitido possuir mais de um apontamento para o mesmo Local de Produção, Parcela e Medição mesmo que em dias diferentes.


Variáveis
Objetivo: Informar as variáveis no apontamento ao nível de Parcela, como por exemplo, a Altura de desrama. São carregadas todas as variáveis do Nível Parcela e do Tipo Variável configuradas no Método de Inventário.


Demais Campos:

  • Variável: Descrição da variável. As variáveis são ordenadas pelo seu código.
  • Valor: Valor da variável. Campo obrigatório quando a Variável estiver configurada como obrigatória. O valor da variável depende de seu Tipo de Dado:
    • Caracter: Indica que a variável possui o Tipo de Dado alfanumérico. (Tamanho do campo: 30 caracteres).
    • Numérico: Indica que a variável possui o Tipo de Dado numérico. Se a variável possuir configuração para o valor Mínimo e/ou Máximo, seu valor será validado de acordo com a configuração. (Tamanho do campo: 10 inteiros, o número de decimais varia de 0 a 6 de acordo com a configuração para a variável).
    • Data: Indica que a variável possui o Tipo de Dado data.
    • Cadastro Auxiliar: Indica que a variável possui o Tipo de Dado "Cadastro Auxiliar". Quando o Tipo de Dados for do tipo Cadastro Auxiliar seu valor será validado com a Tabela Auxiliar configurada, onde o valor pode ou não ser por Unidade Administrativa de acordo com a configuração da Tabela Auxiliar.


Observação
Objetivo: Informar observações identificadas no Apontamento de Inventário Florestal.


Demais Campos:

  • Observação: Observação identificada no Apontamento de Inventário Florestal. (Tamanho do campo: 300 caracteres).


Fotos
Objetivo: Registrar as fotos retiradas no levantamento de Inventário Florestal.


Demais Funcionalidades:

  • Foto: Ao selecionar a Foto a mesma é exibida à direita.
  • Enviar: Envia (upload) a foto retirada.
  • Remover: Remove a foto selecionada.
  • Ampliar: Amplia a foto selecionada.


Plantas
Objetivo: Informar as variáveis no apontamento ao nível de Planta/Árvore, como por exemplo, a Circunferência na Altura do Peito e a Altura. São carregadas todas as variáveis do Nível Planta/Árvore e do Tipo Variável configuradas no Método de Inventário.
Campos Obrigatórios:

  • Árvore: Código da Planta/Árvore. Ao inserir uma nova linha o sistema sugere automaticamente o número da árvore de maneira sequencial. No mesmo apontamento não pode existir mais de um registro para a mesma Planta/Árvore. A coluna Árvore permanece fixa na rolagem da barra horizontal. É permitido incluir/excluir árvores. Ao salvar o Apontamento, se a Planta/Árvore não estiver cadastrada para a Parcela a mesma será incluída automaticamente com a Situação Inicial da Planta configurada nas Configurações Gerais.


Demais Campos:

  • Variável: Descrição da variável. As variáveis são ordenadas da esquerda para a direita pelo seu código.
  • Valor: Valor da variável. Campo obrigatório quando a Variável estiver configurada como obrigatória. O valor da variável depende de seu Tipo de Dado:
    • Caracter: Indica que a variável possui o Tipo de Dado alfanumérico. (Tamanho do campo: 30 caracteres).
    • Numérico: Indica que a variável possui o Tipo de Dado numérico. Se a variável possuir configuração para o valor Mínimo e/ou Máximo, seu valor será validado de acordo com a configuração. (Tamanho do campo: 10 inteiros, o número de decimais varia de 0 a 6 de acordo com a configuração para a variável).
    • Data: Indica que a variável possui o Tipo de Dado data.
    • Cadastro Auxiliar: Indica que a variável possui o Tipo de Dado "Cadastro Auxiliar". Quando o Tipo de Dados for do tipo Cadastro Auxiliar seu valor será validado com a Tabela Auxiliar configurada, onde o valor pode ou não ser por Unidade Administrativa de acordo com a configuração da Tabela Auxiliar.


Filtros
É obrigatório informar ao menos um filtro.
Demais Filtros:

  • Data Inicial: Data inicial para filtro dos Apontamentos de Inventário Florestal. A Data inicial deve ser menor ou igual à Data final.
  • Data Final: Data final para filtro dos Apontamentos de Inventário Florestal. A Data final deve ser maior ou igual à Data inicial.
  • Número: Número da ficha de apontamento.
  • Projeto de Inventário: Projeto de Inventário florestal. O Projeto de Inventário deve estar previamente cadastrado para a Unidade Administrativa corrente.
  • Medição: Medição do Projeto do Projeto de Inventário. A Medição deve estar previamente cadastrada e pertencer ao Projeto informado (se informado o Projeto).
  • Ano Agrícola: Ano Agrícola ao qual pertence o Local de Produção. O Ano Agrícola deve estar previamente cadastrado.
  • Período de Produção: Período de Produção ao qual pertence o Local de Produção. O Período de Produção deve estar previamente cadastrado para o Ano Agrícola informado.
  • [Fazenda]: [Fazenda] a qual pertence o Local de Produção. A [Fazenda] deve estar previamente cadastrada para a Unidade Administrativa corrente.
  • [Setor]: [Setor] ao qual pertence o Local de Produção. O [Setor] deve estar previamente cadastrado para a [Fazenda] informada.
  • [Talhão]: Local de Produção. O [Talhão] deve estar previamente cadastrado para o [Setor] informado.
  • Parcela: Parcela do Local de Produção e Medição (se for Parcela temporária). A Parcela deve estar previamente cadastrada.
  • Usuário de Dispositivo Móvel: Usuário de Dispositivo Móvel que realizou o apontamento. O usuário deve estar previamente cadastrado para a Unidade Administrativa corrente.


Demais Funcionalidades:

  • Importar Dados: Direciona para tela de importação de apontamentos realizados em dispositivo móvel.
  • Imprimir: Direciona para tela de Relatório de Apontamento de Inventário Florestal preenchendo os filtros Data Inicial, Data Final, Projeto de Inventário, Medição, Ano Agrícola, Período de Produção, [Fazenda], [Setor] e [Talhão] com os valores do registro selecionado.

Salvar e Incluir: Salva o registro corrente e prepara uma nova inclusão permanecendo os valores dos campos Projeto de Inventário, Medição, Data, Ano Agrícola, Período de Produção, [Fazenda], [Setor] e [Talhão].