Árvore de páginas

Atualização de Ordens de Produção - CS0302

Visão Geral do Programa

São definidas as formas de custeio de material, GGF e mão de obra direta para cada ordem de produção, bem como, os valores orçados para cada uma dessas espécies. (Mais informações sobre formas de custeio no Processo Preparação de Informações – função Parâmetros de Custos – Pasta Parâmetros (CS0104).

Algumas informações são atualizadas automaticamente pelo módulo de Controle de Produção, conforme a ocorrência de movimentações de reportes de material, GGF e mão de obra e, portanto, não podem ser alteradas neste programa. Os campos que não são passíveis de atualização estão identificados com um asterisco (*) ao lado, na respectiva documentação da pasta a que pertence.

Importante:

As ordens de produção devem ter sido cadastradas previamente no módulo de Controle de Produção.

Dependendo do estado da ordem, será permitido ou não modificá-lo para terminada ou iniciada. Para entender o processo de alteração, atentar para a situação descritas abaixo:

  • Uma ordem de produção passa para o status de valorizada somente quando os saldos à débito e crédito estiverem zerados para as diversas moedas e a mesma estiver com o estado de terminada antes do cálculo do médio para o custo batch.

Para entender melhor os processos de criação e valorização de ordens de produção, é importante verificar os seguintes tópicos dos manuais:

Ordens Produção

Objetivo da tela:

Atualizar as informações de ordens de produção e que influenciam no custeio dos produtos fabricados.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:Descrição:

Terminar Ordens de Produção

Quando acionado, apresenta a tela Termina Ordens Produção (CS0305).

Detalhes da Ordem

Quando acionado, apresenta a tela Detalhe da Ordem de Produção.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Ordem

Exibe a ordem aberta na empresa para controlar a fabricação do item.

Nota:

O estado da ordem é atualizado pelo módulo de Produção que é o responsável pelo gerenciamento de ordens.
Item

Exibe o item constante da ordem de produção e controlado por esta.

Nota:

O item é atualizado pelo módulo de Produção.

Se o módulo de Estoque estiver integrado e o de Custos não, o item deve ser de controle físico, a não ser que esteja identificado como débito direto; já no caso de o módulo de Custos estar com a condição de integrado, o tipo de controle do item não pode ser consignado. O item não pode ter também a condição obsoleto

Detalhe da Ordem de Produção

Objetivo da tela:

Verificar informações específicas da ordem de produção.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Data Início

Exibe a data de início da ordem de produção, calculada de acordo com os parâmetros determinados no módulo.

Data Término

Exibe a data de término da ordem de produção cadastrada.

Essa data deve estar enquadrada dentro de um período de produção e ser ajustada para o término do período

Nota:

Quando informada a data de término, o sistema se encarrega de calcular a data de início da ordem, acrescida do tempo de ressuprimento do item, gasto com a fabricação; se essa data não coincidir com a de início de um período de produção, deve ela ser ajustada para o início do período seguinte.

Data Transação

Exibe a data em que ocorreu o último reporte da ordem.

Qtde

Exibe a quantidade efetiva registrada no último reporte da ordem.

Qtde Ord

Exibe a quantidade total constante da ordem de produção.

Qtde Produzida

Exibe a quantidade já produzida da ordem de produção.

Qtde Refugo

Exibe a quantidade refugada registrada para a ordem de produção.

Ord Valorizada

Quando assinalado, define que a ordem de produção não poderá ser alterada em Custos, devendo primeiramente ser descalculada no módulo de Estoque para permitir posterior modificação do seu estado.

Representa a ordem valorizada pelo cálculo do médio.

Ordens Produção – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Estabelecer parâmetros que limitam a seleção dos dados a serem considerados na atualização das informações de ordens de produção.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Ordem Terminada

Quando assinalado, define que o estado da ordem de produção cadastrada está terminado.

Ao assinalar esse campo e confirmar as alterações por intermédio do botão “salvar”, o sistema atualiza a situação da ordem para terminada. Ao contrário, se desmarcado, a ordem de produção passa de terminada para iniciada.

Importante:

Somente é possível alterar a situação da ordem em Custos se essa ainda não foi valorizada. Para as ordens já valorizadas, o campo Ordem Terminada estará desabilitado para o usuário, conforme já comentado anteriormente.

Conta Ordem

Inserir o número que identifica a conta contábil utilizada para acolher lançamentos referentes à ordem de produção cadastrada.

Nesta conta é creditado o valor do produto acabado e debitado o custo dos materiais, GGF e da mão de obra direta aplicados.

A conta da ordem de produção deve ser do tipo ativo ou do passivo e também deve ser uma conta de sistema, definida no cadastro de contas da empresa (ver detalhes Função Cadastros Gerais - Manutenção Contas Contábeis); já em relação ao Estoque, esta deve ser definida como uma conta de ordens de serviço (ver detalhes manual de Referência Cadastros Gerais – Processo Manutenção Cadastros Gerais – Manutenção Contas Sistema).

Nota:

A conta da ordem é informada nos parâmetros de Produção (Parâmetros Controle Produção (CP0106)).

Portanto, este campo não é habilitado para atualização no módulo de Custos.

Cálculo Custo Material

Selecionar o tipo de cálculo para custear o material utilizado na ordem de produção cadastrada. As opções disponíveis são:

  • Proporcional: representa o custo do material proporcional, quando o total reportado representa a quantidade efetivamente produzida da Ordem.
  • Total Requisitado: representa o custo do material total reservado, quando a quantidade reportada representa a totalidade do material da ordem, conforme as reservas alocadas.

Nota:

Os campos Cálculo Custo Material, GGF e MOB são inicializados obedecendo sempre o tipo de custo definido nos parâmetros do Módulo de Custos.

Mais informações em: Parâmetros Custos – Pasta Parâmetros (CS0104), podendo ser alterados neste programa (Atualização Ordens de Produção), desde que a situação da ordem permita executar tal procedimento.

Cálculo Custo GGF

Selecionar a forma de cálculo utilizada na apuração dos custos gerais de fabricação (GGF) da ordem de produção.

  • Proporcional: o sistema considera o total de GGF existente como destinado à produção integral da Ordem; neste caso, o cálculo do GGF aplicado é efetuado de forma proporcional, em relação à quantidade total da ordem.
  • Total: considera o total de GGF como tendo sido integralmente utilizado para produzir a quantidade reportada da Ordem.

Cálculo Custo MOB

Selecionar a forma de cálculo do custo da mão de obra direta aplicada na ordem de produção cadastrada, se proporcional ou total. As definições para a forma de custeio são idênticas a descrita anteriormente para o GGF.

Reporta GGF

Selecionar a forma de reporte de GGF para uma ordem de produção, se pelo real ou padrão.

  • Real - Para esta opção será considerado o tempo efetivamente gasto para produzir o item da ordem e informado no programa de reporte de GGF (CS0306), existente no módulo de Custos.
    O tempo apontado poderá ser para produzir a quantidade fabricada do mês (total) ou incorporar o trabalho desenvolvido nos demais itens que ainda não foram concluídos (proporcional).
  • Padrão - Gera movimento de GGF automaticamente no momento do reporte de acabado, com base nas operações do item. Nesta opção é possível realizar lançamentos pelo real, neste caso, o sistema irá somar a quantidade de horas para a ordem (padrão + real).

Reporta MOB

Selecionar a forma de reporte de mão de obra direta para uma ordem de produção, podendo ocorrer pelo real ou pelo padrão.

  • Real - Se parametrizada esta opção, o sistema irá considerar o tempo efetivamente gasto para produzir o item da ordem e informado no programa de reporte de mão de obra (CS0304), existente no módulo de Custos.
    O tempo apontado poderá ser para produzir a quantidade fabricada do mês (total) ou incorporar o trabalho desenvolvido nos demais itens que ainda não foram concluídos (proporcional).
  • Padrão - Gera movimento de mão de obra direta automaticamente no momento do reporte de acabado, com base nas operações do item. Nesta opção é possível realizar lançamentos pelo real, neste caso, o sistema irá somar a quantidade de horas para a ordem (padrão + real).

Nota:

No reporte pelo padrão, são gerados movimentos de mão de obra, somente para os tempos homem ou máquina, não considerando o tempo de preparação.

No momento do reporte do acabado, é efetuada a apropriação da mão de obra proporcional à quantidade do reporte.

Mais informações em: Reporte de Mão de Obra (CS0301); Processo Apropriação do Custo Contábil – Comparativo Real/Padrão de Materiais e Mão de Obra (CS0501).

Ordens Produção – Pasta Comentário

Objetivo da tela:

Apresentar a narrativa ou observação existente para a ordem de produção.

Não pode ser atualizada pelo módulo de Custos.

Ordens Produção – Pasta GGF

Objetivo da tela:

Informar os valores orçados dos gastos gerais de fabricação nas três moedas parametrizadas no Estoque (moeda oficial e duas alternativas).

Nota:

Os gastos gerais de fabricação (GGF) apresentados neste programa são aqueles definidos nos parâmetros de Custos.

Mais informações em: Parâmetros de Custos (CS0104).

Ordens Produção – Pasta Mob/Mat

Objetivo da tela:

Informar os valores orçados de mão de obra direta (MOB) e material nas três moedas utilizadas pelo Estoque.

Nota:

Os valores orçados de material e mão de obra serão utilizados posteriormente em consultas gerenciais para comparação de Custos.

 

Conteúdos Relacionados:

Segurança por Estabelecimento – Custos