Páginas filhas
  • RMCTB00001_Orientação sobre Inconsistência do centro de custo ECD X ECF

Assunto

Produto:

TOTVS Gestão Contábil 

Versões:

 12.1.17

Ocorrência:

Orientação sobre Inconsistência do centro de custo ECD X ECF

Ambiente:


Passo a passo:

 Regra de acordo com a ECF:

Como regra a ECF valida que se uma conta contábil tem movimentação para um determinado centro de custo esta mesma conta não pode ter movimentação sem centro de custo.

 Regras de acordo com o SPED Contábil:

Já o SPED Contábil não aplica a mesma validação da ECF, ou seja, caso uma conta contábil tenha movimentação com centro de custo esta mesma conta contábil pode ter movimentação sem centro de custo.

Importante:

Ressaltamos que o centro de custo é uma informação gerencial e que o usuário poderá optar em não enviar, para isto basta acessar o cadastro de centro de custo e desmarcar a opção ““Enviar para o SPED Contábil”, porém se o usuário optar em enviar o centro de custo todas as movimentações que se enquadra na regra: “Caso uma conta contábil tenha movimentação com centro de custo esta mesma conta contábil não deveria ter movimentação sem centro de custo” deverão ter o centro de custo preenchido.

Quando temos a situação de termos a ECD sem centro de custo e ECF com centro de custo, nos deparamos com as seguintes mensagens:

 Observação:

Recomendamos que ao recuperar o arquivo da ECD mantenha a opção em destaque desmarcada, pois a ECF gerada pelo RM já preenche informações do registro K155, K355.

Se a opção em destaque estiver marcada e o usuário não enviou na ECD o plano de contas referencial e seus respectivos mapeamentos ou existir divergência no mapeamento referencial em função do centro de custo, será apresentado o erro abaixo:

Se a opção em destaque estiver desmarcada (recomendado), ao recuperar o arquivo da ECD para ECF podem ser apresentadas advertências em relação ao registro E155 (gerado a partir do arquivo da ECD) com K155.

Observação: Advertência não impede o envio do arquivo.

Lembrando:

Isso ocorre quando na ECF é recuperado o arquivo da ECD nas seguintes situações:

- O cliente entregou a ECD sem ajustar a movimentação conforme as regras relatadas acima , porém ao entregar a ECF ajustou a movimentação de sua base.

- Após a entrega da ECD o cliente realizou algum ajuste nas movimentações e que irão impactar nos centros de custos.


Eliminando a advertência/erro

  •  Ajustar as movimentações da base de dados que se enquadre na regra  “Caso uma conta contábil tenha movimentação com centro de custo esta mesma conta contábil não deveria ter movimentação sem centro de custo”

Ajustando as Movimentações

  • Se o usuário optar em não enviar o centro de custo basta acessar o cadastro de centro de custo e demarcar a opção “Enviar p/ SPED”.

É importante avaliar esta opção juntamente com o contador da empresa, pois uma vez enviado o centro de custo, logo este ano também deverá ser enviado, principalmente em casos que a ECF anterior também é recuperada.

  • Se o usuário optar em ajustar as movimentações, poderá utilizar a ferramenta de preenchimento de centro custo desenvolvida como facilitador.

Acesse o menu: Escrituração Contábil/Ferramentas/Preenchimento do Centro de Custo nas Movimentações (Regra SPED/ECF)

  • Após os ajustes citados acima execute o processo de associação dinâmica do centro de custo com o plano de contas referencial.

http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/CTB/CTB.PlanoContaParaleloAssociacaoDinamica.aspx

  • Gerar a ECD novamente já com as movimentações ajustadas, deverá proceder com a substituição.
  • Gerar a ECF novamente recuperando o arquivo da ECD contendo as movimentações ajustadas.


Observações:

 Preferencialmente execute o processo acima em base de homologação primeiramente e após validar o resultado final, execute em base oficial.