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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Microsiga Protheus

Módulo

SIGAGPE - Gestão de Pessoal

Segmento Executor

Serviços

Projeto1

RHRH001

EPIC1

RHRH001-115

Story1

RHRH001-115

Atividade1

RHRH001-135

Chamado2

 

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

Transferir o processo de Controle disciplinar existente no módulo Gestão de Serviços(SIGATEC) para o módulo de Gestão de Pessoal(SIGAGPE), onde passará a ser exclusivamente executada através de disciplinas aplicadas a funcionários e realizando integrações com o módulo de controle de ponto (SIGAPON).

A transferência envolverá além dos cadastros básicos para disciplinas, a sua funcionalidade principal sobre gestão disciplinar. Outras funcionalidades como a gestão de investigação e ocorrências continuarão a serem executadas a partir do módulo de serviços (SIGATEC).

Essas funcionalidades podem funcionar de maneira isolada e independente do controle disciplinar possuindo forte dependência em relação aos armamentos e os atendentes envolvidos.

 

Definição da Regra de Negócio

Para se manter a ordem e a disciplina no ambiente de trabalho o empregador pode aplicar determinadas penalidades, mas de forma moderada, uma vez que a CLT protege o trabalhador contra as arbitrariedades que possam extrapolar o poder diretivo do empregador.

Essas penalidades podem ser:

  • Advertência: é um aviso ao empregado para que ele tome conhecimento de que seu comportamento está em desacordo com as normas e procedimentos estabelecidos pela empresa em relação às suas atribuições e obrigações como empregado.
  •  A suspensão disciplinar: é uma penalidade dada ao empregado com caráter mais enérgico. Visa disciplinar, resgatar o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa.

Sendo assim, as funcionalidades e regras abaixo deverão ser preparadas para atender esse requisito!

Definição Técnica - Controle Disciplinar

Migração de Tabelas

  • Solicitar a migração das tabelas abaixo para o owner SIGAGPE:
    • TIQ - Tipo de Disciplina;
    • TIS - Motivos para Disciplinas;
    • TIV - Pontuação Mérito/Disciplinar;
    • TIR - Regra Aplicação Disciplinar;
    • TIT - Disciplinas;
    • TIU - Processo de Disciplina.

Alteração de Menu

  • Necessitamos criar fontes para substituir a nomenclatura utilizada no módulo Gestão de Serviços; 
  • Criar um grupo em "Atualizações", com o nome "Controle Disciplinar" com os seguintes novos itens, na respectiva ordem:
    • GPEA645 – Cadastro de disciplina, antiga funcionalidade TECA410;

    • GPEA641 – Cadastro de motivos de disciplina, antiga funcionalidade TECA420;
    • GPEA642 – Cadastro de pontuação disciplinar, antiga funcionalidade TECA430;
    • GPEA643 – Gestão disciplinar, antiga funcionalidade TECA440;

    • GPEA644 – Consultar disciplinas, antiga  funcionalidade  TECA590. 

   Neste requisito, iremos tratar dos apenas dos cadastros.

Cadastros Básicos 

  • Dentre os cadastros básicos deveremos criar os fontes GPEA645, GPEA641 e GPEA642, que serão baseados respectivamente nos cadastros pré-existentes TECA410, TECA420 e TECA430 do módulo de Gestão de Serviços (SIGATEC);
  • Em relação ao novo cadastro GPEA642 relacionado a pontuação disciplinar, deverá ter sua função AT430GRV() revisada, pois funcionários que não são atendentes poderão ser pontuados na tabela TIT de controle disciplinar.   
  • Nenhum novo campo será necessário incluir nas tabelas e relacionamentos que envolvem esses cadastros.


Tipos de Disciplinas

Atualizações > Controle Disciplinar > Tipos de Disciplina


Os tipos de disciplina podem ser classificados como Punição ou Mérito e para cada um é necessário descrever o motivo pelo qual os funcionários receberão Méritos ou Punições. As informações devem ser inseridas no momento da aplicação disciplinar.

Ao acessar a rotina é exibido um browse com os registros cadastrados. As opções são: Incluir, Alterar, Imprimir browse e Outras Ações, que por sua vez, possui os itens Excluir, Imprimir e Copiar.


Os campos são:

. Tipo (TIS_TIPO): selecionar entre 1-Punição ou 2-Mérito. Se deixado em branco, é emitida uma mensagem de alerta "Preencher com o Tipo de Disciplina. 1=Punição ou 2=Disciplina". Campo obrigatório.

. Código (TIS_CODIGO): campo gerado automaticamente pelo sistema. Não pode ser alterado.

. Descrição (TIS_DESCRI): descreva um motivo pelo qual os funcionários receberão Méritos ou Punições. Campo obrigatório. 

 

Exemplo:

Tipo: Punição

Código: 000001

Descrição: Abandono de posto durante o expediente.


Para alterar, excluir ou copiar um registro, posicione o cursor sobre um registro do browse na tela inicial e clique em Alterar, Outras Ações > Excluir ou Outras Ações > Copiar, respectivamente.



Disciplina

Atualizações > Controle Disciplinar > Disciplina

 

A disciplina não é apenas um processo de punição (advertência ou suspensão), ela engloba também pontuações periódicas oferecidas como méritos a todos os funcionários da corporação.

Por exemplo, no início do ano de 2014, a empresa atribui 100 pontos para todos os funcionários. Porém, um determinado funcionário durante este mesmo ano recebeu uma advertência que tem peso 10 pontos e duas faltas injustificadas que tem peso 5 pontos (parametrizados também pelas condições internas de cada empresa), contudo, este funcionário passará a ter uma pontuação negativa de 20 pontos que deve ser abatida dos 100 pontos iniciais que recebeu no início do ano.

Cada funcionário deverá ter seu próprio histórico o qual deve apresentar os números de sua pontuação, constando as punições e os méritos que conquistou.

O histórico deve apresentar a vida profissional durante sua permanência na empresa, com pontos positivos e negativos, contendo a descrição do ocorrido com a data e horário do fato, bem como, o posto em que o funcionário estava alocado durante o evento. Os dados de quem aplicou a punição também é muito importante neste histórico. Tudo isso pode ser consultado através da rotina Consultar Disciplinas, que será tratado no requisito ER_Gestão_Disciplinar (Controle).

Ao acessar a rotina é exibido um browse com os registros cadastrados. As opções são: Incluir, Alterar, Imprimir browse e Outras Ações, que por sua vez, possui os itens Excluir, Imprimir e Copiar.


A tela é dividida em duas partes: a parte de cima onde se informa os dados da disciplina e a parte de baixo onde pode (opcional) ser feito o cadastramento da regra,  definindo a quantidade de punições que o funcionário pode receber e qual será a próxima punição sugerida a aplicar, conforme a parametrização.

Os campos da parte de cima são: 

. Tipo (TIQ_TIPO): selecione entre 1-Punição ou 2-Mérito. Se deixado em branco, é emitida uma mensagem de alerta "Preencher com o Tipo de Disciplina".Campo obrigatório.

. Código (TIQ_CODIGO): campo gerado automaticamente pelo sistema. Não pode ser alterado.

. Descrição (TIQ_DESCR): informe o motivo da punição ou mérito. Campo obrigatório.

. Cabeçalho (TIQ_TEXTO1): preencher com o texto do cabeçalho para disciplina. Este Texto será incorporado na impressão da disciplina e estará disposto abaixo das informações do funcionário que receberá a disciplina. Campo não é obrigatório.

. Complemento (TIQ­_TEXTO2): preencher com o texto complemento da disciplina. Este Texto será incorporado na impressão da disciplina e estará disposto abaixo do campo cabeçalho. Campo não é obrigatório.

 

Os campos da parte de baixo são:

 . Código (TIR_CODIGO):  campo gerado automaticamente pelo sistema. Não pode ser alterado.

. Quantidade (TIR_QTD): quantidade de disciplina do mesmo tipo a serem aplicadas. Campo obrigatório.

. Sugere (TIR_SUGERI): preencha com 1=Sim ou 2=Não se será sugerida a aplicação para próxima disciplina.

. Disciplina (TIR_SUGEST): preencher com a Disciplina que deve ser sugerida para nova aplicação, levando em consideração a quantidade da mesma disciplina que já foi aplicada. Consulta padrão na tabela TIQ-Tipo de Disciplina. Campo obrigatório.

. % Perda PLR (TIR_PPERDA): preencha com percentual que o funcionário irá perder em PLR. Aceita números positivos ou negativos. Esse campo não será exibido se a rotina for acessado pelo módulo SIGAGPE e o parâmetro                                                MV_TECXRH for .F..  

Observação:  o parâmetro MV_TECXRH  define se o Gestão de Serviços está integrado com o RH do Microsiga Protheus e seus valores podem ser .T. quando houver a integração e .F. quando não existir a integração.

. Pontuação (TIR_PONTO): preencher com pontuação que deverá receber ao receber a disciplina. Aceita números positivos ou negativos. Campo obrigatório.

                 

Exemplo:

Tipo: Punição

Código: 000001

Descrição: Advertência Verbal.

Cabeçalho:

A responsabilidade profissional é requisito básico para o desempenho de toda e qualquer função. Porém, este não tem sido o seu procedimento, muito embora tenha sido sistematicamente orientado quanto a esta necessidade, pois, deixou de cumprir seu dever quando:

 

Complemento:

Portanto, considerando-se todo o acima exposto, estamos ADVERTINDO-O que, em caso de reincidência ou mesmo outro ato de indisciplina ou insubordinação, seremos compelidos a aplicar-lhe punição disciplinar com rigor que no faculta a legislação pertinente.

 Ou

Portanto, considerando-se todo o acima exposto, estamos aplicando-lhe punição disciplinar, com a sua SUSPENSÃO do trabalho, por dias a contar desta data, devendo o senhor retornar ao trabalho no dia seguinte imediato ao do cumprimento desta presente punição, apresentando-se em seu horário normal de jornada, no posto de serviços. Salientamos que, em caso de reincidência, seremos compelidos a aplicar-lhe punição severa, dentro do que nos é permitido pela legislação vigente.

 

Observação: Antes de criar as regras do grid, cadastre antecipadamente todos os tipos de disciplina (advertência Verbal, Advertência Formal, Suspensão, Suspensão 3 dias, Demissão etc.)., e depois pode ser efetuada uma alteração incluindo a regra utilizando essas disciplinas cadastradas anteriormente.  


Para alterar, excluir ou copiar um registro, posicione o cursor sobre um registro do browse na tela inicial e clique em Alterar, Outras Ações > Excluir ou Outras Ações > Copiar, respectivamente.

 


Pontuação 

Atualizações > Controle Disciplinar > Pontuação

 

Permite a aplicação de pontos para os funcionários, a partir da data de admissão.

Não há restrições sobre a quantidade de pontos que cada um pode receber e nem sobre o período que será contemplado. Os parâmetros devem ser definidos conforme as regras internas da empresa.

Ao acessar a rotina é exibido um browse com os registros cadastrados. As opções são: Incluir, Alterar, Imprimir browse e Outras Ações, que por sua vez, possui os itens Excluir, Imprimir e Copiar.

Os campos são:

. Código (TIV_CODIGO): campo gerado automaticamente pelo sistema. Não pode ser alterado.

. Disciplina (TIV_CODTIQ): informe o código da disciplina a ser aplicada, conforme a tabela TIQ-Tipos de Disciplina. Campo obrigatório.

. Motivo (TIV_CODTIS): informe o código do motivo da disciplina, conforme a tabela TIS-Motivos para Disciplina. Campo obrigatório.

. Descrição (TIV_DESCRI): preencha com uma descrição para o tipo da pontuação. Campo obrigatório.

. Qtd.Pontos (TIV_PONTOS): preencha com os pontos que serão atribuídos aos funcionários. Campo obrigatório.

. Admissão Até (TIV_ADMITI): preencha com a data de admissão. Somente receberão os pontos os funcionários admitidos anteriormente a data informada.


 

Exemplo:

Código: 000001

Disciplina: 000001

Motivo: 000001

Descrição: Pontuação periódica 2014

Qtd.Pontos: 100

Admissão Até: 28/02/2015


Para alterar, excluir ou copiar um registro, posicione o cursor sobre um registro do browse na tela inicial e clique em Alterar, Outras Ações > Excluir ou Outras Ações > Copiar, respectivamente.



Funcionalidades e Tabelas envolvidas

Rotina

Tipo de Operação

GPEA645 – cadastro de disciplina[Criação]

TECA410 – cadastro de disciplina

[Envolvida]

GPEA641 – cadastro dos motivos de disciplina[Criação]

TECA420 – cadastro dos motivos de disciplina

[Envolvida]

GPEA642 – cadastro de pontuação[Criação]

TECA430 – cadastro de pontuação

[Envolvida]


Tabela EnvolvidasDescrição
TIQTipo de Disciplinas
TISMotivos de Disciplinas
TIVPontuação Mérito/Disciplina
TIRRegras Aplicação Disciplinar
TITControle Disciplinar
TIUProcesso Disciplinar
SRAFuncionários



 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.