Árvore de páginas

Unidade de Negócio no Item da Nota

Quando da manutenção de Documentos (RE1001), o usuário do recebimento somente pode alterar a unidade de negócio do documento de entrada quando, no programa Parâmetros Usuário do Recebimento (RE0101), estiver assinalado o campo Pede Unidade de Negócio. Caso contrário o sistema efetua a sugestão da unidade de negócio, não permitindo a sua manutenção.

Importante:

O campo Pede Unidade de Negócio será habilitado sempre que o campo Unidade Negócio, localizado no programa Parâmetros de Materiais (CD1001), estiver selecionado.

Caso esse campo não esteja assinalado, será assumida a unidade de negócio sugerida pelo sistema.

Quando da inclusão ou modificação das informações correspondentes ao item da nota fiscal de recebimento, o sistema verifica se é possível a utilização da unidade de negócio para o estabelecimento informado na mesma no momento da transação da nota. Ao mesmo tempo, verifica se o usuário que se encontra digitando a nota fiscal possui autorização para movimentar a unidade de negócio em questão.

No momento da atualização da unidade de negócio informada para o item da nota fiscal de recebimento, o sistema considera as regras abaixo:

  1. Materiais Requisitados para Ordens de Produção: o sistema assume a unidade de negócio informada na ordem de produção.

  2. Materiais que Permanecerão no Estoque: nesse caso, o sistema não realizará a atualização da unidade de negócio no item informado no documento do recebimento. Nesse caso, o sistema assume a unidade de negócio informada quando do relacionamento do Item X Estabelecimento X Depósito (CD0022). Caso esse relacionamento não exista, o sistema assume a unidade de negócio informada quando do relacionamento do Item X Estabelecimento (CD0140). A unidade de negócio será determinada quando da atualização da nota fiscal em relação aos depósitos para os quais o item em questão está sendo direcionado. Caso o usuário informe uma determinada unidade de negócio no momento da inclusão dos itens que permanecerão no estoque, será emitida uma mensagem de advertência informando a situação.

  3. Materiais Requisitados para uma Conta Contábil: nesse caso, sendo que não tenha sido informada uma ordem de produção, é possível informar uma unidade de negócio para o material a ser requisitado. Quando da inclusão de itens do documento, caso o usuário não tenha informado a unidade de negócio, o sistema assume a mesma de acordo com os seguintes critérios:

  •  Se informada a ordem de compra será assumida a unidade de negócio informada na mesma.

  • Caso a mesma não tenha sido informada será assumida a unidade de negócio informada quando do relacionamento do Item X Estabelecimento X Depósito (CD0022). Se esse relacionamento não existe, o sistema assume a unidade de negócio informada quando do relacionamento do Item X Estabelecimento (CD0140). Ao mesmo tempo, se informado o depósito quando da inclusão do item do documento, será utilizado o mesmo. Se o depósito não for informado o sistema assume o depósito padrão determinado pelo recebimento quando da entrada do item no estoque.