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Informações Básicas do Bem - PAT10028

Visão Geral do Programa

Este programa é responsável por uma das principais rotinas do módulo do PATRIMÔNIO. Nele, são efetuados os cadastros e manutenções das informações básicas dos inventários, utilizadas no cálculo mensal do Patrimônio.

Controlar todos os bens adquiridos pela empresa e utilizados na manutenção de suas atividades. Com este tipo de controle, será possível realizar um acompanhamento detalhado do seu ativo fixo, seus acréscimos, reformas, reavaliações, localização, controle da depreciação, amortização, baixas, transferências, correção monetária, etc. Para efetuar o cadastro dos bens deve-se primeiramente cadastrar o inventário mestre, ou seja, incluir o inventário que conterá as informações básicas do bem, como: Tipo de Depreciação, que informa qual será a taxa de depreciação que o bem irá sofrer, Agrupamento, que relaciona o inventário à conta contábil, centro de custo e área estratégica de negócio. Este inventário será relacionado com a parcela através do inventário pai, informado no cadastro das parcelas do bem.

No inventário mestre estarão contidas as informações utilizadas para o cálculo mensal, como: centro de custo (CON10148), agrupamento que indica a que conta contábil o bem está relacionado (PAT10107), tipo de depreciação (PAT010009) que estará relacionada ao item e a AEN (Área e Linha de Negócio - VDP10056), caso a empresa utilize. Além das informações básicas, este programa também permite realizar a manutenção das parcelas dos bens; ou seja, incluir, no controle do Ativo Imobilizado da empresa, os bens e suas principais informações, como: data de aquisição, valor, descrição do bem etc.


Considerações Gerais:

  • Ao realizar a consulta de um inventário mestre, serão apresentados todos os inventários e parcelas que estão relacionados a ele, com algumas informações relevantes.  
  • Na modificação de um agrupamento ou área estratégica de negócio, o sistema automaticamente irá gerar movimentos de transferência para acerto contábil. 
  • Se a empresa não trabalhar com "lote de planta" e "setor", esses campos deverão ser deixados em branco. 
  • Se a empresa não trabalhar com o conceito de "empresa localizadora" e "estabelecimento localizador", nesses campos deverão ser informados o mesmo código da empresa corrente. 
  • A opção “Origem” permite efetuar a consulta e manutenção da parcela do inventário de forma rápida e ágil. Ao selecionar esta opção, será exibida uma tela com as informações da parcela já carregadas, permitindo a manutenção.
  • O código do estabelecimento deve estar previamente cadastrado no programa SUP0130 (Estabelecimentos da Empresa).
  • O código do centro de custo deve estar previamente cadastrado no programa CON10148 (Centros de Custo).
  • O código da área da planta e da planta deve estar previamente cadastrado no programa PAT10012 (Área).
  • O código da empresa deve estar previamente cadastrado no programa LOG00083 (Empresas).
  • O código do setor/unidade funcional deve estar previamente cadastrado no programa RHU0460 (Unidades Funcionais).

  • O código do subsetor deve estar previamente cadastrado no programa PAT10015 (Subsetores).

  • O código do agrupamento deve estar previamente cadastrado no programa PAT10107 (Agrupamentos).

  • O código do tipo de depreciação deve estar previamente cadastrado no programa PAT10009 (Tipos de Depreciação).

  • O código do recurso deve estar previamente cadastrado no programa MAN10078 (Recursos).

  • O código da área estratégica de negócio deve estar previamente cadastrado no programa VDP10056 (Linha de Produto (Área de Negócio)).

  • O tipo de baixa deve estar previamente cadastrado no programa PAT10010 (Tipos de Baixa).
  • LPAT0001 - Como alterar a conta contábil relacionada a um bem?
  • LPAT0013 - Como fazer que um bem não deprecie em determinado mês?
  • LPAT0032 - Procedimento para carga de tabelas do módulo Patrimônio.


Objetivo da tela:

Efetuar o cadastro e a manutenção das informações básicas dos inventários que serão utilizadas no cálculo mensal do Patrimônio.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Parcelas

Quando acionado, permite incluir, consultar ou modificar as informações das parcelas dos inventários.

Depois de incluído o inventário mestre, deve ser incluída a parcela do inventário, selecionando a opção de menu “Parcela” do programa PAT10028. Ao selecionar essa opção, deverão ser informados os dados referentes à parcela do bem, como: "Data aquisição", "Valor aquisição", "Descrição inventário", etc. O número do inventário pai informado neste cadastro já deve estar no programa PAT10028, pois é este número que relaciona a parcela com as informações básicas do bem.
Os valores das moedas serão incluídos automaticamente no momento da inclusão da parcela. O código da moeda que estiver cadastrado no parâmetro contábil como moeda CMI ou FASB, não pode estar no programa PAT10106 (Moedas do Patrimônio).

Baixar 

Permite efetuar a baixa total de um inventário mestre. Quando um inventário mestre é baixado, todos os inventários e parcelas a ele relacionados também serão baixados. Para a efetivação da baixa, deve ser informada a data, que não pode ser menor que o mês/ano do parâmetro do sistema, a descrição e o tipo de baixa sofrida pelo bem. A baixa pode ser efetuada de duas formas:

  • Total: onde será baixado o valor total da parcela informada.
  • Parcial: onde é baixado parte do valor da parcela, informado no momento da baixa.

Nota:

O tipo de baixa deve estar previamente cadastrado no programa PAT10010 (Tipos de Baixa). 
Consultar históricoQuando acionado, permite a consulta do histórico de movimentação do inventário mestre, onde é exibido os históricos das alterações ocorridas no inventário referente ao centro de custo,ao agrupamento, ao tipo de depreciação e à área estratégica de negócio (AEN). Mais detalhes das alterações do inventário podem ser visualizados por meio do programa PAT10092 - Históricos das Alterações.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Empresa

Código da empresa para o qual está sendo feito o cadastro das informações básicas do bem.

Nota:

Este código não permitirá manutenção. Trata-se da empresa que o usuário acessou o sistema para realizar o cadastro.

Estabelecimento

Código do estabelecimento que identificará onde o bem está localizado. 

Nota:

O código do estabelecimento deve estar previamente cadastrado no programa SUP0130 (Estabelecimentos da Empresa).

Inventário

Número do inventário mestre que será utilizado no cadastro das parcelas dos inventários para relacionar o bem a suas principais características, como por exemplo, o centro de custo em que o bem está alocado, a conta contábil, a taxa de depreciação que o bem sofrerá, etc.

Apelido

Descrição do apelido relacionado ao inventário, que possibilitará a identificação dos bens na empresa.

Exemplo: Inventário: 001002364
Apelido: Hércules

Nota:

Este campo somente será habilitado quando no parâmetro “Utilizar apelidos no controle do Ativo Imobilizado?” estiver selecionada a opção “1” (Indica utilização de apelidos). Esse parâmetro está localizado no programa LOG00086/LOG00087 (Manutenção Parâmetros do Sistema) em Processo Adm-Financ/ Patrimônio/ Parâmetros Gerais. 

Situação do bem

Indica a situação em que se encontra o inventário mestre da empresa.

As opções disponíveis são:

  • Normal: Quando este o inventário mestre possuir parcelas ativas (se tiver todas as situações (1,2 e > 3);
  • Depreciado: Quando todas as parcelas relacionadas ao a ele inventário mestre, estiverem totalmente depreciadas;
  • Baixado: Quando todas as parcelas relacionadas ao ele inventário mestre, estiverem baixadas;
  • Bem sem parcela: Quando não existirem parcelas relacionadas ao inventário mestre.
Tipo do contrato

Tipo do contrato financeiro realizado pela empresa, relacionado ao inventário.

As opções disponíveis são:

  • N - Nenhum contrato.
  • O - Outros: Estes contratos financeiros são cadastrados pelo programa PAT10095 (Contratos), sendo que o relacionamento do inventário com este tipo de contrato é efetuado na tela do programa PAT10095. Então, o programa PAT10028 apenas exibe a informação do número do contrato vigente dentro do período de fechamento fiscal informado no programa PAT10120 (Parâmetros Patrimônio) no campo "Mês/ano fechamento fiscal".
  • E - Outros - Contrato Expirado: Estes contratos financeiros são cadastrados pelo programa PAT10095 (Contratos), sendo que o relacionamento do inventário com este tipo de contrato é efetuado na tela do programa PAT10095. Então, o programa PAT10028 exibe a informação do número do contrato quando não está vigente dentro do período de fechamento fiscal informado no programa PAT10120 (Parâmetros Patrimônio) no campo "Mês/ano fechamento fiscal".
  • A - Arrendamento Mercantil/Rural: Estes contratos financeiros são cadastrados pelo programa PAT10161 (Manutenção do cadastro de contratos de arrendamentos Mercantil/Rural), onde permite cadastrar as informações de contratos de arrendamentos Mercantil/Rural que serão utilizados para atender a norma do IFRS 16. O relacionamento do inventário com este tipo de contrato é efetuado no campo "Número do contrato" do programa PAT10028.

Centro de custo

Código do centro de custo que está relacionado ao inventário da empresa. 

Nota:

O código do centro de custo deve estar previamente cadastrado no programa CON10148 (Centros de Custo).
Número do contrato

Número do contrato financeiro realizado pela empresa, relacionado ao inventário.

Esta informação é exibida/manutenida, conforme a opção do campo "Tipo do contrato" deste programa PAT10028:

  • Para a opção O - Outros contratos, estes contratos financeiros são cadastrados pelo programa PAT10095 (Contratos), sendo que o relacionamento do inventário com este tipo de contrato é efetuado na tela do programa PAT10095. Então, o programa PAT10028 apenas exibe a informação do número do contrato vigente dentro do período de fechamento fiscal informado no programa PAT10120 (Parâmetros Patrimônio) no campo "Mês/ano fechamento fiscal".
  • Para a opção E - Outros - Contrato Expirado, estes contratos financeiros são cadastrados pelo programa PAT10095 (Contratos), sendo que o relacionamento do inventário com este tipo de contrato é efetuado na tela do programa PAT10095. Então, o programa PAT10028 exibe a informação do número do contrato quando não está vigente dentro do período de fechamento fiscal informado no programa PAT10120 (Parâmetros Patrimônio) no campo "Mês/ano fechamento fiscal".
  • Para a opção A - Arrendamento Mercantil/Rural: Estes contratos financeiros são cadastrados pelo programa PAT10161 (Manutenção do cadastro de contratos de arrendamentos Mercantil/Rural), onde permite cadastrar as informações de contratos de arrendamentos Mercantil/Rural que serão utilizados para atender a norma do IFRS 16. O relacionamento do inventário com este tipo de contrato é efetuado no campo "Número do contrato" do programa PAT10028.
  • Para a opção N - Nenhum contrato, o número do contrato financeiro será exibido em branco/nulo.
Área da planta

Código da área da planta que identifica uma subdivisão do espaço físico da empresa. 

Exemplo: 

Empresa modelo
         - Área de fábrica
         - Área administrativa 

Nota:

- O código da área da planta deve estar previamente cadastrado no programa PAT10012 (Área).

- Se a empresa não trabalhar com esse tipo de informação, esse campo deverá ser deixado em branco.

Lote da planta

Código da planta da empresa que identifica uma subdivisão da área da planta. 

Exemplo: 

Empresa modelo
         Área Administrativa
         1 - Planta Contabilidade
         2 - Planta Contas a Pagar 

Nota:

- O código da planta deve estar previamente cadastrado no programa PAT10012 (Área).

- Se a empresa não trabalhar com esse tipo de informação, esse campo deverá ser deixado em branco.

Empresa localizadora

Código da empresa em que o bem está alocado. 

Nota:

- O código da empresa deve estar previamente cadastrado no programa LOG00083 (Empresas); 

- Esse campo serve apenas para indicar a empresa na qual o bem está alocado fisicamente, nos casos onde uma empresa possui várias filiais e o controle do ativo imobilizado é realizado de forma centralizada; 

- Caso a empresa não utilize este tipo de controle, esse campo deve ser informado com o mesmo código da empresa corrente.

Estabelecimento localizador

Código do estabelecimento localizador que indica em que estabelecimento o bem está alocado.  

Nota:

- O código do estabelecimento deve estar previamente cadastrado no programa SUP0130 (Estabelecimentos da Empresa);

- Esse campo serve apenas para indicar o estabelecimento na qual o bem está alocado fisicamente, nos casos em que uma empresa possui várias filiais e o controle do ativo imobilizado é realizado de forma centralizada;

- Caso a empresa não utilize este tipo de controle, esse campo deve ser informado com o mesmo código da empresa corrente;

- Se informar a empresa e o estabelecimento tiverem os mesmos códigos, o sistema não valida. Caso contrário, o sistema valida contra o cadastro do SUP0310 (Estabelecimentos da Empresa).

Setor

Código do setor que representa uma subdivisão da empresa e permite uma melhor localização do bem fisicamente.  

Nota:

- O código do setor/unidade funcional deve estar previamente cadastrado no programa RHU0460 (Unidades Funcionais);

- Se a empresa não trabalhar com esse tipo de informação, esse campo deverá ser deixado em branco.

Subsetor

Código do subsetor que representa uma subdivisão do setor (unidade funcional). Assim como o setor, este campo serve para possibilitar a localização do bem fisicamente dentro da empresa.

Nota:

- O código do subsetor deve estar previamente cadastrado no programa PAT10015 (Subsetores);

- Se a empresa não trabalhar com esse tipo de informação, esse campo deverá ser deixado em branco.

Agrupamento

Código do agrupamento que será utilizado para relacionar o bem (inventário) e a conta contábil; ou seja, define a que grupo contábil esse bem pertence. Esse código também possibilita a divisão do grupo contábil em subgrupos, permitindo um controle mais detalhado dentro do Patrimônio. 

Exemplos: 

Grupo = 001 - Móveis e Utensílios
Agrupam = 0001 - Cadeira
                  0002 - Mesa 

Nota:

O código do agrupamento deve estar previamente cadastrado no programa PAT10107 (Agrupamentos).
Tipo de depreciação

Código que será utilizado para definir o percentual de depreciação anual que o bem sofrerá. 

Nota:

- O código do tipo de depreciação deve estar previamente cadastrado no programa PAT10009 (Tipos de Depreciação).

- Se o agrupamento informado estiver cadastrado na rotina de relacionamento do Agrupamento com o Tipo de depreciação (PAT10011), o sistema automaticamente irá apresentar, como sugestão para o tipo de depreciação, o código do tipo de depreciação que estiver relacionado a ele.

Recurso

Código do recurso que será relacionado ao inventário. Esse recurso agrega valor a um produto ou serviço em sua criação, produção e expedição.

Nota:

O código do recurso deve estar previamente cadastrado no programa MAN10078 (Recursos).
Área estratégica de negócio

Código da área estratégica de negócio que o inventário está relacionado.  

Nota:

- O código da área estratégica de negócio deve estar previamente cadastrado no programa VDP10056 (Linha de Produto (Área de Negócio)). 

- Esse campo somente será habilitado se no parâmetro “Controlar Ativo Imobilizado por Área Estratégica de Negócio (AEN)?” estiver selecionada a opção “1” (Utiliza AEN). Esse parâmetro está localizado no programa LOG00086/LOG00087 (Manutenção Parâmetros do Sistema) em Processo Adm-Financ/ Patrimônio/ Parâmetros Gerais.

Pasta Parcelas


Principais Campos e Parâmetros:


Inventário

Código do inventário pai relacionado a parcela do inventário.

Nota:

- O código do inventário pai deve estar previamente cadastrado na tela principal do programa PAT10028 (Informações Básicas do Bem);

- O inventário pai efetua o relacionamento entre a parcela do inventário e as informações básicas do bem, tais como, centro de custo, tipo de depreciação, grupo contábil, área estratégica de negócio etc, necessárias para o seu controle dentro do ativo imobilizado da empresa. 

Parcela

Número da parcela do inventário utilizado para identificação do bem no controle do ativo imobilizado da empresa.

Nota:

- Esse campo é preenchido automaticamente, selecionando a última parcela incluída para o inventário acrescido de “1” (um), porém esse número pode ser alterado desde que a nova parcela não esteja cadastrada no sistema para este inventário.

- No caso de reavaliações de bens, os valores das parcelas referentes a reavaliação deverão ser incluídos no sistema com número de parcela maior que “900”.

Exemplos:

Compra de um carro
Inventário = 100 parcela = 1


Reforma de um carro
Inventário = 100 parcela = 2 

Sequência da baixa

Número da sequência de baixa gerada automaticamente pelo sistema, quando for efetuada uma baixa de um inventário/parcela.

Descrição do inventárioDescrição da parcela do inventário.
Plaqueta

Número de plaqueta a qual um inventário/parcela está relacionado.

Nota:

A plaqueta pode ser utilizada para possibilitar a identificação de um bem dentro da empresa. Em muitas situações, neste campo é informado o número de identificação que é fixado nos bens quando este é diferente do número do inventário.

Situação do bem

Indica a situação em que se encontra o inventário/parcela da empresa.

As opções disponíveis são:

  • 1 - Normal: Quando o inventário/parcela estiver com a parcela ativa;

  • 2 - Depreciado: Quando o inventário/parcela estiver totalmente depreciado.

Data da aquisição

Data de aquisição do inventário/parcela no controle do ativo imobilizado da empresa.

Quantidade de meses depreciadosQuantidade de meses depreciados pela parcela do bem.
Valor da aquisiçãoValor de aquisição do inventário em moeda corrente (Real).
Valor da depreciação acumuladaValor da depreciação acumulada que é calculado em todos os meses. Este campo sempre apresentará o valor da depreciação acumulada do inventário até o último período fechado no patrimônio.
Data da baixa

Data em que o inventário foi baixado do controle do ativo imobilizado da empresa. 

Descrição da baixa

Descrição detalhada da baixa que está sendo realizada com motivo, nota fiscal de venda, etc. Esta descrição será apresentada no relatório de bens baixados.


Opção de menu "Parcelas"

Objetivo da tela:

Permite executar o PAT100281 (Manutenção das Parcelas do Bem). Esta opção permite efetuar a manutenção das parcelas dos inventários; ou seja, dividir um inventário em parcelas, facilitando o controle de outros investimentos efetuados sobre esse inventário, como: reformas, ampliações, consertos, reavaliações. Entende-se por manutenção, toda a movimentação que a parcela de um determinado inventário poderá sofrer; ou seja, inclusão, modificação, exclusão, baixa etc.

Opção de menu "Baixar"

Objetivo da tela:

Permite executar o PAT100283 (Baixa das Parcelas). Esta opção permite efetuar a baixa total de um inventário mestre.

Opção de menu "Consultar histórico"

Objetivo da tela:

Permite a consulta do histórico de movimentação do inventário mestre, onde é exibido os históricos das alterações ocorridas no inventário referente ao centro de custo, ao agrupamento, ao tipo de depreciação e à área estratégica de negócio (AEN). Mais detalhes das alterações do inventário podem ser visualizados por meio do programa PAT10092 - Históricos das Alterações.