Motivo de Rejeição
Caminho Básico:
01. Visualizar as informações sobre sobre os motivos de rejeição cadastrados conforme parametrização selecionada.
Caminho(s) Alternativo(s):
Definir Filtro
01. Selecionar o critério de seleção.
02. Inserir o valor a ser pesquisado, de acordo com o critério selecionado.
03. Acionar o botão Aplicar.
Detalhar Motivo de Rejeição
01. Selecionar o motivo de rejeição a ser detalhado.
02. Acionar a seta localizada ao lado direito do botão Detalhar.
03. Acionar Motivo de Rejeição.
04. Visualizar as informações sobre o motivo de rejeição selecionado.
Nota:
Neste procedimento é possível detalhar, duplicar, alterar e remover as informações do motivo de rejeição selecionado.
Mais detalhes relacionados aos campos podem ser obtidos no caminho alternativo "Adicionar Motivo de Rejeição".
Detalhar Motivo de Rejeição da Concessionária
01. Selecionar o motivo de rejeição para detalhar o motivo de rejeição da concessionária.
02. Acionar a seta localizada ao lado direito do botão Detalhar.
03. Acionar Motivo de Rejeição da Concessionária(s).
04. Visualizar as informações sobre o motivo de rejeição da concessionária relacionado ao motivo de rejeição selecionado.
Nota:
Neste procedimento é possível detalhar, adicionar, duplicar, alterar e remover as informações da agência bancária do banco selecionado.
Mais detalhes relacionados aos campos podem ser obtidos no caminho alternativo "Adicionar Motivo de Rejeição da Concessionária".
Detalhar Motivo de Rejeição da Administradora
01. Selecionar o motivo de rejeição para detalhar o motivo de rejeição da administradora.
02. Acionar a seta localizada ao lado direito do botão Detalhar.
03. Acionar Motivo de Rejeição da Administradora(s).
04. Visualizar as informações sobre o motivo de rejeição da administradora relacionado ao motivo de rejeição selecionado.
Nota:
Neste procedimento é possível detalhar, adicionar, duplicar, alterar e remover as informações da agência bancária do banco selecionado.
Mais detalhes relacionados aos campos podem ser obtidos no caminho alternativo "Adicionar Motivo de Rejeição da Administradora".
Detalhar Motivo de Rejeição do Banco
01. Selecionar o motivo de rejeição para detalhar o motivo de rejeição do banco.
02. Acionar a seta localizada ao lado direito do botão Detalhar.
03. Acionar Motivo de Rejeição da Administradora(s).
04. Visualizar as informações sobre o motivo de rejeição do banco relacionado ao motivo de rejeição selecionado.
Nota:
Neste procedimento é possível detalhar, adicionar, duplicar, alterar e remover as informações da agência bancária do banco selecionado.
Mais detalhes relacionados aos campos podem ser obtidos no caminho alternativo "Adicionar Motivo de Rejeição do Banco".
Detalhar Motivo de Rejeição por Espécie Documento
01. Selecionar o motivo de rejeição para detalhar o motivo de rejeição por espécie documento.
02. Acionar a seta localizada ao lado direito do botão Detalhar.
03. Acionar Motivo de Rejeição por Espécie Documento(s).
04. Visualizar as informações sobre o motivo de rejeição por espécie documento relacionado ao motivo de rejeição selecionado.
Nota:
Neste procedimento é possível detalhar, adicionar, duplicar, alterar e remover as informações da agência bancária do banco selecionado.
Mais detalhes relacionados aos campos podem ser obtidos no caminho alternativo "Adicionar Motivo de Rejeição por Espécie Documento".
Adicionar Motivo de Rejeição
01. Acionar a seta localizada no lado direito do botão Adicionar.
02. Acionar Motivo de Rejeição.
03. Inserir as informações solicitadas.
Nota:
Os campos em tela destacados com um asterisco são de preenchimento obrigatório.
Motivo Rejeição
Código para identificar o Motivo de Rejeição de Cobrança que está sendo implementado.
Agente
Selecionar uma das opções definindo qual o agente de cobrança relacionado ao Motivo Rejeição que está sendo implementado. O relacionamento do Motivo de Rejeição em questão só pode ser efetuado com Agentes de Cobrança do tipo selecionado.
Nro Transmissão
Número máximo de transmissões para cada Motivo de Rejeição de Cobrança. Esta opção é somente utilizada no Módulo Cobranças Especiais (SCO).
Situação Crédito
Esta opção é somente utilizada no Módulo Cobranças Especiais.
Selecionar uma das ações a ser tomada quando do retorno pela última transmissão.
Altera Portador: quando selecionada, indica que é alterado o portador do título para o primeiro portador da destinação definida.
Altera Portador e Negativa: quando selecionada, indica que fica definida a alteração do portador conforme primeiro portador da destinação e o Cliente é negativado quanto ao seu Crédito.
Retorna Origem: Nesta opção podem ocorrer duas situações:
1 – Se houver informações no campo Destinação, o portador do título é alterado para o primeiro portador da destinação inserida.
2 – Se não houver informações no campo Destinação, é cancelada a cobrança, sendo o título estornado ou tendo seu valor diminuído por intermédio de uma alteração de valor (AVA).
Destinação
Esta opção é somente utilizada no Módulo Cobranças Especiais.
Código de destinação para ser utilizado no título retornado pela última transmissão.
Mensagem
Código de mensagem a ser inserida no título retornado.
04. Acionar Salvar ou Salvar e Novo para efetuar um novo registro.
Adicionar Motivo de Rejeição da Concessionária
01. Selecionar o motivo de rejeição para relacionar o motivo de rejeição da concessionária.
02. Acionar a seta localizada no lado direito do botão Adicionar.
03. Acionar Motivo de Rejeição da Concessionária(s).
04. Inserir as informações solicitadas.
Nota:
Os campos em tela destacados com um asterisco são de preenchimento obrigatório. Mais detalhes em Motivo de Rejeição da Concessionária.
05. Acionar Salvar ou Salvar e Novo para efetuar um novo registro.
Adicionar Motivo de Rejeição da Administradora
01. Selecionar o motivo de rejeição para relacionar o motivo de rejeição da administradora.
02. Acionar a seta localizada no lado direito do botão Adicionar.
03. Acionar Motivo de Rejeição da Administradora(s).
04. Inserir as informações solicitadas.
Nota:
Os campos em tela destacados com um asterisco são de preenchimento obrigatório. Mais detalhes em Motivo de Rejeição da Administradora.
05. Acionar Salvar ou Salvar e Novo para efetuar um novo registro.
Adicionar Motivo de Rejeição do Banco
01. Selecionar o motivo de rejeição para relacionar o motivo de rejeição do banco.
02. Acionar a seta localizada no lado direito do botão Adicionar.
03. Acionar Motivo de Rejeição do Banco(s).
04. Inserir as informações solicitadas.
Nota:
Os campos em tela destacados com um asterisco são de preenchimento obrigatório. Mais detalhes em Motivo de Rejeição do Banco.
05. Acionar Salvar ou Salvar e Novo para efetuar um novo registro.
Adicionar Motivo de Rejeição por Espécie Documento
01. Selecionar o motivo de rejeição para relacionar o motivo de rejeição por espécie documento.
02. Acionar a seta localizada no lado direito do botão Adicionar.
03. Acionar Motivo de Rejeição por Espécie Documento(s).
04. Inserir as informações solicitadas.
Nota:
Os campos em tela destacados com um asterisco são de preenchimento obrigatório. Mais detalhes em Motivo Rejeição por Espécie Documento.
05. Acionar Salvar ou Salvar e Novo para efetuar um novo registro.
Alterar Motivo de Rejeição
01. Selecionar o motivo de rejeição a ser alterado.
02. Acionar Alterar.
03. Inserir as informações solicitadas.
Nota:
Os campos em tela destacados com um asterisco são de preenchimento obrigatório. Mais detalhes dos campos no caminho alternativo "Adicionar Motivo Rejeição".
04. Acionar Salvar ou Cancelar para ignorar as informações digitadas.
Remover Motivo de Rejeição
01. Selecionar o motivo de rejeição a ser removido.
02. Acionar Remover.
Nota:
Acionar Confirmar, para confirmar a intenção de remover o motivo de rejeição.
Ações Relacionadas
01. Acionar a seta localizada ao lado direito do botão Ações Relacionadas.
02. Visualizar as ações relacionadas.
03. Acionar com duplo clique sobre a ação relacionada para executar.
Falando de Motivo de Rejeição...
Permite implementar códigos padrões para rejeição de cobrança. Os Agentes de Cobrança recebem os arquivos de movimentações, tratam as informações e retornam arquivos contendo dados de pagamento e rejeição.
No momento em que são importados os títulos enviados pelas administradoras de cartões, concessionárias de cobrança e bancos, as negociações que são rejeitadas trazem um código para identificar o motivo da rejeição.
Como não existe um padrão de códigos entre as administradoras de cartão, concessionárias e bancos, o sistema de Contas a Receber possui um cadastro próprio de motivos de rejeição. Assim, o mesmo motivo de rejeição, que em administradoras diferentes pode ter códigos diferentes, tem apenas um código no Contas a Receber, o que evita duplicidade de informações.