Árvore de páginas

Objetivo

Esse capítulo relaciona e descreve as informações que devem ser implementadas para o perfeito funcionamento do módulo.

Descrição

Este capítulo descreve os cadastros necessários para o perfeito funcionamento do Totvs APS. São cadastros atualizados do ERP da empresa que possuem informações específicas para o Totvs APS. São funções do tipo manutenção, ou seja, dentro do módulo apenas será possível modificar os campos referentes as informações específicas do Totvs APS. A implantação do registro é realizada dentro do ERP. São descritos neste tópico as principais características e funcionalidades destes cadastros, bem como consultas e relatórios relacionados.

O Totvs APS foi concebido tendo como base que a empresa já possui algum sistema integrado em operação.

Entendemos, aqui, sistema integrado como sendo um sistema ERP ou similar. Deve possuir um módulo de Engenharia, responsável pelos atributos de Itens, Estruturas de Produtos, Grupos de máquina e Processos de Fabricação. Da mesma forma, o sistema deve contemplar o Controle de Estoques, tanto em termos de almoxarifados como em processamento no chão de fábrica, de forma a fornecer dados de disponibilidade de Matérias Primas, Semi-Acabados e Produtos Acabados bem como as quantidades por fase de processo. Outro grupo de dados extremamente relevante refere-se à Carteira de Pedidos e, eventualmente, às Previsões de Vendas. Neste caso, o sistema integrado deve possuir dados relacionados às quantidades, clientes e datas de entrega.

Neste caso, o repositório de dados será o sistema integrado vigente na empresa e o Totvs APS efetuará a leitura e atualização dos mesmos para dentro do Módulo. 

Caso a empresa já possua sistemas integrados, cabe ressaltar que uma série de campos inerentes ao Planejamento Avançado pode não estar disponível nestes sistemas. Neste caso temos duas alternativas: ou implementam-se esses campos nos sistemas atuais ou opta-se pela geração automática dos mesmos no processamento das interfaces padronizadas. Mais adiante, no detalhamento das telas, serão ressaltados os campos sujeitos a esta situação.

Estes cadastros são:

Manutenção de Famílias (DB0105);

Manutenção de Família x Estabelecimento (DB0122);

Manutenção de Itens (DB0106);

Manutenção Item x Estabelecimento (DB0117);

Manutenção de Grupos de Máquina (DB0107);

Manutenção de Centro de Trabalho (DB0124);

Manutenção de Ferramentas (DB0110);

Manutenção Recurso Secundário (DB0123);

Manutenção de Operação Padrão (DB0111);

Manutenção Roteiro de Fabricação (DB0108);

Manutenção de Processo de Fabricação do Item (DB0109);

Manutenção Operação Grupo de Máquina (DB0127).

 

Por intermédio da função de Atualização de Dados (DB0200) será efetuada a atualização das informações do ERP do cliente para o Totvs APS. Nos programas de manutenção da extensão dos cadastros será permitido somente modificar parâmetros utilizados pelo DBR, porém sem permissão de inclusão ou eliminação de registros. Lembrando sempre que as manutenções de parâmetros não exclusivos do DBR deverão ser efetuadas no ERP, somente para efeitos de uma determinada simulação deve-se alterar o parâmetro no Totvs APS.

Nota:

Caso o Totvs APS esteja integrado ao ERP TOTVS EMS a empresa deverá utilizar os programas listados abaixo para manutenir os parâmetros básicos utilizados pelo módulo. 

 

Informações gerais:

Manutenção de Calendário (CD0210);

Manutenção de Turnos (CD0411);

Manutenção do Cadastro de Item (CD0204);

Manutenção do Cadastro da Família (CD0202).

 

Parametrizações específicas de planejamento do item:

Manutenção Família Manufatura (CD0218);

Manutenção Item Manufatura (CD1107);

Manutenção Item x Estabelecimento (CD1112).

 

Processo de fabricação e estrutura do item:

Implantação de GM (CD0111);

Implantar Turno x GM (opcional) (CD0412);

Implantar Centros de Trabalho (CD2625);

Implantar Ferramentas (CD0124);

Operações Padrões (CD0114);

Implantar Operações dos Itens (EN0507).

Manutenção de ferramentas para a operação (acessado via en0507 por intermédio do botão operação) (EN0503);

Implantar Estruturas (EN0105);

Manutenção Recurso Secundário (SF0125);

Redutor de Setup (SF0119);

Matriz de Redução de Setup (SF0120).

No cerne do TOTVS APS encontramos um potente algoritmo responsável pela construção da programação de fábrica. Neste algoritmo estão embutidas todas as regras e parâmetros de otimização. O pré-requisito básico para a sua construção foi a velocidade de processamento exigida em termos de cálculos. Se considerarmos a massa de dados manipulada para a construção de toda a programação da fábrica, concluiremos, com facilidade, que somente um processamento utilizando memória RAM do equipamento poderia viabilizar tal proeza. É exatamente este o caminho que seguimos.

O TOTVS APS efetua a leitura dos dados relevantes ao processo e cria, em memória, o que chamamos “a Rede”. Essa entidade é composta por todos os relacionamentos Produtos x Processos, com os respectivos saldos em estoque, para todos os Produtos que compõem o Mix de Vendas. Os dados associados aos Grupos de Máquina como capacidades, turnos e números de recursos também são carregados. Uma vez montada a Rede e disponibilizada em memória, o Totvs APS efetua milhares de cálculos sem que o tempo de resposta seja uma restrição.

Durante a fase de programação, o usuário participa de forma efetiva, podendo analisar e alterar o Sequenciamento realizado pelo sistema, através do Sequenciamento Manual.

Após este processamento, uma vez estabelecido os programas que irão comandar o chão de fábrica, o TOTVS APS efetua a confirmação do planejamento onde será liberada a nova programação de compras e produção.