Árvore de páginas

Consulta Família - CP0107

Visão Geral do Programa

Os campos de tratamento de refugo (Controlar Estoque de Refugo, Valorizar ao Preço Fiscal, Item Refugo e Relação Refugo/Item), somente estarão habilitados se o módulo Chão de Fábrica estiver habilitado.

Veja também a descrição do conceito Custeio do Refugo por Operação.

Consulta Família – CP0107 -  Pasta Produção

Objetivo da tela:

Por meio desta tela é possível consultar os dados cadastrais de itens, os quais podem ou não seguir os padrões definidos para a família.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Item

Exibe o código do item selecionado.

Unid Medid

Exibe a unidade de medida do item selecionado.

NMB

Nível mais baixo em que o item aparece nas estruturas. Esse campo é atualizado automaticamente pelo sistema.

Descrição

Exibe a descrição do item selecionado.

Família

Exibe o código e descrição da família do Item selecionado.

 

Exibe a forma de obtenção do item a qual poderá ser:

Comprado

Fabricado

Depósito Padrão

Exibe o código e descrição do depósito onde o item é armazenado.

Importante:

Essa informação será utilizada no momento da criação das reservas para identificar o depósito de onde vai ser retirado o material.

Localização

Identifica o local físico dentro do depósito onde os itens desta família são armazenados, indicando a prateleira ou gavetas, etc. A localização física está subordinada ao depósito, que está subordinado ao estabelecimento, de modo que pode-se assumir a mesma localização física em depósitos diferentes.

Planejador

Exibe o código que identifica o responsável pelo planejamento do item, podendo ser diferente do cadastrado como padrão para a linha.

Ressup Fabric

Exibe o prazo, em dias, para o ressuprimento de fabricação.

Por prazo de ressuprimento deve ser entendido o tempo decorrido desde a data de emissão da Ordem de Produção até o término da mesma.

Capacidade Estoque Fábrica

Exibe a capacidade de estoque de fábrica, com o objetivo de verificar na transferência entre depósitos a quantidade necessária para evitar acumulo de material em processo.

A informação é utilizada pelo módulo Controle de Produção, mas nada impede que quantidades maiores sejam transferidas, pois o programa de transferência somente vai pedir confirmação.

Lote Econômico

Exibe a quantidade mínima a ser produzida ou comprada do item cadastrado, para viabilizar economicamente, a fabricação ou compra do mesmo.

Quando se trata de item fabricado, a quantidade do lote econômico correspondente deve ser informada. No caso dos itens comprados, o lote pode ser calculado automaticamente pelo Módulo Estoque.

Peso

Exibe o peso do item.

Unidade

Exibe a unidade de medida do item.

Componente para Formulação

Permite selecionar o tipo de formulação padrão do item, podendo ser:

Não Utiliza – torna padrão a não utilização de concentração ou PPM para o item.

Concentração - torna padrão a utilização de concentração para o item.

PPM - torna padrão a utilização de PPM para o item.

Veículo - torna padrão a utilização de veículo para o item.

Importante:

O tipo de componente para formulação somente poderá ser alterado se este item não estiver como componente em nenhuma estrutura, não for item alternativo, não estiver com saldo de estoque ou na reserva ativa.
O valor da concentração ou PPM poderá ser alterado nesta função. Neste caso, as reservas de produção não serão modificadas, somente as novas reservas irão assumir esta nova concentração/PPM.
No cadastramento de itens os campos concentração e PPM exibem os valores 100% e 1.000.000 respectivamente, podendo ser alterado.
Os conceitos de concentração e PPM para o módulo produção encontram-se descritos na Função Parametrização do Controle da Produção para uso do Fator de Concentração/PPM.

 

 

Consulta Família – CP0107 - Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Por meio desta tela é possível consultar parâmetros de requisição, estoque e programação de itens, que podem ou não seguir os padrões definidos para a família.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Tipo Requisição

Apresenta o parâmetro que identifica o tipo de requisição utilizado pelo item.

Os parâmetros disponíveis são:

Normal: No cadastramento da Ordem de Produção tipo processo, são geradas as reservas que farão parte das requisições geradas para movimentação do material por meio da Função Transferência de Materiais - CP0310, gerando transação do tipo “TRA” na movimentação de material. Em ordem de serviço o tipo de requisição normal não gera requisição e o processo de transferência deve ser feito pela Função Manutenção Requisição de Materiais - CP0309, que cria um movimento do tipo “REQ” na movimentação de estoque no momento do reporte.

Transferência: As reservas são geradas, porém quando for ordem de serviço as transferência devem ser feitas por meio da Função Reporte de Produção da Ordem de Produção - CP0311 e no reporte são gerados movimentos do tipo “REQ”. O reporte da ordem de fabricação de processo baixa a quantidade da reserva no depósito de processo, porém a transferência para o depósito de processo é feita no módulo Estoque.

Exemplo:
Uma ordem de serviço para parafusar um motor a uma determinada base. Existe a ordem de serviço com as reservas do item Motor e dos itens parafusos.
O item Motor é do tipo de requisição Normal (controle das requisições peça a peça devido ao custo do item). E os parafusos serão do tipo Transferência por não haver interesse em controlar as requisições para produção parafuso a parafuso. Porém a baixa do depósito de processo ocorrerá na quantidade especificada da reserva.

Débito GGF: Mesmo fazendo parte da estrutura do produto, o item é apenas documentacional; não são geradas reservas nem requisições, por isto o Item deve ser requisitado diretamente para o débito do Centro de Custos em que vai ser utilizado por meio do módulo Estoque. Na apropriação, deve ser incluído o valor da mão-de-obra.

 

Reporta MOB

Apresenta o parâmetro que identifica o tipo de reporte de mão-de-obra utilizado pelo item.

As opções disponíveis são:

Padrão: No momento do reporte do item acabado é efetuada a apropriação da mão-de-obra proporcional a quantidade do reporte. Lançamento por Ordem de Produção (hora padrão), ou seja, pelos tempos/homem cadastrados nas operações das estruturas; neste caso, o programa aceita também as horas reais informadas pelo módulo Custos, considerando o total delas.

Real: Lançamento apenas por horas reais, ou seja, as horas informadas pelo módulo Custos ou ainda informando manualmente as horas trabalhadas nos programas de Reporte da Produção por Operação ou Ponto de Controle.

Reporta GGF

Apresenta o parâmetro que identifica o tipo de reporte de Gastos Gerais de Fabricação utilizado pelo item

As opções disponíveis são:

Real: Os gastos gerais de fabricação devem ser lançados manualmente pelo módulo Custos ou pelos programas de Reporte da Produção por Operação ou Ponto de Controle.

Padrão: No momento do reporte do Acabado, é calculado o tempo de GGF baseando-se na quantidade de produto acabado e os tempos existentes no processo de fabricação da ordem. Tais movimentos são gerados automaticamente neste momento.

Tipo Aloc

Apresenta a a forma como o sistema trata a alocação para reservas.

As opções disponíveis são:

Total: É verificado o disponível em estoque de todos os itens da reserva, e se existir saldo para todos os itens é feita a alocação total.

Parcial: É verificado o disponível de cada item e feito a alocação conforme este saldo.

Proporcional: É verificado o disponível de cada item pertencente à reserva e se alguns deles não poder ser atendido é feito uma proporcionalidade para elaboração do acabado.

Exemplo:
Na estrutura do produto A existem os componentes B e C. Supondo que para cada A se necessite de 2 peças de B e 3 peças de C.
Caso seja criada uma ordem de produção para produzir 10 itens A, as reservas teriam as quantidades: 20 peças B e 30 peças C.
Porém, se no momento de uma eventual alocação proporcional, só existam 10 peças de B disponíveis para alocação, por meio de uma proporção o sistema alocará somente 15 peças de C.

 

Tratamento Refugo

Apresenta o parâmetro que identifica o tipo de tratamento dado ao refugo reportado para o item

As opções disponíveis são:

Perda Total: material movimenta conta refugo;

Exemplo:
OP         -> 10 un
ACA       ->   9 un (E) (Conta Estoque e Conta Ordem)
REF       ->   1 un (S) (Conta Estoque e Conta Refugo)

Reciclável: sistema permite movimentação de um item acabado com problemas de qualidade para um depósito para ser reciclado.

Exemplo:
OP         -> 10 un         DEPOSITO

ACA       ->   9 un (E)   EXP

ACA       ->   1 un (E)   REC (Deposito reciclado contra ordem e estoque).

 

Classe Reprogramação

Apresenta o parâmetro que identifica a Classe de Reprogramação utilizada como padrão para o item.

Os parâmetros disponíveis são:

Antecipa / Prorroga

Prorroga

Antecipa

Não Reprograma

Importante:

Somente no cálculo de planejamento é que o programa verifica este parâmetro, caso encontre uma ordem aberta em um período em que não é necessária a produção.

Tipo Controle Estoq

Apresenta o parâmetro que identifica o tipo de controle no Estoque a que é submetido o item cadastrado, podendo ser:

Serial: Os itens são controlados por quantidade dentro de cada localização física, depósito ou estabelecimento.

Número de Série: Os itens são controlados de forma unitária, pelo seu número de série.

Exemplo:
Grandes máquinas, computadores.

Lote: Os itens são controlados por lote e data de validade.

Exemplo:
Na fabricação de tintas, o controle do produto final é feito por lotes.

Importante:

Enquadram-se obrigatoriamente nessa categoria os itens definidos como Concentração ou PPM quando “Componente para Formulação”.

Referência: Os itens podem ser controlados pelos códigos, divididos em referências.

Exemplo:
Item: sapato; referência: preto, cinza, azul.

 

Tipo Controle

Apresenta o tipo de controle do item no estoque para efeito contábil.

Os parâmetros disponíveis são:

Físico: Somente são controlados os saldos físicos de itens;

Total: São controlados os saldos físicos e financeiros de itens e também é feita a contabilização dos valores envolvidos;

Consignado: São itens que pertencem a terceiros e que estão em poder da empresa. Esses itens somente são controlados fisicamente;

Débito Direto: São materiais não quantificados no Estoque, não sendo possível o controle físico. O sistema de estoque faz o controle contábil dos custos gerados por estes itens para os centros de custos responsáveis.

 

Reportar Prod

Exibe de que forma será reportada a produção pelo sistema. As opções disponíveis são:

Ordem - Função Reporte de Produção da Ordem de Produção - CP0311.

Operação - Função Reporte Produção por Operação - CP0320.

Ponto de Controle - Função Reporte Produção por Ponto de Controle - CP0321.

Item (produção repetitiva) - Função Reporte de Produção do Item - CP0324.

 

Tipo Demanda

Apresenta o parâmetro que identifica o tipo de demanda para o item.

Os parâmetros disponíveis são:

Dependente: Significa demanda de itens com base em estruturas de produtos acabados, ou seja, a demanda depende de produção futura; os itens são administrados com base em programas de vendas e, por meio das estruturas é conhecida a demanda. Consumo ou produção proporcional é significativa para as atividades fins da empresa.

Independente: Trata-se de demanda projetada com base em dados estatísticos; os itens são administrados em função de estruturas de programas de produção passada. O seu consumo ou as quantidades utilizadas do item em um determinado período não pode ser atrelado às quantidades produzidas ou vendidas dos principais itens da empresa.

Contr Est Refugo

Apresenta o parâmetro que identifica se o estoque de refugos é controlado. Quando selecionado indica que o refugo do item será controlado separadamente do produto bom.

 

Refugo Preço Fiscal

Identifica como o estoque de refugo é valorizado. Se estiver assinalado, a entrada é feita ao preço fiscal do item refugo. Caso contrário, a entrada é feita ao custo de produção incorrido até o ponto em que ocorreu o refugo.

Importante:

Esse campo somente estará habilitado quando tiver sido selecionada a opção de “Controlar Estoque de Refugo”.

Item Refugo

Permite especificar um único item de refugo genérico para todas as operações do item. Nesse caso o item refugo deve ser obrigatoriamente um item serial com controle total e diferente do item-pai.

Importante:

Esse campo somente estará habilitado quando tiver sido selecionada a opção de “Controlar Estoque de Refugo”

Relação Refugo Item

Representa a relação entre a unidade de medida do item refugo e a unidade de medida do item pai determinando um fator de conversão entre essas unidades.

Exemplo:
Considere-se a fabricação de tintas onde a unidade de medida do item-pai é galão (3,6 litros) e o item-refugo associado é controlado em litros. A relação Refugo/Item é 0,277 (1 / 3,6).

Importante:

Esse campo somente estará habilitado quando tiver sido selecionada a opção de “Controlar Estoque de Refugo”.

 

Pré-Requisitos:

Alteração de Item - CP0105
Alteração de Família - CP0104 
 
Conteúdos Relacionados:

Custeio do Refugo por Operação

Parametrização do Controle da Produção para uso do Fator de Concentração/PPM

Transferência de Materiais - CP0310

Manutenção Requisição de Materiais - CP0309

Reporte de Produção da Ordem de Produção - CP0311

Reporte Produção por Operação - CP0320

Reporte Produção por Ponto de Controle - CP0321

Reporte de Produção do Item - CP0324