Árvore de páginas

Produto:

Protheus.

Ocorrência:

GPEA070 - Foi necessário reprocessar a provisão de meses retroativos que já estavam integradas com a contabilidade, e agora os valores entre a contabilidade e o RH não batem.

Passo a passo:

1 - O cliente deverá verificar qual o motivo de ter reprocessado retroativamente meses anteriores da provisão, pois este procedimento deve ser executado em casos muito específicos e geralmente a partir de orientação da TOTVS.

2 - Se o procedimento foi realizado e agora os valores entre a contabilidade e o RH não batem, a mudança de valores pode ocorrer em relação ao valor que tinha sido integrado na época com a contabilidade.

3 - Será preciso verificar se houve aumento salarial após os meses que foram reprocessados retroativamente, pois aumento salarial pode aumentar o valor da provisão, devido a provisão pegar o salário atual para provisionar. Para pegar o salário da época no recálculo da provisão, existe a faq PSIGAPROVCON0005 - GPEA070 - Como calcular provisão retroativa com base no salário da época?

4 - Em casos de atualização da rotina de provisão, pode calcular algo que antes não havia provisionado ou ainda se foi alterada a parametrização do sistema pode também alterar os valores, porque a provisão sempre pega a parametrização atual do sistema e por este motivo geralmente é o cálculo atual que está correto.

5 - Nestes casos, pedimos que o cliente efetue a conferência e verifique se o cálculo atual que está correto da provisão (cálculo do RH), se for identificado que o cálculo atual é o correto, é necessário integrar novamente a provisão com a contabilidade, para que os valores voltem a ficar iguais entre Contabilidade e RH.

 

Observações: