Árvore de páginas

Relatório de Cobertura Assistencial – DIOPS - AF0810L

Visão Geral do Programa

O objetivo deste programa é emitir um relatório que irá exibir os valores de segregação das despesas como, eventos em consultas, exames, terapias, internações e outras despesas assistenciais que devem ser preenchidos trimestralmente e submetidos a auditoria anual do Quadro de Cobertura Assistencial da DIOPS/ANS.

 

O que é DIOPS/ANS?

O Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde – DIOPS é um arquivo que as operadoras de planos de saúde devem preencher trimestralmente, para envio das informações financeiras para a ANS.

O Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde – DIOPS/ANS foi instituído com a finalidade de coletar informações cadastrais e financeiras para o acompanhamento das operadoras no que tange a saúde econômico-financeira e a manutenção dos dados cadastrais.

Para auxiliar no preenchimento do quadro abaixo, foi disponibilizado, no sistema, o "Relatório de Cobertura Assistencial – DIOPS (AF0810L), onde a operadora poderá extrair os dados separados por grupo de prestador e tipos de despesas assistenciais de cada movimento do GPS.

Legenda

DIOPS = Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde

ANS = Agência Nacional de Saúde

GPS = Gestão de Planos de Saúde TOTVS; sistema de planos de saúde TOTVS

EMS = Enterprise Management System; sistema financeiro TOTVS


Parametrização Necessária

  • Grupo_Contas_PEONA_Livros_Auxiliares_AF0210E: cadastrar agrupadores de contas.
  • Contas_Contábeis_PEONA_Livros_Auxiliares_AF0210F: cadastrar as contas aos agrupadores para emissão do relatório PEONA por gripo de contas.
  • Manutenção_Movimentos_Despesa_ANS_AF0910B: alterar os tipos de despesas dos movimentos do Revisão de contas médicas.
  • Manutenção_Despesas_ANS_AF0910A: cadastrar os tipos de despesas por transação x movimentos de procedimentos/insumos e módulo. Este cadastro deve ser realizado antes da liberação, do movimento, no módulo de Revisão de contas médicas.
  • Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Procedimento/Insumo x Despesa (AF0310B): cadastro dos tipos de despesas por procedimento e/ou insumo. Este cadastro deverá existir para os movimentos provisionados e ainda não pagos, pois eles podem, ainda, não terem sido liberados do Revisão de contas médicas.
  • Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Despesa (AF0310A): cadastro dos tipos de despesas por módulo de cobertura. Este cadastro deverá existir para os movimentos provisionados e ainda não pagos, caso não exista o cadastro por procedimento e/ou insumo (AF0310B).
  • Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Exame (AF0310C)
  • Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa x Tipo Terapia (AF0310E)
  • Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Tipo Internação (AF0310G)
  • Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Procedimentos Odontológicos (AF0310I)
  • Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Regime Internação (AF0310K)
  • Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Causas Selecionadas de Internação (AF0310M)


PROCESSO

  • Após informar os parâmetros e seleção serão selecionados e impressos:
    • Movimentos contabilizados, dos títulos do pagamento de prestador. Para separar os valores das despesas, conforme consta no quadro da DIOPS, o sistema busca os tipos de despesas, conforme parametrização realizada, no cadastro Manutenção_Movimentos_Despesa_ANS_AF0910B (cadastro por transação e movimento. Mesmo cadastro utilizado para emissão do SIP) e caso não encontre parametrização a nível de transação, o sistema busca o tipo de despesa no cadastro Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Procedimento/Insumo x Despesa (AF0310B) e caso não encontre parametrização a nível de procedimento ou insumo, o sistema busca o tipo de despesa no cadastro a nível de módulo de cobertura cadastrado no programa “Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Despesa (AF0310A)”.
    • Movimentos contabilizados provisionados, que ainda não foram pagos no pagamento do prestador. Para separar os valores das despesas, conforme consta no quadro da DIOPS, o sistema busca os tipos de despesas, conforme parametrização realizada, no cadastro Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Procedimento/Insumo x Despesa (AF0310B) e caso não encontre parametrização a nível de procedimento ou insumo, o sistema busca o tipo de despesa no cadastro a nível de módulo de cobertura cadastrado no programa “Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Despesa (AF0310A)”. Pois os tipos de despesas por transação apenas são acessados após a liberação dos movimentos do Revisão de contas médicas e o pagamento dos mesmos.
    • Movimentos das faturas de co-participação contabilizadas, do faturamento de planos de saúde. Tanto para faturas avulsas (tipo de nota 3) e fatura geradas através de guia de antecipações (tipo de nota 4), como para notas de serviços em geral, o sistema irá selecionar os movimentos, de co-participações, através dos grupos de contas informados em tela.
    • As informações segregadas por Rede Própria, Rede Contratada, Reembolso e Intercâmbio Eventual devem ser emitidas através da seleção do grupo do prestador.
    • As informações das colunas dos tipos de despesas devem ser parametrizadas nos cadastros: Manutenção_Movimentos_Despesa_ANS_AF0910B; Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Procedimento/Insumo x Despesa (AF0310B) e/ou Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Despesa (AF0310A).

Objetivo da tela:

Emitir um relatório que irá exibir os valores de segregação das despesas como, eventos em consultas, exames, terapias, internações e outras despesas assistenciais que devem ser preenchidos trimestralmente e submetidos a auditoria anual do Quadro de Cobertura Assistencial da DIOPS/ANS. 

 

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Arquivo

Informar o tipo de saída do relatório.

Parâmetro

Parametrizar dados para emitir o relatório.

Seleção

Selecionar dados para emitir o relatório.

Imprime

Executar a emissão do relatório.

Sair

Sai da funcionalidade.

 

BOTÃO ARQUIVO  

 

BOTÃO PARÂMETRO  

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Empresa

Informar o código da empresa, para selecionar os títulos e movimentos a serem impressos. O código da empresa deverá estar cadastrado no cadastro de Empresas do sistema EMS.

Estabelecimento

Informar o código do estabelecimento, para selecionar os títulos e movimentos a serem impressos. O código do estabelecimento deverá estar cadastrado no cadastro de estabelecimentos do EMS.

Emitir arquivo CSV

Se Marcado, será gerado arquivo em formato “.CSV” com os dados do quadro de cobertura assistencial da DIOPS.

Se NÃO Marcado, será gerado arquivo em formato texto (LST) com os dados do quadro de cobertura assistencial da DIOPS.

Diretório do Arquivo CSV

Se marcado o campo “Emitir arquivo CSV”, informar o nome do diretório e nome do arquivo em formato “.CSV”.

Se não marcado o campo “Emitir arquivo CSV”, este campo ficará desabilitado, pois não será gerado arquivo em formato CSV. Será gerado arquivo em formato texto (LST).

Botão OK

Se pressionado este botão, os dados dos parâmetros serão efetivados para posterior execução do relatório.

Botão Cancelar

Se pressionado este botão, os dados dos parâmetros não serão efetivados e não será possível emitir o relatório.

 

BOTÃO SELEÇÃO

 

Principais Campos e Seleção:

Campo:

Descrição

Grupo de Prestador inicial e final

Informar o código do grupo do prestador, para selecionar os títulos do pagamento de prestador e movimentos a serem impressos. O código do grupo do prestador deverá estar cadastrado na Manutenção_Grupo_de_Prestadores_CG0110G.

Espécie inicial e final

Informar o código da espécie, para selecionar os títulos do pagamento de prestador a serem impressos. O código da espécie deverá estar cadastrado no cadastro de espécies de documentos do sistema EMS.

Data Emissão inicial e final

Informar a data da produção dos títulos do pagamento, para selecionar os títulos do pagamento de prestador a serem impressos. A data da produção está disponível no programa Consultas_Pagamento_Prestador_PP0510C.

Conta inicial e final

Informar o código da conta contábil, para selecionar os títulos do pagamento de prestador e movimentos a serem impressos. O código da conta deverá estar cadastrado no cadastro de contas do sistema EMS.

Subconta inicial e final

Informar o código do centro de custo (caso exista), para selecionar os títulos do pagamento de prestador e movimentos a serem impressos. O código do centro de custo deverá estar cadastrado no cadastro de contas do sistema EMS.

É necessário selecionar os grupos de contas para a emissão das faturas de coparticipação

Após informar as contas e centros de custo para selecionar os movimentos dos títulos do pagamento do prestador, será aberto um browser com os grupos de contas, para que sejam selecionados os grupos de contas para selecionar as faturas de co-participação a serem impressos neste relatório. O grupo de contas deverá estar cadastrado no programa Grupo de Contas – PEONA e Livros Auxiliares (AF0210E) e as contas destes grupos no cadastro Contas_Contábeis_PEONA_Livros_Auxiliares_AF0210F.

Para que os grupos de contas sejam selecionados, deverá marcar com “*” e efetivar a seleção através da função F1-Confirmar. Somente grupos de contas selecionados e confirmados é que serão processados.

 

Botão IMPRIME

Ao pressionar o botão “IMPRIME” será executado a emissão do relatório, conforme layout abaixo.


Arquivo LST

 

Arquivo CSV

Serão gerados arquivos CSV, com 65.000 linhas cada para que possam ser abertos. Isto se faz necessário, para possibilitar a abertura do arquivo, devido à grande quantidade de registros.

 

Conteúdos Relacionados:

Grupo_Contas_PEONA_Livros_Auxiliares_AF0210E
Contas_Contábeis_PEONA_Livros_Auxiliares_AF0210F
Manutenção_Grupo_de_Prestadores_CG0110G
Consultas_Pagamento_Prestador_PP0510C
Manutenção_Despesas_ANS_AF0910A
Manutenção_Movimentos_Despesa_ANS_AF0910B
RN_205_Manut_Assoc_Modulo_Proced_Insumo_Despesa_AF0310B
RN_205_Manutenção_Associativa_Modulo_Despesa_AF0310A
Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Exame (AF0310C)
Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa x Tipo Terapia (AF0310E)
Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Tipo Internação (AF0310G)
Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Procedimentos Odontológicos (AF0310I)
Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Regime Internação (AF0310K)
Resolução ANS/RN 205 – Manutenção Associativa Modulo x Causas Selecionadas de Internação (AF0310M)