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Manutenção Geração SIP - AF0910C

Visão Geral do Programa

Este programa tem por objetivo gerar os dados do SIP (Sistema de Informação de Produtos), para a posterior geração do arquivo XML do SIP, para enviar o arquivo para a ANS (Agência Nacional de Saúde).


Parametrização Necessária:

Ao executar os programas RC0610A ou RC0610C ou RC0610Z ou DTVW16AA ou RC0510N ou DTVW40AA, caso, no programa Manutenção Parâmetros SIP, esteja parametrizado para exibir, no relatório de erros, os movimentos sem despesa (campo “Listar no relatório de erros os movimentos sem despesa parametrizada”), serão listados no final no relatório de erros, os movimentos sem despesa parametrizada. Importante ressaltar que mesmo os movimentos não possuindo o tipo de despesa informado, eles serão liberados do RC.


Os programas abaixo, também, gravam o tipo de despesa nos movimentos para que sejam processados na geração do SIP.


Principais Programas Relacionados:

 

Objetivo da tela:

Gerar os dados do SIP (Sistema de Informação de Produtos), para a posterior geração do arquivo XML do SIP, para enviar o arquivo para a ANS (Agência Nacional de Saúde).


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Arquivo

Informar o tipo de saída dos relatórios de acompanhamento.

Parâmetro

Parametrizar dados para a geração do SIP.

Seleção

Selecionar dados para a geração do SIP.

Executa

Executar a geração dos dados do SIP.

Saída

Sai da funcionalidade.


Botão ARQUIVO


Botão PARÂMETRO

Outras Ações/Ações Relacionadas:

OK

Se pressionado o botão “OK”, o sistema irá identificar que foi realizada a parametrização para a emissão do SIP e irá seguir o processo.

Cancelar

Se pressionado o botão “Cancelar”, o sistema irá identificar que NÃO foi realizada a parametrização para a emissão do SIP e não irá permitir a emissão do SIP.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Tipo de Execução

  • Simulação: se selecionada esta opção, o sistema irá emitir o relatório de acompanhamento. A simulação irá permitir selecionar “Intervalo de datas” ou “Trimestre”, bem como permitirá calcular somente despesas, ou somente expostos, sendo que em uma simulação não são gerados nenhum dado na base de dados.
  • Geração: se selecionada esta opção, o sistema irá emitir o relatório de acompanhamento e gravar os dados na base de dados, para a posterior geração do arquivo XML SIP. A geração, obrigatoriamente, será por “Trimestre” e calculará tanto despesas como expostos e gravará os dados na base de dados.

Seleção de Datas

  • Trimestre: Se selecionada esta opção, na seleção de dados será solicitado qual o trimestre que o usuário deseja para gerar o SIP.
  • Intervalo de Datas: Se selecionada esta opção, na seleção de dados será solicitado qual a data inicial e final que o usuário deseja para gerar o SIP

Agrupar por Tipo de Contratação

Caso seja marcado “Agrupar por Tipo de Contratacao” será gerado o relatório agrupando por tipo de contratação.

 

Caso NÃO seja marcado “Agrupar por Tipo de Contratacao” será gerado o relatório agrupando por código da modalidade, código do plane e código do tipo do plano da proposta.

Gerar Relatórios em CSV

Caso seja marcado “Gerar Relatórios em CSV” será gerado o relatório no formato “.CSV”.

Caso NÃO seja marcado “Gerar Relatórios em CSV” será gerado o relatório no formato texto.

Calcular Número de Beneficiários

Caso seja marcado “Calcular Número de Beneficiários” será habilitado o botão “Filtros Beneficiários” para que sejam parametrizadas informações para o cálculo do número de beneficiários expostos.

Caso NÃO seja marcado “Calcular Número de Beneficiários”, o botão “Filtros Beneficiários” será desabilitado e não será calculado o número de expostos.

Calcular Despesas e Eventos

Caso seja marcado “Calcular Despesas e Eventos” será habilitado o botão “Filtros Despesas e Eventos” para que sejam parametrizadas informações para o cálculo das despesas (valor e quantidade de eventos).

Caso NÃO seja marcado “Calcular Despesas e Eventos”, o botão “Filtros Despesas e Eventos” será desabilitado e não será realizado o cálculo das despesas (valor e quantidade de eventos).

Filtros Beneficiários

Caso seja marcado “Calcular Número de Beneficiários”, parametrizar dados para calcular o número de expostos.

Caso NÃO seja marcado “Calcular Número de Beneficiários”, este botão ficará desabilitado, indicando que não haverá o cálculo de exposto.

Filtros Despesas e Eventos

Caso seja marcado “Calcular Despesas e Eventos”, parametrizar dados para calcular os valores das despesas e quantidade de eventos referente às despesas.

Caso NÃO seja marcado “Calcular Despesas e Eventos”, este botão ficará desabilitado, indicando que não haverá o cálculo das despesas (valor e quantidade).


Botão FILTROS BENEFICIÁRIOS

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ações:

Descrição

OK

Se pressionado o botão “OK”, o sistema irá identificar que foi realizada a parametrização para a emissão do SIP e irá seguir o processo.

Cancelar

Se pressionado o botão “Cancelar”, o sistema irá identificar que NÃO foi realizada a parametrização para a emissão do SIP e não irá permitir a emissão do SIP.


Principais Campos e Parâmetros:

Campos:

Descrição

Calcular Idade Beneficiário/Faixa Etária com data período

  • Final: caso selecionada esta opção, será considerada a idade do beneficiário ao final do período (data final do período selecionado), para o cálculo dos expostos.
  • Intervalo: caso selecionada esta opção, será considerada a idade do beneficiário calculada dentro do período selecionado.

Considerar Despesas Transação x Proc/Insu

  • Caso, este campo, seja marcado serão calculadas as despesas dos módulos de cobertura, utilizando, também, os cadastros de despesa por transação x procedimento/insumo.
  • Caso, este campo, NÃO seja marcado serão calculadas as despesas dos módulos de cobertura, utilizando, apenas, o cadastro de despesa por módulo.

Imprimir Rel.Acomp.Beneficiários

  • Caso, este campo, seja marcado será solicitado nome e diretório do arquivo para emitir o relatório com dados dos beneficiários considerados no cálculo dos expostos.
  • Caso, este campo, NÃO seja marcado não será emitido o relatório com dados dos beneficiários considerados no cálculo dos expostos.


Botão FILTROS DESPESAS

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ações:

Descrição

OK

Se pressionado o botão “OK”, o sistema irá identificar que foi realizada a parametrização para a emissão do SIP e irá seguir o processo.

Cancelar

Se pressionado o botão “Cancelar”, o sistema irá identificar que NÃO foi realizada a parametrização para a emissão do SIP e não irá permitir a emissão do SIP.


Principais Campos e Parâmetros:

Campos:

Descrição

Acumula Eventos

Parametrizar a Contagem da quantidade de eventos por Documento ou Procedimento.

Exames:

Documento: Se selecionada esta opção, a contagem da quantidade de eventos, do tipo de despesas EXAMES, será por Documento do revisão de contas médicas.

Procedimento: Se selecionada esta opção, a contagem da quantidade de eventos, do tipo de despesas EXAMES, será por procedimento do Revisão de contas médicas.

Terapias:

Documento: Se selecionada esta opção, a contagem da quantidade de eventos, do tipo de despesas TERAPIAS, será por Documento do revisão de contas médicas.

Procedimento: Se selecionada esta opção, a contagem da quantidade de eventos, do tipo de despesas TERAPIAS, será por procedimento do Revisão de contas médicas.

Atend.Ambulatoriais:

Documento: Se selecionada esta opção, a contagem da quantidade de eventos, do tipo de despesas ATENDIMENTOS AMBULATORIAS, será por Documento do revisão de contas médicas.

Procedimento: Se selecionada esta opção, a contagem da quantidade de eventos, do tipo de despesas ATENDIMENTOS AMBULATORIAS, será por procedimento do revisão de contas médicas.

Hospitalizações:

Documento: Se selecionada esta opção, a contagem da quantidade de eventos, do tipo de despesas HOSPITALIZAÇÕES, será por Documento do revisão de contas médicas.

Procedimento: Se selecionada esta opção, a contagem da quantidade de eventos, do tipo de despesas HOSPITALIZAÇÕES, será por procedimento do revisão de contas médicas.

Guia principal x Docto: Se selecionada esta opção, a contagem da quantidade de eventos, do tipo de despesas HOSPITALIZAÇÕES, será pelas guias principais associadas aos documentos do revisão de contas médicas.

Acumular por documentos de hospitalizações Associados (contas abertas)

Quando o campo “Hospitalizações” = “Documento” ou “Guia principal x Docto”, este campo será habilitado e:

Caso, este campo seja marcado somente serão contados os documentos que não possuírem os campos de documentos anteriores preenchidos.

Caso, este campo NÃO seja marcado sempre serão contados os documentos, independente se os campos de documentos anteriores estiverem ou não preenchidos.

Considerar movimentos Extras e de Desconto

Caso, este campo, seja marcado, os movimentos extras (créditos-classe “E”), do pagamento de prestador irão somar no valor de despesa e os eventos de desconto (classe “D”), do pagamento de prestador irão descontar do valor da despesa.

Considerar movimentos A700

Se marcado, este campo, serão selecionados os movimentos importados via PTU A700 e deverá ser informado qual valor será considerado: Valor cobrado, Valor Real Pago ou Valor Sistema.

Cobrado: se selecionada esta opção, indica que será considerado o valor cobrado para somar aos valores de despesas.

Real Pago: se selecionada esta opção, indica que será considerado o valor pago pelo pagamento de prestadores, para somar aos valores de despesas.

Sistema: se selecionada esta opção, indica que será considerado o valor calculado pelo sistema, para somar aos valores de despesas.

Considerar despesas beneficiários excluídos

Caso, este campo seja marcado, serão considerados os movimentos dos beneficiários que estão excluídos (data de exclusão) no período selecionado, para o cálculo das despesas.

Caso, este campo NÃO seja marcado, serão DESconsiderados os movimentos dos beneficiários que estão excluídos (data de exclusão) no período selecionado, para o cálculo das despesas.

Separar eventos e despesas por estado

Caso, este campo, seja marcado, as despesas serão separadas por estado (UF), sendo que o estado considerado é o endereço do prestador executante dos movimentos.

Caso, este campo, NÃO seja marcado, as despesas NÃO serão separadas por estado (UF), sendo que o estado considerado é o endereço do prestador executante dos movimentos.

Buscar novamente parametrização de despesas dos movimentos

Caso, este campo, seja marcado, o tipo de despesas será buscado, novamente, no cadastro de parametrização dos tipos de despesas Manutenção Despesas ANS (AF0910A).

Caso, este campo, NÃO seja marcado, o sistema irá buscar o tipo de despesa do movimento do revisão de contas ou dos eventos do pagamento de prestador.

Forma de pagamento

Movimento: se selecionada esta opção, a forma de pagamento a ser considerada para a separação das despesas é a forma de pagamento do movimento do revisão de contas.

Proposta: se selecionada esta opção, a forma de pagamento a ser considerada para a separação das despesas é a forma de pagamento do da proposta do beneficiário do movimento do revisão de contas.

Relatórios de acompanhamento: Número de eventos

Caso este campo seja marcado, será emitido relatório dos movimentos que foram selecionados para a contagem do número de eventos.

Caso este campo NÃO seja marcado, Não será emitido relatório dos movimentos que foram selecionados para a contagem do número de eventos.

Relatórios de acompanhamento: Total de despesas

Caso este campo seja marcado, será emitido, no relatório, o total dos valores das despesas.

Caso este campo NÃO seja marcado, Não será emitido no relatório, o total dos valores das despesas.

Total de despesas: Abrir por Docto

Caso este campo seja marcado, será emitido relatório com os movimentos que foram selecionados para a emissão dos valores das despesas.

Caso este campo NÃO seja marcado, Não será emitido relatório com os movimentos que foram selecionados para a emissão dos valores das despesas.


Botão SELEÇÃO

Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ações:

Descrição

OK

Se pressionado o botão “OK”, o sistema irá identificar que foi realizada a parametrização para a emissão do SIP e irá seguir o processo.

Cancelar

Se pressionado o botão “Cancelar”, o sistema irá identificar que NÃO foi realizada a parametrização para a emissão do SIP e não irá permitir a emissão do SIP.


Principais Campos e Parâmetros:

Campos:

Descrição

Ano ref.

Informar o ano de referência para selecionar os movimentos para emitir as despesas do SIP.

Trimestre

Caso parametrizado, no botão “Parâmetro”, que a geração dos dados do SIP será por “Trimestre”, neste campo deverá selecionar qual o trimestre: Primeiro, Segundo, Terceiro, Quarto.

Intervalo inicial e final

Caso parametrizado, no botão “Parâmetro”, que a geração dos dados do SIP será por “Intervalo de Datas”, neste campo deverá informar a data inicial e final para a seleção dos movimentos que irão compor os valores e quantidades de eventos do SIP.

Caso parametrizado, no botão “Parâmetro”, que a geração dos dados do SIP será por “Trimestre”, neste campo será apresentada a data inicial e final do trimestre selecionado.

Modalidade inicial e final

Informar o código da modalidade de comercialização, para selecionar os movimentos para gerar os dados do SIP. Este código deverá estar cadastrado na Manutenção Modalidade (PR0110A).

Plano inicial e final

Informar o código do plano de saúde, para selecionar os movimentos para gerar os dados do SIP. Este código deverá estar cadastrado na Manutenção Planos de Saúde (PR0110B).

Tipo Plano inicial e final

Informar o código do tipo de plano de saúde, para selecionar os movimentos para gerar os dados do SIP. Este código deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos Planos de Saúde (PR0110C).

Tp. Contratação inicial e final

Informar o tipo de contratação da proposta, para selecionar os movimentos para gerar os dados do SIP. Este código deverá estar cadastrado na Manutenção Contrato.

Forma Pagto inicial e final

Informar a forma de pagamento da proposta, para selecionar os movimentos para gerar os dados do SIP. Este código deverá estar cadastrado na Manutenção Contrato.

Despesas inicial e final

Informar qual o tipo de despesas será considerada para a seleção dos movimentos para gerar os dados do SIP.

Se informado “Todas”, serão consideradas todos os tipos de despesas ANS, caso contrário será considerada apenas o tipo de despesa selecionada, para selecionar os movimentos.


Botão EXECUTA

Durante a geração dos dados serão exibidas barras de progresso para que o usuário saiba em que ponto o processo está e a quantidade dos dados que já foram processados:


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