Árvore de páginas

Visão geral do programa

Este programa tem por objetivo, gerar os dados do SIP (Sistema de Informação de Produtos) para a posterior geração do arquivo XML do SIP, para enviar o arquivo para a ANS (Agência Nacional de Saúde) por meio do agendamento da execução. Maiores detalhes podem ser consultados no documento Manutenção Geração SIP - AF0910C.

Observações:

      • O programa em RPW possibilita informar os parâmetros de seleção para a execução posterior da geração, ou seja, possibilita parametrizar os dados para a execução agendada;
      • É necessário que o cliente possua a ferramenta “Data Viewer” instalada e licenças disponibilizadas, para a execução dos programas em RPW.

Esse cadastro não pode ser encontrado quando pesquisado diretamente por seu nome ou código, sendo necessário acessá-lo através do programa Central SIP - haf.centralSip.


Ações relacionadas:

Ação:

Descrição

ExecutarExecutar a geração de dados do  SIP.


Gerar dados do SIP

Para gerar os dados do SIP, devem ser informados os parâmetros de execução.

Principais campos e parâmetros:

Campo:Descrição
PARÂMETROS
Tipo de execução

Possui as opções:

  • Simulação - se esta opção for selecionada, o sistema irá emitir o relatório de acompanhamento. A simulação irá permitir selecionar “Intervalo de datas” ou “Trimestre”, bem como permitirá calcular somente despesas ou somente expostos. Numa simulação não são gerados dados na base de dados.

  • Geração - se esta opção for selecionada, o sistema irá emitir o relatório de acompanhamento e gravar os dados na base de dados, para a posterior geração do arquivo XML SIP. A geração, obrigatoriamente, será por “Trimestre” e calculará tanto despesas como expostos e gravará os dados na base de dados.
Período

Possui as opções:

  • Intervalo de datas - se esta opção for selecionada, na seleção de dados será solicitado qual a data inicial e final que o usuário deseja para gerar o SIP.

  • Trimestre - se esta opção for selecionada, na seleção de dados será solicitado qual a data inicial e final que o usuário deseja para gerar o SIP.
Agrupar por tipo de contratação
  • Se marcado como "Sim", será gerado o relatório agrupando por tipo de contratação.

  • Se marcado como "Não", será gerado o relatório agrupando por código da modalidade, código do plano e código do tipo do plano da proposta.
Gerar relatório CSV
  • Se marcado como "Sim", será gerado o relatório no formato “.CSV”.

  • Se marcado como "Não", será gerado o relatório no formato texto.
Calcular despesas e eventos
  • Se marcado como "Sim", serão habilitadas opções para parametrizar informações de cálculo das despesas (valor e quantidade de eventos).

    As opções habilitadas por ordem serão: Exames, Terapias, Atendimento ambulatorial, Hospitalizações, Separa por UF, Formas de pagamento, Número de eventos, Acumula por documentos de hospitalizações associados, Total de despesas, Abrir por documento, Considera movimentos extras e de desconto, Considera movimentos A700 e Buscar novamente parametrização de despesas dos movimentos.

  • Se marcado como "Não", serão desabilitadas as opções e também não será realizado o cálculo das despesas (valor e quantidade de eventos).
Considera movimentos de beneficiários excluídos
  • Se marcado como "Sim", serão considerados os movimentos dos beneficiários que estão excluídos (data de exclusão) no período selecionado, para o cálculo das despesas.”.

  • Se marcado como "Não", serão desconsiderados os movimentos dos beneficiários que estão excluídos (data de exclusão) no período selecionado, para o cálculo das despesas.
Exames

Possui as opções:

  • Documentos - se esta opção for selecionada, a contagem da quantidade de eventos do tipo de despesas "Exames", será por documento do Revisão de Contas Médicas.

  • Procedimentos - se esta opção for selecionada, a contagem da quantidade de eventos do tipo de despesas "Exames", será por procedimento do Revisão de Contas Médicas.
Terapias

Possui as opções:

  • Documentos - se esta opção for selecionada, a contagem da quantidade de eventos do tipo de despesas "Terapias", será por documento do Revisão de Contas Médicas.

  • Procedimentos - se esta opção for selecionada, a contagem da quantidade de eventos do tipo de despesas "Terapias", será por procedimento do Revisão de Contas Médicas.
Atendimento ambulatorial

Possui as opções:

  • Documentos - se esta opção for selecionada, a contagem da quantidade de eventos do tipo de despesas "Atendimento ambulatorial", será por documento do Revisão de Contas Médicas.

  • Procedimentos - se esta opção for selecionada, a contagem da quantidade de eventos do tipo de despesas "Atendimento ambulatorial", será por procedimento do Revisão de Contas Médicas.
Hospitalizações

Possui as opções:

  • Documentos - se esta opção for selecionada, a contagem da quantidade de eventos do tipo de despesas "Hospitalizações", será por documento do Revisão de Contas Médicas.

  • Procedimentos - se esta opção for selecionada, a contagem da quantidade de eventos do tipo de despesas "Hospitalizações", será por procedimento do Revisão de Contas Médicas.

  • Guia - se esta opção for selecionada, a contagem da quantidade de eventos do tipo de despesas "Hospitalizações", será pelas guias principais associadas aos documentos do Revisão de Contas Médicas.
Separa por UF
  • Se marcado como "Sim", as despesas serão separadas por estado (UF), sendo que o estado considerado é o endereço do prestador executante dos movimentos.

  • Se marcado como "Não", as despesas não serão separadas por estado (UF), sendo que o estado considerado é o endereço do prestador executante dos movimentos.
Formas de pagamento

Possui as opções:

  • Movimento - se esta opção for selecionada, a forma de pagamento que será considerada para a separação das despesas é a forma de pagamento do movimento do revisão de contas.

  • Proposta - se esta opção for selecionada, a forma de pagamento que será considerada para a separação das despesas é a forma de pagamento da proposta do beneficiário do movimento do revisão de contas.
Número de eventos
  • Se marcado como "Sim", será emitido relatório dos movimentos que foram selecionados para a contagem do número de eventos.

  • Se marcado como "Não", não será emitido relatório dos movimentos que foram selecionados para a contagem do número de eventos.
Acumula por documentos de hospitalizações associados
  • Se marcado como "Sim", somente serão contados os documentos que não possuírem os campos de documentos anteriores preenchidos.

  • Se marcado como "Não", sempre serão contados os documentos, independente se os campos de documentos anteriores estiverem ou não preenchidos.
Total de despesas
  • Se marcado como "Sim", será emitido no relatório o total dos valores das despesas.

  • Se marcado como "Não", não será emitido no relatório o total dos valores das despesas.
Abrir por documento
  • Se marcado como "Sim", será emitido relatório com os movimentos que foram selecionados para a emissão dos valores das despesas.

  • Se marcado como "Não", não será emitido relatório com os movimentos que foram selecionados para a emissão dos valores das despesas.
Considera movimentos extras e de desconto

Se marcado como "Sim", os movimentos extras (créditos-classe “E”) do pagamento de prestador irão somar no valor de despesa e os eventos de desconto (classe “D”) do pagamento de prestador irão descontar do valor da despesa.

Considera movimentos A700

Se marcado como "Sim", serão selecionados os movimentos importados via PTU A700 e deverá ser informado qual valor será considerado: valor cobrado, valor real pago ou valor Sistema.

Possui as opções:

  • Cobrado - se esta opção for selecionada, indica que será considerado o valor cobrado para somar aos valores de despesas.

  • Real pago - indica que será considerado o valor pago pelo pagamento de prestadores, para somar aos valores de despesas.

  • Sistema - indica que será considerado o valor calculado pelo sistema, para somar aos valores de despesas.
Buscar novamente parametrização de despesas dos movimentos
  • Se marcado como "Sim", o tipo de despesas será novamente buscado no cadastro de parametrização dos tipos de despesas, Manutenção Despesas ANS - haf.ansExpenses.
    • Documentos oriundos de guias do tipo Nota Fiscal Fornecedor consideram a parametrização de despesas conforme guias de internação ou SADT vinculadas à mesma "Guia Tiss Principal" no arquivo PTU A500, onde primeiramente será considerado o vínculo com a guia principal para identificação da transação correspondente, e caso não encontre o vínculo ou não localize parametrização de despesa válida, será considerada a transação de Nota Fiscal Fornecedor para identificação da despesa.
  • Se marcado como "Não", o sistema irá buscar o tipo de despesa do movimento do revisão de contas ou dos eventos do pagamento de prestador.
Calcula número de beneficiários
  • Se marcado como "Sim", serão habilitadas opções para parametrizar informações para o cálculo do número de beneficiários expostos.

    As opções habilitadas por ordem serão: Calcula idade dos beneficiários / Faixa, data, período, Considera despesas Transação x Procedimento/Insumo e Imprimir relação de acompanhamento de beneficiários.

  • Se marcado como "Não", serão desabilitadas as opções e também não será calculado o número de expostos.
Calcula idade dos beneficiários / Faixa, data, período

Possui as opções:

  • Final - se esta opção for selecionada, será considerada a idade do beneficiário ao final do período (data final do período selecionado), para o cálculo dos expostos.

  • Intervalo - se esta opção for selecionada, será considerada a idade do beneficiário calculada dentro do período selecionado.
Considera despesas Transação x Procedimento/Insumo
  • Se marcado como "Sim", serão calculadas as despesas dos módulos de cobertura, utilizando também os cadastros de despesa por transação x procedimento/insumo.

  • Se marcado como "Não", serão calculadas as despesas dos módulos de cobertura, utilizando apenas o cadastro de despesa por módulo.
Imprimir relação de acompanhamento de beneficiários
  • Se marcado como "Sim", será solicitado nome e diretório do arquivo para emitir o relatório com dados dos beneficiários considerados no cálculo dos expostos.

  • Se marcado como "Não", não será emitido o relatório com dados dos beneficiários considerados no cálculo dos expostos.

SELEÇÃO

Ano

Ano de referência para selecionar os movimentos para emitir as despesas do SIP.

Trimestre

Se na categoria "PARÂMETROS" for indicado que a geração dos dados do SIP será por “Trimestre”, neste campo deverá selecionar qual o trimestre.

Possui opções:

  • Primeiro - período compreendido entre 1º de janeiro a 31 de março.

  • Segundo - período compreendido entre 1º de abril a 30 de junho.

  • Terceiro - período compreendido entre 1º de julho a 30 de setembro.

  • Quarto - período compreendido entre 1º de outubro a 31 de dezembro.
Data inicial/final
  • Se na categoria "PARÂMETROS" for indicado que a geração dos dados do SIP será por “Intervalo de datas”, neste campo deverá ser informada a data inicial e final para a seleção dos movimentos que irão compor os valores e quantidades de eventos do SIP.

  • Se na categoria "PARÂMETROS" for indicado que a geração dos dados do SIP será por “Trimestre”, neste campo será apresentada a data inicial e final do trimestre selecionado.
Modalidade inicial/final

Código da modalidade de comercialização, para selecionar os movimentos para gerar os dados do SIP. 

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Modalidade - hpr.modality.

Plano inicial/final

Código do plano de saúde, para selecionar os movimentos para gerar os dados do SIP.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Planos de Saúde - hpr.healthInsurance.

Tipo de plano inicial/final

Código do tipo de plano de saúde, para selecionar os movimentos para gerar os dados do SIP.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos Planos Saúde - PR0110C.

Tipo de contratação inicial/final

Código do tipo de contratação da proposta, para selecionar os movimentos para gerar os dados do SIP.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Contratos - hvp.contract.

Forma de pagamento inicial/final

Código da forma de pagamento da proposta, para selecionar os movimentos para gerar os dados do SIP.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Formas de Pagamento - hpr.healthInsurancePaymentMode.

Despesas

Tipo de despesa que será considerada para a seleção dos movimentos, para gerar os dados do SIP.

Se informado “Todas”, serão considerados todos os tipos de despesas ANS, caso contrário será considerado apenas o tipo de despesa que for selecionada, para selecionar os movimentos.

Execução
Nome do arquivo de saídaIndica o nome do arquivo que será gerado.
Data de execução

Data de geração do relatório. Possui as opções:

  • Executar hoje - a data de geração do relatório será definida para o dia atual de execução;
  • Agendar execução - deverá ser definido um período para geração do relatório. Habilita os campos Agendar para e Hora.
Agendar paraIndica o dia, mês e ano para geração do relatório.
HoraIndica o horário para geração do relatório.
Servidor de execuçãoServidor RPW que será utilizado para comunicar a geração do relatório.
Repetir ocorrência

Indica se a geração do relatório deverá ocorrer novamente.

Se marcado como "Sim", habilita os campos Repete a cada, Frequência e Até o dia.

Repete a cada

Indica o intervalo de tempo em que uma nova geração do relatório deverá ocorrer. Este campo está diretamente relacionado com o campo Frequência.

Se neste campo for indicado o número "7" e no campo Frequência for selecionada a opção "Minuto(s)", isso significa que a cada 7 minutos deverá ocorrer uma nova geração do relatório.

Frequência

Indica a unidade de tempo em que deverá se repetir a geração de um novo relatório.

Possui as opções:

  • Minuto(s) - habilita o campo Até a hora:
      • Até a hora - informar a hora em que o processo de gerar relatório deverá ser interrompido.

  • Hora(s) - habilita os campos No minuto e Até a hora:
    • No minuto - informar o minuto em que o processo de gerar relatório deverá acontecer;
    • Até a hora - informar a hora em que o processo de gerar relatório deverá ser interrompido.

  • Dia(s) - habilita o campo Horário:
    • Horário - informar a hora em que o processo de gerar relatório deverá acontecer.

  • Mês(es) - habilita os campos Horário e Sempre no dia.
    • Horário - informar a hora em que o processo de gerar relatório deverá acontecer.
    • Sempre no dia - possui as opções:
      • Último dia do mês - o processo de gerar relatório acontecerá sempre no último dia do mês;
      • Escolher Dia - habilita o campo Dia do mês, que permite definir uma data específica em que sempre ocorrerá a geração do relatório.
Até o diaIndica até que dia deverá ocorrer a geração de um novo relatório. Após a data informada, o processo de gerar um novo relatório não será mais repetido.
Atualização

Data da última atualização do registro; preenchido automaticamente pelo sistema.

UsuárioUsuário da última atualização do registro; preenchido automaticamente pelo sistema.


Conteúdos relacionados: