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Resolução ANP Nº 44 DE 19/11/2013

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus®

Segmento:

Logística

Módulo:

SIGAOMS - Gestão de Distribuição

Rotina:

Rotinas

Nome Técnico

TDCEA012

Liberação do Lacre

UDCLES02

Compatibilizador

Rotinas envolvidas

Nome Técnico

OMSA200

Montagem da Carga

Chamados Relacionados:

TVHYM4

País:

Brasil

Banco de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

LBS - CARGAS X COMPARTIMENTOS

LJN - TABELA DE INSTALACOES SIMP    

LJ7 - TABELA DE ARI'S SIMP          

Sistemas Operacionais:

Windows® / Linux®

Descrição

Foi disponibilizada a melhoria para atender a Resolução ANP Nº 44 DE 19/11/2013. 

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o UDCLES02 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus® ByYou Smart Client, digite informe o UDCLES02 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 28/12/2015.

  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa UDCLES02.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

 

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado. 

Atualizações do Compatibilizador

1.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela LBS - CARGAS X COMPARTIMENTOS

 

Campo

LBS_CDSIMP

Tipo

C

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

SIMP ARI

Descrição

Código SIMP do ARI

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Sim

Browse

Não

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Código SIMP do ARI

Campo

LBS_CDINST

Tipo

C

Tamanho

7

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod. Ins. ARI

Descrição

Cod. Instalação do ARI

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Código da Instalação do ARI

Campo

LBU_CDSIMP

Tipo

C

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

SIMP ARI

Descrição

Código SIMP do ARI

Nível

1

Usado

Não

Obrigatório

Sim

Browse

Não

Opções

 

When

 

F3LJ7

Relação

 

Val. Sistema

 

Help

Código SIMP do ARI

Campo

LBU_CDINST

Tipo

C

Tamanho

7

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod. Ins. ARI

Descrição

Cod. Instalação do ARI

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

F3LJN

Val. Sistema

 

Help

Código da Instalação do ARI

 

2.  Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

 

Índice

LBU

Ordem

3

Chave

LBU_FILIAL+LBU_CORLAC+LBU_NROLAC+LBU_CDINST

Descrição

Filial + Cor Lacre + Nro. Lacre + Cod Inst ARI

Proprietário

S

Índice

LBU

Ordem

4

Chave

LBU_FILIAL+LBU_CORLAC+LBU_CDINST

Descrição

Filial + Cor Lacre + Cod Inst ARI

Proprietário

S


Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

Procedimento para Utilização 

Exemplo:

  1. Em Gestão de Distribuição (SIGAOMS), acesse Atualizações / Carga / Lacres (TDCEA012).
  2. Clique em Incluir.
  3. Informe o Número do lacre, Cor, Código SIMP e Código da Instalação do SIMP.
  4. Acesse Atualizações / Carga / Montagem de Carga (OMSA200).
    O Sistema apresenta a tela de Montagem da Carga.
  5. Clique em Ações Relacionadas e selecione a opção Lacres.
    Observe que foi criada a opção Cód. SIMP.
  6. Clique na opção Cód. SIMP.
  7. Selecione o Código da Instalação e o Código SIMP para o item selecionado.
    No grid será apresentado o Código da Instalação e o Código SIMP selecionado para o item.
  8. Após a gravação e liberação do processo, o Lacre, o Código da Instalação e o Código SIMP, passarão a ser impressos na DANFE.