Árvore de páginas

FATURAMENTO - COM PERÍODO DETALHADO

Características do Requisito

Linha de Produto:

SARA

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

Faturamento

Rotina:

Períodos de Armazenagem, Cadastro de Fórmulas, Grupos de Fórmulas, Tabela de Tarifas (Valorização), Opção de Tarifa, Cálculo DI/LOTE, Pré-cálculo,

Impressão dos Demonstrativos

Cadastros Iniciais:

Módulo Faturamento > Cadastro > Períodos de Armazenagem, Cadastro de Fórmulas, Grupos de Fórmulas, Tabela de Tarifas (Valorização), Opção de Tarifa.

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado): LOGSARA01-204 / DLOGPORTOS-505

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

SQLServer

Tabelas Utilizadas:

tab_tcb_tar

tab_tcb_conf_periodos

tab_nfi_valor_periodo

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

 

Descrição

No SARA, um dos pilares para o faturamento é a definição dos períodos de armazenagem, os quais são destinados à registrar os períodos de apuramento de armazenagem de lotes de carga no Recinto Alfandegado. 

Esta configuração para a cobrança detalhada dos períodos de armazenagem é efetuada no módulo Faturamento, menu Cadastro > Configurações para Faturamento, que tem como função registrar algumas parametrizações importantes que retratam justamente o modo de cobrança.

 

 

Por intermédio da configuração de períodos de armazenagem detalhada é possível flexibilizar a frequência dos períodos e tornar o faturamento flexível para qualquer contrato praticado/acordado junto ao cliente. 

Exemplo: 

 

 

Ao efetuar um faturamento, o sistema encontrará a Opção de Tarifa/Configuração de Faturamento/Tabela Tarifas válida para o cálculo e, quando a configuração de períodos é detalhada, caso o cliente esteja utilizando o LAYOUT_DEMONSTRATIVO_CALCULO = 1 e LAYOUT_PRE_CALCULO_DEMONSTRATIVO = 1, no demonstrativo de cálculo normal e pré-cálculo será possível visualizar a abertura e detalhamento dos períodos calculados.

Após o cadastro da configuração para faturamento deverão ser cadastradas ou alteradas as tabelas de tarifas do sistema.

No exemplo abaixo foram criados 3 itens, sendo uma taxa para o primeiro e segundo períodos, uma taxa para o terceiro e quarto períodos e uma outra taxa para o quinto ou mais períodos.

Neste modelo não é necessário efetuar a validação do item de tarifa por quantidade de períodos, pois o campo Período de aplicação da fórmula fará a indicação.

Na validação poderá ser utilizada para validar outras informações, caso necessário. Por exemplo, poderão existir dois itens para o primeiro período com taxas diferentes e o sistema efetuará o cálculo de um dos dois dependendo da validação.

 

 

Abaixo segue um exemplo do detalhamento dos períodos no Demonstrativo de Cálculo normal.

 

 

Procedimento para Implantação

  1. Atualização padrão do pacote de expedição da release.
  2. Atualização do executável do módulo Faturamento e do banco de dados pelo arquivo .CDS.

 

Procedimento para Configuração e Utilização

  1. No módulo Sistema > Cadastro > Parâmetros, setar os parâmetros  LAYOUT_DEMONSTRATIVO_CALCULO e LAYOUT_PRE_CALCULO_DEMONSTRATIVO para 1 (Um).
  2. Neste mesmo módulo, setar o parâmetro OPERANDO_FAT_CALCULO_NAO_MANTER_VALOR para CIF_P. 
  3. No módulo Faturamento > Cadastro > Configurações para Faturamento, crie uma configuração de períodos de armazenagem detalhada.
  4. No módulo Sistema > Cadastro > Operandos, crie o  operando CIF_P.
    O  campo retorno deverá possuir o valor sp.detalhe e o seguinte comando sql: exec proc_fat_valor_estoque  :Opta_id:, :lote_id:, :Dsai_id:, :Per_ini:, :Per_fim:, 'S', 'N'.
    Os valores deverão ser repetidos para os caminhos 1 e 2 do Cadastro do Operando.
    Deve-se utilizar o tipo de conversão 1 - Moeda e Cotação (Opção de Tarifa).

  5. No módulo Faturamento > Cadastro > Fórmulas > Cadastro de Fórmulas, crie a fórmula (CIF_P*tx1). assinalando o campo Informar Período de Aplicação da Fórmula na Valorização. 

  6. No módulo Faturamento > Cadastro > Fórmulas > Grupo de Fórmulas, inclua a fórmula no grupo de fórmulas de armazenagem.

  7. No módulo Faturamento > Cadastro > Tabela de Tarifas Valorização, configure a tarifa de armazenagem para utilizar a nova fórmula.

  8. Fature um lote que utilize esta configuração de faturamento.
  9. Emita o Demonstrativo de Cálculo.

 

"A TOTVS recomenda que os recintos alfandegados, quando da atualização do sistema informatizado de controle aduaneiro (SARA) observe as normas legais vigentes conforme segue: o artigo 14 da IN SRF 682/2006 (que dispõe sobre a auditoria de sistemas informatizados de controle aduaneiro, estabelecidos para os recintos alfandegados), estabelece que qualquer alteração ou atualização de versão ou substituição do sistema informatizado de controle deverá ser previamente comunicada à SRF (Secretaria da Receita Federal do Brasil); o artigo 40 da Portaria RFB 3518/2011 (que estabelece requisitos e procedimentos para o alfandegamento recintos) que determina que quaisquer alterações no sistema informatizado de controle aduaneiro, desde que devidamente justificadas pela administradora do recinto, poderão ser autorizadas pelo titular da unidade de despacho jurisdicionante."