Árvore de páginas

Planejamento Manutenções - PI0502

Visão Geral do Programa

O planejamento de manutenções tem por objetivo gerar ordens planejadas a partir dos planos cadastrados no sistema.

Os planos poderão gerar diversas ordens conforme o período parametrizado. Ao gerar uma ordem planejada, também serão geradas suas tarefas, especialidades, itens, ferramentas, equipamentos de proteção individual e a Rede PERT.

Caso um Equipamento tenha a mesma Manutenção planejada, proveniente de planos diferentes, deve assumir o  Planejamento da Manutenção que for executada mais cedo.

O cálculo verifica os planos existentes para planejar as próximas manutenções. Planos esses que podem ser por Equipamento, Família, Equipamento/TAG ou Família/TAG.

Importante:

Rotas de Lubrificação

Caso o equipamento/plano estiver associado a uma rota de lubrificação (ver Rota Lubrificação MI0127) e sua situação estiver como Ativa, será feita a seguinte verificação:

a) Caso o equipamento/plano estiver com a situação ativo na rota de lubrificação, este equipamento/plano não será considerado no cálculo de planejamento/simulação da OM. Será considerado no programa de Geração de Rotas (MI0342) para a geração de ordens de lubrificação da rota.

b) Caso o equipamento/plano estiver com a situação de Inativo na rota de lubrificação, será considerado no cálculo de planejamento/simulação da OM, seguindo as validações do planejamento.

Caso o equipamento/plano estiver associado a uma rota de lubrificação (ver Rota Lubrificação MI0127) e a situação da rota estiver como Inativa, a relação Equipamento e Plano de Manutenção será considerado no cálculo de planejamento/simulação da OM, seguindo as validações do planejamento.

Rotas de Inspeção

Caso o equipamento/plano estiver associado a uma rota de Inspeção que tenha a situação Ativa no programa Rota de Inspeção MI0132, não será considerado no cálculo de planejamento/simulação da OM. Será considerado no programa de Geração de Rotas (MI0342) para a geração de ordens de inspeção da rota. Importante: Para a atual release ainda não esta implementado o controle de ativação do equipamento na rota de inspeção.

Caso o equipamento/plano estiver associado a uma Rota de Inspeção (MI0132) e a situação da rota estiver como Inativa, a relação Equipamento e Plano de Manutenção será considerado no cálculo de planejamento/simulação da OM, seguindo as validações do planejamento.

Importante:

Se o módulo de Preditiva estiver implantado, a geração de Ordens de Manutenção pelo Módulo de Manutenção Industrial não poderá gerar as ordens que estiverem ligadas aos planos de manutenção do tipo de classe igual a “Preditiva”.

Se o plano possui uma ordem, o sistema assume sempre a data da ordem. Se o plano não possuir nenhuma ordem o sistema verifica as datas de ativação do Plano e do Equipamento e encerramento da última ordem, assumindo a data mais recente.

O Planejamento de Manutenções gera ordens de manutenção planejadas, bem como suas reservas planejadas. Estas ordens não são consideradas como confirmadas, pois é necessária a sua confirmação para que estas ordens sejam transformadas em ordens de manutenção e suas reservas planejadas em reservas confirmadas.

No momento da geração das ordens planejadas não são geradas alocações de especialidades.

Na Geração/Simulação de Ordens de Manutenção, ocorrem algumas situações nas quais as mesmas NÃO serão geradas.

É importante destacar estas situações para evitar contratempos na referida Geração/Simulação.

NÃO serão Geradas/Simuladas as Ordens de Manutenção, quando:

No Sistema:

  • Quando o Tipo de Manutenção (CD0580) está com o campo Gera Ordem Automática definido como DESMARCADO (para gerar/simular deve estar como MARCADO).;
  • Calendário da manutenção não estiver definido nos parâmetros de MI ou não estiver gerado.

Equipamento x Plano de Manutenção associados a Rotas de Inspeção ou Lubrificação:

  • Não serão planejadas as ordens de manutenção do tipo inspeção e lubrificação quando o equipamento e plano estiverem associados a rotas de lubrificação ou inspeção. Neste caso a geração destas ordens será feita através da rotina da Geração de Roteiros MI0342.

No Plano de Manutenção/Equipamento (Equipamento com controle por Utilização):

  • Não exista nenhum apontamento de utilização para o equipamento;
  • Quando existir somente um apontamento, deve-se parametrizar a Simulação/Geração para que NÃO considere o cálculo da utilização do equipamento. Neste caso, será verificado se o apontamento é superior à faixa de utilização definida no plano. Se for maior, Gera Ordem de Manutenção, caso contrário, não.
  • A data de implantação do plano é superior à data de corte;
  • A data de validade do plano é inferior à data de corte;
  • Cálculo da projeção diária de utilização define a data da manutenção maior que a data de corte.

No Plano de Manutenção/Equipamento (Equipamento com controle por Faixa de Tempo):

  • A data de implantação do plano é superior à data de corte;
  • A data de validade do plano é inferior à data de corte;
  • Quando o cálculo da soma da data de implantação do plano ou a data de encerramento da última OM para o equipamento/plano, mais a faixa de tempo, for superior à data de corte.

No Plano de Manutenção da Família (Família que Considera Criticidade por TAG)

  • O equipamento está alocado em uma TAG cuja criticidade, X, Y ou Z não esteja definida para ser considerada pelo Plano de Manutenção da Família. 

 

Nota:

Sugestão de execução do Planejamento de Manutenções:

  • Cadastrar e gerar Calendários;
  • Cadastrar Planos;
  • Efetuar vinculação do Plano com Equipamento;
  • Efetuar Simulação da Geração de Ordens de Manutenção (MI0315) – opcional;
  • Efetuar o Planejamento de Ordens;
  • Analisar Ordens Planejadas e efetuar acertos (Caso seja necessário, executar o Planejamento novamente);
  • Confirmar Ordens de Manutenção. 

 

Planejamento Manutenções – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Ao selecionar a função Planejamento Manutenções, é possível inserir faixas de dados para filtrar as informações a serem consideradas na listagem a ser gerada.

Somente os dados cujos valores estejam compreendidos nas faixas informadas serão selecionados para apresentação na listagem.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Inclui nova ocorrência

Quando acionado, apresenta a tela PI0502A, na qual é possível definir mais faixas de seleção.

  

PI0502A

Objetivo da tela:

Ao acionar função Planejamento Manutenções - Botão Inclui nova ocorrência, é possível incluir as informações do planejamento de manutenções a serem apresentadas no relatório.


Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Unidade Negócio

Permite inserir os códigos inicial e final de unidade de negócio definindo uma faixa.


Planejamento Manutenções – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Planejamento Manutenções - Pasta Parâmetros, é possível definir os parâmetros a serem considerados para geração do relatório.


Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Data Corte

Essa data é para o cálculo, a data limite de simulação/planejamento/geração de ordens. Nesse caso, dependendo do tipo de controle do plano (tempo, utilização ou ambas), o sistema tentará gerar o maior número possível de ordens que se encaixem até a data de corte e que atendam aos parâmetros definidos no plano de manutenção.

Essa data de corte pode ser ”estendida” durante o cálculo em função do parâmetro “Flexibilidade de Prorrogação”, definido no plano de manutenção que está sendo calculado.

Esse campo pode ser definido nas seguintes funções:

Permite reprogramação de ordens

Ao se efetuar o planejamento das ordens, quando já existir ordens confirmadas e com estado de "Não Iniciada", as mesmas poderão sofrer alteração das datas inicialmente previstas. Este procedimento somente ocorre se este campo estiver assinalado, caso contrário não ocorrerá.

Rotina de reprogramação de ordens de manutenção:

  • Somente serão reprogramadas as ordens de manutenção que estiverem com estado de “Não Iniciada”.
  • O planejamento efetuará o cálculo de ordens planejadas e após isto verificará as ordens que poderão ser reprogramadas. Na reprogramação, se já existir ordem de manutenção na data da ordem planejada, esta ordem de manutenção não será reprogramada e não será criada ordem planejada, pois o sistema entenderá que já existe ordem de manutenção para atendimento da ordem planejada.
  • As ordens não iniciadas que ao final do planejamento não conseguiram ser reprogramadas para o atendimento de ordens planejadas, serão reprogramadas e prorrogadas para a data de 31/12/9999. Para a listagem destas ordens deverá ser utilizada a Listagem de Ordens Reprogramadas (PI0518).
  • Ao final do cálculo do planejamento, se estiver parametrizado que reprograma ordens de Manutenção Industrial e se houveram reprogramação de ordens de MI, estas ordens reprogramadas serão impressas para consulta, ao final do cálculo (PI0502). 

Considera cálculo de utilização do equipamento?

Se o campo estiver assinalado, será encontrada a média de utilização diária entre o primeiro e o último apontamento compreendido entre a data corrente menos o número de dias definido na Família do Equipamento.

Calculada a média de utilização diária, é projetada a data da próxima ordem de manutenção. Se o campo não estiver assinalado somente será efetuado um comparativo do valor do contador existente no sistema e comparado com a faixa prevista, não ocorrendo à projeção.

Esta informação somente é válida para planos de manutenção que são controlados por faixa de utilização. 

Imprime Página de Parâmetros

Quando assinalado, o sistema imprime a página de parâmetros.

  

Conteúdos Relacionados: 

Conceitos

Segurança por Estabelecimento – Planejamento da Manutenção Industrial

Veja Também

Mais detalhes do Cálculo de Ordens de Manutenção, podem ser encontrados na apostila do Módulo de Manutenção Industrial, na Geração Automática de Ordens de Manutenção Industrial.