Árvore de páginas

Regras Validações EFD Contribuições

Linha Protheus:

No momento da geração da nota fiscal de saída pela rotina de Documento de Saída, o usuário determinará a espécie em que o documento será gerado e por consequência o modelo do documento fiscal.

Procedimento recomendado:
Avaliar se a espécie/modelo do documento está coerente com a NCM da mercadoria e CFOP da operação.
No caso destas prestações de serviço é possível que existe a necessidade de informações especificas que são declaradas de forma manual na rotina de Complemento dos Documentos Fiscais dentro dos menus de Documento de Entrada / Saída no módulo Livros Fiscais.
A rotina de Acertos Fiscais também é uma alternativa para visualização dos documentos já gerados.

Pontos de Atenção:
  1. É importante que a informação do cadastro de produto esteja coerente com a mercadoria ou serviços do documento fiscal;
  2. É importante que a informação do cadastro de Tipos de Entrada e Saída esteja coerente com a mercadoria ou serviços do documento fiscal.
  3. A rotina de acertos fiscais deverá ser utilizada apenas para a conferências dos valores. Em caso de operações que necessitem de correção se deve adotar o procedimento estabelecido no RICMS do respectivo Estado.

 

 

Linha Datasul:

A NFC-e depois de autorizada pela SEFAZ não permite alteração, antes de qualquer alteração efetuar uma consulta na SEFAZ e verificar se a mesma foi emitida corretamente com todos os valores (consultar no portal da NF-e utilizando a chave da NF-e).

No sistema a consulta e correção do documento fiscal podem ser efetuadas no módulo de Obrigações Fiscais no programa: Manutenção de Documentos Fiscais (OF0305).

Lembrando que qualquer ajuste deverá estar de acordo com a legislação vigente do seu Estado, caso necessário efetuar alteração buscar ajuda junto ao fisco de seu Estado.

Após a correção efetuar uma nova extração de dados para o módulo Configurador Layout Fiscal e gerar novamente o arquivo  EFD Contribuições.

 

 

Linha Logix:

A consulta do documento fiscal poderá ser efetuada conforme abaixo:

Documentos Fiscais de Saída:
VDP40005 - Consulta de Notas Fiscais.

Notas fiscais de saídas ou entradas (emissão própria) que foram emitidas com dados incorretos, a sugestão é buscar orientação na legislação vigente ou na SEFAZ que pertença a empresa antes de efetuar qualquer alteração.

Se preciso, efetuar a integração dos dados para o módulo de Obrigações Fiscais por meio do programa OBF12000 (Prepara Informações para Livros Fiscais) e gerar novamente o arquivo EFD Contribuições retificando os períodos incorretos, caso necessário.

 

 

Linha RM:

Depois de autorizada a NFC-e pela SEFAZ não é permitido alterar. As alterações devem ser realizadas no Aplicativo Gestão Fiscal e manualmente.

Sugerimos consultar os valores todos os valores informados no DANFE com os valores dos Aplicativo Gestão Fiscal. Caso necessário realizar as correções necessário e gerar novamente a Rotina.

  • Sem rótulos