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Ficha de Extração - Finanças - Contas a Receber - Carteira

Área:Finanças
Assunto:Contas a Receber – Carteira
Programa Extrator:ems5_bi_hll.r
Programa de Parâmetros:bfp001ab.r
Tabela Destino:HLL
Versões ERP Suportadas:EMS 5.06 (integrado ao EMS 2.06b) / Datasul 11

 

Regra Principal de Extração: Extrai todos os títulos que tem o saldo a receber maior que zero usando a data da extração como base para foto da carteira. O valor das antecipações é subtraído do valor desse saldo.

 

ParâmetroDescrição

MTZEMS2

Matriz de Tradução EMS 2*

TIPOCOTAC

Tipo de Cotação da Moeda*

DATACOTAC

Data Referência de Cotação*

*Os detalhes dos parâmetros globais estão definidos na ficha principal.

Conferência das Informações

Importante:
Para validar as informações de carteira, é preciso fazer a emissão do relatório do ERP no mesmo momento em que está executando o extrator, pois as informações de carteira são fotos da movimentação atual e caso haja um intervalo entre as duas operações, o relatório pode não refletir a mesma informação do momento da extração. Como sugestão, podem-se utilizar bases de dados congeladas para fazer a validação.


No módulo Financeiro, a informação de filtro de moeda é feita por meio da seleção de finalidade econômica, no entanto, o BA tem apenas a informação de Moeda e não de finalidade econômica. Essa relação deve ser respeitada juntamente com a tradução dos códigos de moedas para o EMS 2 durante a validação.


Quando o parâmetro “TIPOCOTAC” for igual a “DIARIA”, indica que deverá ser utilizada a cotação do dia da movimentação para realizar o cálculo dos valores em moedas diferentes da movimentação. Mas, isto somente será feito para aquelas finalidades que não armazenam módulo. Para as finalidades que armazenam módulo, os valores não serão calculados, serão considerados os valores já armazenados nas finalidades. Estes valores consideram a cotação informada no momento da movimentação. Esta cotação poderá ser diferente do cadastro de cotações, caso o cadastro tenha sido alterado posteriormente, ou a cotação tenha sido alterada durante a movimentação. Esta regra se aplica aos extratores e aos relatórios de conferência do ERP.

Medidas:

Vl a Receber Carteira (HLL_VRECEB): indica o valor do saldo atual disponível para o título a receber. A validação dessa medida deve ser feita com o valor “Total Geral”, apresentado no Relatório de Títulos em Aberto do Contas a Receber (ACR303AA).

Relatório Base

Relatório de Títulos em Aberto do Contas a Receber (ACR303AA)
Esse relatório permite emitir a listagem de títulos em aberto em uma determinada data solicitada. É possível também emitir o relatório de títulos vencidos ou a vencer com esse relatório.

Para uma análise mais detalhada os relatórios do Business Analytics e do ERP podem ser filtrados pelas seguintes dimensões:
Estabelecimento, Cliente, Espécie Documento, Portador, Unidade de Negócio, Representante e Moeda.

Parâmetros no Relatório

No grupo “Visualização”, configurar os parâmetros:
Selecionar a opção “Por Estabelecimento”.
Marcar os campos “Imprime Relatório” e “Imprime Resumo Final”.

No grupo “Apresentação”, configurar os parâmetros:                                                          
Campo Posição Em: informar a data “01/01/9999”, para considerar a posição atual dos títulos em aberto. Observação: Não deve ser utilizada a data “31/12/9999”, pois há um tratamento específico no relatório em relação a esta data e com isto, alguns títulos podem não ser considerados.
Campo Apresentação: Informar a finalidade que possui a moeda que está sendo utilizada na validação. Exemplo: “Corrente”, para o país Brasil utiliza a moeda “Reais”, portanto os valores apresentados no relatório estarão em reais, mesmo que o título esteja em outra moeda.

No botão “Filtro”, na tela “Filtro Títulos em Aberto - ACR”, configurar os parâmetros:
No grupo “Tipo Espécie” marcar somente os campos: “Normal”, “Previsão”, “Cheque”, “Aviso Deb” e “Antecip”.
No grupo “Considera” marcar somente os campos: “Indicados Perda Dedutível”, “Não Indicados Perda Dedutível” e “Cheques Receb.”.
No grupo “Situação” marcar os campos: “Vendidos” e “A Vencer”. E para o campo “Cal. Dias Atraso” informar a data que foi executada a extração.

No botão “Faixa”, na tela “Faixa - Títulos em Aberto”, configurar os parâmetros:
Campo Estabelecimento: selecionar o estabelecimento a validar.
Campo Vencimento: informar as faixas abertas (01/01/0001 a 31/12/9999).
Campo Data Emissão: informar as faixas abertas (01/01/0001 a 31/12/9999).
Demais Campos: Faixa aberta, sem filtro.

No botão “Classificação”, na tela “Classificação - Títulos em Aberto ACR”, configurar os parâmetros:
No grupo “Classifica” marcar o campo “Por Estabelecimento e ...” e selecionar a opção “Por Representante/Cliente”.
No grupo “Totalizações” marcar o campo “Totaliza Estabelecimento”.

Vl Substituição Carteira (HLL_VSUBCT): indica o valor do saldo atual disponível para os títulos que foram criados a partir da substituição. A validação dessa medida deve ser feita com o valor “Total Geral” da coluna “Vl Saldo”, apresentado no Relatório de Renegociações por Substituição do Contas a Receber (ACR360AA).

Relatório Base

Relatório de Renegociações por Substituição do Contas a Receber (ACR360AA)
Esse relatório emite a listagem de títulos em renegociados em determinada faixa de datas.

Para uma análise mais detalhada os relatórios do Business Analytics e do ERP podem ser filtrados pelas seguintes dimensões:
Estabelecimento, Cliente, Espécie Documento e Portador.

Parâmetros no Relatório

No grupo “Visualização”, configurar os parâmetros:
Selecionar a opção “Por Estabelecimento”.

No grupo “Apresentação”, configurar os parâmetros:
Campo Apresentação: Informar a finalidade que possui a moeda que está sendo utilizada na validação. Exemplo: “Corrente”, para o país Brasil utiliza a moeda “Reais”, portanto os valores apresentados no Relatório estarão em Reais, mesmo que o Título esteja em outra moeda.

No grupo “Opções”, configurar os parâmetros:
Marcar os campos “Lista Títulos Gerados” e “Totaliza Títulos Gerados”.
Demais Campos: Devem ser desmarcados.

No botão “Faixa”, na tela “Faixa - Renegociação ACR”, configurar os parâmetros:
Campo Estabelecimento: informe o estabelecimento a ser validado.
Campo Data Transação: informe período aberto (01/01/0001 a 31/12/9999).
Campo Vencto Tit Gerados: informe período aberto (01/01/0001 a 31/12/999).
Demais Campo: Faixa aberta, sem filtro.

Prazo Vencimento Carteira (HLL_ PRZREC): indica a diferença em dias entre a data de vencimento e a data de emissão do título em carteira. A validação desta medida deve ser feita por amostragem, selecionando um título na Consulta de Títulos do Contas a Receber (ACR212AA), e por meio do botão “Detalhe” calcular a diferença entre os campos “Vencimento” e “Emissão”.