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Ficha de Extração - Finanças - Contas a Receber - Recebimento

Área:Finanças
Assunto:Contas a Receber – Recebimento
Programa Extrator:ems5_bi_hlj.r
Programa de Parâmetros:bfp001ab.r
Tabela Destino:HLJ
Versões ERP Suportadas:EMS 5.06 (integrado ao EMS 2.06b) / Datasul 11

 

Regra Principal de Extração: Extrai todos os títulos recebidos total ou parcialmente, utilizando como base para extração os movimentos de baixa dos documentos e a data de transação da baixa.

 

ParâmetroDescrição

MTZEMS2

Matriz de Tradução EMS 2*

TIPOCOTAC

Tipo de Cotação da Moeda*

DATACOTAC

Data Referência de Cotação*

*Os detalhes dos parâmetros globais estão definidos na ficha principal.

Conferência das Informações

 

Importante:
No módulo financeiro, a informação de filtro de moeda é feita por meio da seleção de finalidade econômica, no entanto, o BA tem apenas a informação de moeda e não de finalidade econômica. Essa relação deve ser respeitada juntamente com a tradução dos códigos de moedas para o EMS 2 durante a validação.


Quando o parâmetro “TIPOCOTAC” for igual a “DIARIA”, indica que deverá ser utilizada a cotação do dia da movimentação para realizar o cálculo dos valores em moedas diferentes da movimentação. Mas, isto somente será feito para aquelas finalidades que não armazenam módulo. Para as finalidades que armazenam módulo, os valores não serão calculados, serão considerados os valores já armazenados nas finalidades. Estes valores consideram a cotação informada no momento da movimentação. Esta cotação poderá ser diferente do cadastro de cotações, caso o cadastro tenha sido alterado posteriormente, ou a cotação tenha sido alterada durante a movimentação. Esta regra se aplica aos extratores e aos relatórios de conferência do ERP.

 

Medidas:

Vl Recebido (HLJ_VRCBDO): indica o valor recebido pelas cobranças feitas junto aos clientes. A validação dessa medida deve ser feita com o valor “Total Geral” somando as colunas “Vl Líquido” e “Valor Cheque”, apresentado no Relatório de Títulos Liquidados do Contas a Receber (ACR304AA) adicionada ao valor “Total Geral” da coluna “Vl Original”, apresentado no Relatório de Antecipações/Previsões do Contas a Receber (ACR339AB).

Relatório Base

Relatório de Títulos Liquidados do Contas a Receber (ACR304AA)
Esse relatório emite a listagem de títulos liquidados em determinada faixa de datas.

Para uma análise mais detalhada os relatórios do Business Analytics e do ERP podem ser filtrados pelas seguintes dimensões:
Estabelecimento, Cliente, Espécie Documento, Portador, Unidade de Negócio e Moeda.

Parâmetros no Relatório

No grupo “Visualização”, configurar os parâmetros:
Selecionar a opção “Por Estabelecimento”.
Marcar o campo “Lista Título”.

No grupo “Apresentação”, configurar os parâmetros:
Campo Apresentação: Informar a finalidade que possui a moeda que está sendo utilizada na validação. Exemplo: “Corrente”, para o país Brasil utiliza a moeda “Reais”, portanto os valores apresentados no relatório estarão em reais, mesmo que o título esteja em outra moeda.

No botão “Faixa”, na tela “Liquidações do Período - Seleção”:
Campo Estabelecimento: informar o estabelecimento a validar.
Campo Data Crédito: informar o período de validação.
Campo Data Transação: informe período aberto (01/01/0001 a 31/12/9999).
Campo Data Emissão: informe período aberto (01/01/0001 a 31/12/999).
Campo Portador: informar o número 0 (Zero) no primeiro campo, pois não são considerados títulos sem portador.
Demais Campos: Faixa aberta, sem filtro.

No o botão “Filtro”, na tela “Filtro Liquidações do Período - ACR”:
No grupo “Tipo Espécie” marcar apenas os campos: “Normal”, “Antecipação”, “Cheques” e “Aviso de Déb”.
No grupo “Transação” marcar apenas os campos: “Liquidação Normal”, “Liquidações Contra AN”, “Liquidação Encontro Ctas” e “Recuperação Perda Dedutível”.
No grupo “Liquidações Estornadas” desmarcar todos os campos.

Relatório Base

Relatório de Antecipações/Previsões do Contas a Receber (ACR339AB)
Esse relatório emite a listagem de títulos do tipo Previsão e Antecipação implantados em uma determinada faixa de datas.

Para uma análise mais detalhada os relatórios do Business Analytics e do ERP podem ser filtrados pelas seguintes dimensões:
Estabelecimento, Cliente, Espécie Documento, Portador, Unidade de Negócio e Moeda.

Parâmetros no Relatório

No grupo “Visualização”, configurar os parâmetros:
Selecionar a opção “Por Estabelecimento”.

No grupo “Apresentação”, configurar os parâmetros:
Campo Apresentação: Informar a finalidade que possui a moeda que está sendo utilizada na validação. Exemplo: “Corrente”, para o país Brasil utiliza a moeda “Reais”, portanto os valores apresentados no relatório estarão em reais, mesmo que o título esteja em outra moeda.

No grupo “Tipo Espécie”, configurar os parâmetros:
Selecionar a opção “Antecipações”.

No grupo “Opções”, configurar os parâmetros:
Marcar apenas os campos “Totaliza por Espécie” e “Lista AN/PREV Totalmente Abatidas”.

No botão “Faixa”, na tela “Faixa - Título Contas a Receber”, configurar os parâmetros:
Campo Estabelecimento: informar o estabelecimento a validar.
Campo Portador: informar o número 0 (Zero) no primeiro campo, pois não são considerados títulos sem portador.
Campo Emissão: informar o período de validação.
Campo Vencimento: informe período aberto (01/01/0001 a 31/12/999).
Demais Campos: Faixa aberta, sem filtro.

Vl Juros Recebidos (HLJ_VJUREC): indica o valor total dos juros cobrados. A validação dessa medida deve ser feita com o valor “Total Geral” da coluna “Multa/Juros/Corr Monet”, apresentado no Relatório de Títulos Liquidados do Contas a Receber (ACR304AA), utilizando os mesmos critérios de seleção e filtro usado para validação da medida “Vl Recebido”.

Vl Desconto Concedido (HLJ_VDESCC): indica o valor total de desconto concedido. A validação dessa medida deve ser feita com o valor “Total Geral” somando as colunas “Descto/Abati” e “Retenções”, apresentado no Relatório de Títulos Liquidados do Contas a Receber (ACR304AA), utilizando os mesmos critérios de seleção e filtro usado para validação da medida “Vl Recebido”.

Vl Substituição Recebimento (HLJ_VSUBRC): indica o valor do documento que foi substituído. A validação dessa medida deve ser feita com o valor “Total Geral” da coluna “Vl Líquido”, apresentado no Relatório de Títulos Liquidados do Contas a Receber (ACR304AA) conforme parâmetros abaixo:

Relatórios Base

Relatório de Títulos Liquidados do Contas a Receber (ACR304AA).
Esse relatório emite a listagem de títulos liquidados em determinada faixa de datas.

Para uma análise mais detalhada os Relatórios do Business Analytics e do ERP podem ser filtrados pelas seguintes dimensões:
Estabelecimento, Cliente, Espécie Documento, Portador, Unidade de Negócio e Moeda.

Parâmetros no Relatório

No grupo “Visualização”, configurar os parâmetros:
Selecionar a opção “Por Estabelecimento”.
Marcar o campo “Lista Título”.

No grupo “Apresentação”, configurar os parâmetros:
Campo Apresentação: Informar a finalidade que possui a moeda que está sendo utilizada na validação. Exemplo: “Corrente”, para o país Brasil utiliza a moeda “Reais”, portanto os valores apresentados no relatório estarão em reais, mesmo que o título esteja em outra moeda.

No botão “Faixa”, na tela “Liquidações do Período - Seleção”:
Campo Estabelecimento: informar o estabelecimento a validar.
Campo Data Crédito: informar o período de validação.
Campo Data Transação: informe período aberto (01/01/0001 a 31/12/9999).
Campo Data Emissão: informe período aberto (01/01/0001 a 31/12/999).
Campo Portador: informar o número 0 (Zero) no primeiro campo, pois não são considerados títulos sem portador.
Demais Campos: Faixa aberta, sem filtro.

No o botão “Filtro”, na tela “Filtro Liquidações do Período - ACR”:
No grupo “Tipo Espécie” marcar apenas os campos: “Normal”, “Antecipação”, “Cheques” e “Aviso de Déb”.
No grupo “Transação” marcar apenas o campo: “Liquidação Renegociac”.
No grupo “Liquidações Estornadas” desmarcar todos os campos.

Prazo Recebimento (HLJ_PRZREC): indica a diferença em dias entre a data de recebimento e a data de emissão do título. A validação desta medida deve ser feita por amostragem, selecionado um título na Consulta de Títulos do Contas a Receber (ACR212AA), e calculado a diferença entre a “Data de Transação” de um movimento do tipo “Liquidação” e o campo “Emissão” da tela de Detalhe do Título.