Árvore de páginas

Ficha de Extração - Produção - Custo Padrão por Item

Área:Produção
Assunto:Custo Padrão por Item
Programa Extrator:ems2_bi_hku.r
Programa de Parâmetros:  bfp001ab.r
Tabela Destino:HKU
Versões ERP Suportadas:      EMS 2.06b / Datasul 11

 

Regra Principal de Extração: É utilizada como base para extração a estrutura de produto, cadastrada no módulo de engenharia, que é calculada no momento da extração. Para cada extração realizada, é gerada uma “foto” mensal dos custos para a data da extração.

 

ParâmetroDescrição

TIPOCOTAC

Tipo de Cotação da Moeda*

DATACOTAC

Data Referência de Cotação*

TIPOCUSTO

Tipo Preço Custo Padrão. Esse parâmetro informa ao extrator o tipo de custo que deve usar no cálculo. Quando não informado utiliza “PADRAO”.

BASE => Indica que deve usar o preço base do item.

REPOSICAO => Indica que deve usar o preço de reposição do item.

ULTIMO => Indica que deve usar o último preço do item.

PADRAO => Indica que deve usar o tipo associado ao estabelecimento (CD0611) que pode ser o custo padrão do item, custo online do item ou custo mensal do item.

*Os detalhes dos parâmetros globais estão definidos na ficha principal.

Conferência das Informações

Importante:
Para validar as informações, é preciso fazer a emissão do relatório do ERP no mesmo momento em que está executando o extrator, pois as informações são fotos da movimentação atual e caso haja um intervalo entre as duas operações, o relatório pode não refletir a mesma informação do momento da extração. Como sugestão, pode-se utilizar bases de dados congeladas para fazer a validação.


Os valores são calculados com base no preço médio dos itens. Caso especifique um período recente, certifique-se o processo de atualização do preço médio foi executado. O tipo de custo é definido pelo parâmetro de custo contábil do estabelecimento (CD0611) que pode ser custo padrão, online ou custo mensal do item.

Medidas:

Todas as medidas são validadas de acordo com os parâmetros abaixo:

Relatório Base

Utilizar o Relatório de Custos Gerais (CS0204).

Os filtros aplicados no relatório podem refletir para as seguintes dimensões:
Item.

Parâmetros do Relatório:

Na aba “Seleção”:
Campo Item: informe o item a ser validado. Caso deixe em branco, deverá localizar os itens a serem validados no relatório gerado.

Na aba “Parâmetros”:
Selecionar “Por Item”.

Na aba “Parâmetros”:
Campo Moeda: informar a Moeda.
Campo Preço Item: selecionar o tipo de custo de acordo com o parâmetro TIPOCUSTO informado para extração.
Campo Custo Operação: selecionar “Total”.
Campo Método Cálculo de Custos: selecionar “RKW”.
Campo Estab: selecionar o estabelecimento que está sendo validado.

Vl Custo Padrão (HKU_VCSPDR): indica o valor do custo padrão total. Validar essa medida por meio da soma das medidas Vl Custo Padrão Material, Vl Custo Padrão Mão de Obra e Vl Custo Padrão de GGF.

Vl Custo Padrão de Material (HKU_VCSPDM): indica o valor do custo padrão relacionado à matéria prima. Validar essa medida por meio do valor de “Matéria Prima” apresentado no relatório de custos gerais (CS0204) para o item sendo validado.

Vl Custo Padrão de Mão de Obra (HKU_VCSPMO): indica o valor do custo padrão relacionado à mão de obra. Validar essa medida por meio do valor de “Mão-de-Obra Direta” apresentado no relatório de custos gerais (CS0204) para o item sendo validado.

Vl Custo Padrão de GGF (HKU_VCSPGF): indica o valor do custo padrão relacionado aos gastos gerais de fabricação. Validar essa medida por meio do valor de “Gastos Gerais de Fabricação” + “Operações Externas” que é apresentado no relatório de custos gerais (CS0204) para o item sendo validado.