Árvore de páginas

Ficha de Extração - Recursos Humanos - Recrutamento

Área:Recursos Humanos
Assunto:Recrutamento
Programa Extrator:emsh_bi_hlg.r
Programa de Parâmetros:bfp001ab.r
Tabela Destino:HLG
Reclamações TrabalhistasHCM 2.10a / Datasul 11

 

Regra Principal de Extração: Utiliza a data de admissão do colaborador como base para a extração.

Importante:
Caso a instalação do ERP não seja exclusiva para uso da área de Recursos Humanos, o cadastro de empresa e estabelecimento da área de recursos humanos, dependendo da versão do ERP, pode ser independente do cadastro de empresa e estabelecimento das outras áreas (sistema EMS2, por exemplo). Nesse caso, deve-se configurar uma “Matriz de Tradução” tanto para empresas como para estabelecimentos de forma a permitir que os extratores utilizem esses códigos traduzidos em vez dos códigos existentes no ERP, módulo de recursos humanos. Essa configuração é feita por dois arquivos texto com nome “MTEMPRES.TXT” e “MTESTABL.TXT”. Para cadastrar a matriz, basta informar os códigos do sistema de origem (RH) e sistema de destino (EMS), separados por ponto e vírgula. Pode-se utilizar o “MS Excel” ou um editor de arquivos textos como o “Bloco de Notas” para fazer essa configuração. Os arquivos modelo são distribuídos com os programas extratores na mesma pasta, de forma a facilitar o cadastramento, identificando os dados a serem informados pela primeira linha do arquivo. 

A

ParâmetroDescrição

TIPOCOTAC

Tipo de Cotação da Moeda*

DATACOTAC

Data Referência de Cotação*

MOEDARH

Moeda Padrão RH*

Conferência das Informações

Importante:
Algumas medidas não têm relatórios para validação e a validação deve ser feita por intermédio de consultas em telas do sistema, por isso deve-se efetuar o processo pela amostragem de colaboradores.


Este assunto considera somente candidatos externos que participaram do recrutamento e que foram contratados. Candidatos externos que não foram contratados e candidatos internos não são considerados por não haver aumento do quadro funcional.

Medidas:

As medidas Valor Salário e Qtde de Dias para Contratação utilizam as informações abaixo para validação dos recrutamentos de colaboradores.

Relatório Base

Utilizar o relatório Andamento Requisição (RS0548).

Os filtros aplicados no relatório podem refletir para as seguintes dimensões:
Estabelecimento, Colaborador e Período em que ocorreu a Abertura da Requisição.

Parâmetros do Relatório:

Na aba “Seleção”:
Campo Estabelecimento: informe o estabelecimento a ser validado. Observe que somente serão emitidos no relatório estabelecimentos da empresa selecionada no pelo usuário no ERP.
Campo Data Geração: preencha de acordo com o período de validação.
Demais Campos: deixe com filtro aberto para trazer todos os colaboradores.

Na aba “Classificação”:
Selecione Por Estab/Requisição Pessoal.

Na aba “Parâmetros”:
Campo Imprime Candidato: selecionar esta opção.
Campo Imprime Informações Salariais: selecionar esta opção.
Campo Situação Requisição: selecionar todas as opções disponíveis.

Valor Salário (HLG_VLSAL): indica o valor do salário de contratação do colaborador. Para validar essa medida, utilize o campo “Salário Contratação” do relatório Andamento Requisição (RS0548). Esta validação somente é possível por amostragem ou validando cada um dos colaboradores.

Para validar a medida Qtde de Dias para Contratação além do RS0548 é necessário a utilização de outras consultas, conforme descrição abaixo.

Consulta Progress

Utilizar o editor Progress para executar consulta direta ao banco de dados (_edit.r), pois esta informação não consta em telas ou relatórios padrões do ERP.

Na tela do editor Progress executar o comando a seguir, no qual “CODIGO_CANDIDATO” deve ser substituído pelo código do funcionário de acordo com os dados apresentados no Relatório Andamento Requisição (RS0548):

  FIND FIRST candidato_ext WHERE cdn_candempr = CODIGO_CANDIDATO NO-LOCK NO-ERROR.
  IF AVAILABLE candidato_ext THEN DO:
      DISP cdn_funcionario cdn_empres_func cdn_estab_func num_pessoa_fisic.
  END.

Utilizar os dados apresentados nessa consulta para localizar o funcionário a ser validado na Consulta Funcionários (FP1520).

Relatório Base

Utilizar a Consulta Funcionários (FP1520).

Os filtros aplicados na consulta podem refletir para as seguintes dimensões:
Estabelecimento e Colaborador.

Parâmetros na Consulta:

Localizar o colaborador na tela da consulta com os seguintes parâmetros:
Campo Estabelecimento: informar o código do estabelecimento de acordo com os dados apresentados no Relatório Andamento Requisição no campo “Estabelecimento”.
Campo Matrícula: informar a matrícula do funcionário de acordo com os dados apresentados na execução do comando no editor Progress.

Na aba “Cadastral”, depois de localizar o colaborador na tela da consulta:
Campo Data Admissão: indicam a data de admissão do respectivo funcionário.

Qtde de Dias para Contratação (HLG_QTDIAC): indica a quantidade de dias entre a data de abertura da requisição e a data de Admissão. Para validar essa medida, calcule a diferença entre o campo “Data Admissão” da Consulta Funcionários (FP1520) e a data apresentada na coluna “Geração” do relatório Andamento Requisição (RS0548). Esta validação somente é possível por amostragem ou validando cada um dos colaboradores.

Potencial Desenvolvimento (HLG_QPOTDV): indica o potencial de desenvolvimento que é calculado pela média ponderada da graduação exigida para a função e a graduação obtida pelo colaborador. Este indicador não é calculado para linha de produto Datasul e terá sempre o valor 0. Não existe relatório do ERP que siga as mesmas regras de extração para validar essa medida.