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Visão Geral do Programa

A Importação de Beneficiários CSV tem por objetivo possibilitar a importação de arquivos de movimentação e inclusão de beneficiários no formato ".CSV", utilizando regras e um configurador de layout, proporcionando maior autonomia e agilidade ao contratante.

A configuração do Contratante ocorre ao acessar os "Lotes do Contratante" do contratante em questão.



Dashboard inicial

O Dashboard tem o intuito de apresentar os dados dos lotes de acordo com o status selecionado, estes que ficam no topo da tela.



Os status são:

StatusTipos de lotes apresentados
Recebidos"RE" - Recebido
Em processamento

"CA" - Em processamento

"IA" - Importação em andamento

Análise

"PA" - Pendente de auditoria

"EA" - Em auditoria

Importados com erro

"CE" - Carga com erros

"IE" - Importação com erros

Concluídos

"CC" - Carga concluída

"CSE" - Concluído sem erros

"CCE" - Concluído com erros

"IC" - Importação concluída

Cancelados"CL" - Cancelado


Ao clicar no Número do lote, irá abrir a tela de dados do lote em questão.

Ao clicar no Número de inscrição do contratante do lote, irá abrir a tela de dados do contratante em questão.

Dados do Lote



A tela de informações do lote apresentará os dados do lote, os erros e alertas do lote e os beneficiários (caso o lote já tenha sido importado). Nos beneficiários, existe a ação de editar os mesmos, o qual irá abrir a tela da Manutenção de Beneficiários THF.

A tela em questão terá as ações abaixo:

AçãoDescrição
Importar LotePermite importar o lote, caso o mesmo esteja na situação "Recebido".
Cancelar Lote

Permite cancelar o lote, caso o mesmo esteja na situação "Recebido".

Voltar para ContratanteIrá retornar a tela do contratante do lote.


Dados do Contratante

Apresentação dos dados dos lotes e de configuração de layout e demais cadastros referente a Importação.



A tela em questão terá as ações abaixo:

AçãoDescrição
Trocar ContratantePermite selecionar outro contratante para que seja aberta a tela de dados do mesmo.
Gerar Layout

Irá gerar um arquivo ".CSV" na Central de Documentos para o contratante em questão, com o layout configurado na opção "Configurar layout".

Campos do CSV: Ordem (Ordenação), Campo (Nome do campo), Condição (Obrigatório ou Opcional).

Importante: sugerimos a não utilização de cabeçalho no arquivo CSV montado pelo cliente. Lembrando que arquivos CSV são por linha, sendo um beneficiário por linha e cada "coluna" separada por ponto e vírgula ";".

Exemplo:

Como fica o arquivo:

Obs.: O nome do arquivo conterá o número de inscrição do contratante. Ex.: LAYOUT-CSV-1234.csv, sendo 1234 o número de inscrição do contratante.

VoltarIrá retornar ao Dashboard inicial.


A tela em questão terá as opções abaixo:

OpçãoDescrição
ContratanteApresenta os dados do contrante.
Lotes

Lista dos lotes os quais o contratante já importou ou está importando paginado de 20 em 20 registros.

Ações:

  • Importar: Somente quando lote está no status Recebido. Permite importar o lote através da tela, sem a necessidade de utilização do RPW;
  • Cancelar: Somente quando lote está no status Recebido. Cancela o lote e altera a situação do mesmo para "CL" (Cancelado).
Configuração do layout

Nessa opção são configurados os layouts dos contratantes que realizaram o envio da importação de beneficiários. É possível tornar um campo opcional, obrigatório ou desabilitado para quando este não vier no arquivo, além de ser possível definir a posição deste campo no layout.

Deve-se selecionar os campos através da tabela da direita "Campos disponíveis", clicando no +. Quando estiverem na tabela da esquerda "Campos configurados", poderão ser selecionados os campos que são ou não obrigatórios, através do botão de ação "cadeado". Com o botão de ação da lixeira, pode-se retirar o campo configurado, que o colocará novamente na tabela da direita.

Replicar: Ao clicar em replicar, irá solicitar o contratante o qual o layout configurado irá ser replicado.

Alterar ordem: Ao clicar, abrirá uma tela para que os campos configurados possam ser reordenados.

Adicionar: Ao clicar no +, irá setar o campo disponível em questão para configurado.

Obrigatório\Opcional: Ao clicar no cadeado, tornará o campo opcional para obrigatório, ou obrigatório para opcional.

Retirar: Ao clicar na lixeira, irá setar o campo configurado em questão para disponível.

Conversor setor x função

Neste De-Para é realizado o relacionamento entre os setores e funções advindos do arquivo de importação e os setores e funções cadastrados no Gestão de Planos.

Deve-se selecionar o contrato para parametrização. Os campos Departamento\Seção\Setor\Função do lado esquerdo são texto (livre digitação) e serão os que virão do arquivo CSV. Os mesmos campos mas do lado direito, são do cadastro de Medicina Ocupacional do GPS. Deve-se selecionar um por vez. 

Adicionar: Permite adicionar uma nova conversão.

Editar: Permite editar o registro cadastrado.

Excluir: Permite excluir o registro cadastrado.

Conversor grau de parentesco

Neste De-Para, é realizado o relacionamento entre o grau de parentesco advindo do arquivo de importação e o grau de parentesco utilizado pelo Gestão de Planos.

Deve-se informar o campo texto (livre digitação) o qual irá ser o grau de parentesco no arquivo, e selecionar o grau de parentesco dentro do GPS que será o equivalente.

Adicionar: Permite adicionar uma nova conversão.

Editar: Permite editar o registro cadastrado.

Excluir: Permite excluir o registro cadastrado.

Benefício x contrato

Neste De-Para, é realizado o relacionamento entre o identificador do benefício no sistema de Gestão de Pessoas da empresa (cliente) com o contrato/módulo relativo aquele benefício no Gestão de Planos.

Deve-se informar o campo texto (livre digitação) o qual será o benefício no arquivo, selecionando se no GPS será por produto ou módulo, o seu contrato (modalidade\contrato), seu padrão de cobertura (caso o tipo de plano indique que é utilizado padrão de cobertura) e o seu(s) módulo(s).

Adicionar: Permite adicionar uma nova conversão.

Editar: Permite editar o registro cadastrado.

Excluir: Permite excluir o registro cadastrado.


Nova Importação



Parâmetros da tela de importação:

ParâmetroDescrição
Arquivo CSVSelecionar o arquivo CSV o qual será importado pelo sistema.
ContratanteInformar o contratante responsável pela importação.
Regras de Importação

A regra de importação define a forma com que o sistema irá procurar um usuário na base. Serão utilizadas para verificar se para os campos habilitados existe algum beneficiário no arquivo e na base com o mesmo dado nesse campo selecionado. Por exemplo, caso sejam definidas como regras de importação Nome e Nome da Mãe, ao importar um arquivo ".CSV" e verificar que o nome do beneficiário e o nome da mãe já existem em um único registro na base, o sistema ao invés de incluir um novo beneficiário, irá alterar os dados já existentes.

Nesta parte é permitido alterar se a regra estará "Habilitada" ou "Desabilitada", salvando automaticamente após a troca para este contratante.

Massa InicialAo ativar a opção "Massa Inicial", habilitará a seleção dos contratos os quais serão importados os beneficiários. Deve-se selecionar um ou mais contratos se selecionado a Massa Inicial.


As ações são:

AçãoDescrição
ConfirmarConfirma o envio do arquivo para geração do lote de importação. Será mostrado o número do lote gerado, com a possibilidade de já importar o mesmo.
CancelarCancela o processo de importação e volta para a Dashboard inicial.


Lembrete: A importação irá gerar um lote "Recebido", o qual deve ser importado posteriormente.


O processo de Importação:

Para executar a Importação de Beneficiários CSV, deve-se efetuar os seguintes processos:

  1. Cadastro na Manutenção Parâmetros Importação Contratantes (VP0110L): cadastrar o contratante para receber arquivo "Layout GPS" com a Versão "CSV";
  2. Na Importação de Beneficiários CSV, selecionar o contratante através do botão "Lotes do contratante". Abrirá a tela de dados do contratante;
  3. Na Dashboard do contratante, efetuar os cadastros relacionados aos dados dos arquivos CSV;
  4. Com os dados de conversão cadastrados, e o arquivo CSV criado, poderá importá-lo na Dashboard inicial, pela opção "Nova importação":
  • Será necessário informar o contratante;
  • Selecionar o arquivo CSV;
  • Indicar se é massa inicial (caso seja inclusão de beneficiários, se for alteração ou exclusão não deve ser setado);
  • Para alteração, informar "Benefício x Contrato", para exclusão, informar o campo "Data Demissão".
  • Alterar as regras de importação, caso necessário;
  • Caso indicado como Massa inicial, é necessário informar os contratos.


Ao confirmar, pode-se processar o lote gerado através da mensagem de resultado do mesmo, através do RPW "Import. beneficiários CSV" (dtvw22aa) ou pela Dashboard do lote/contratante do lote em questão, na opção "Importar".

Os relatórios da importação são enviados para o diretório parametrizado na Manutenção Parâmetros Importação Contratantes (VP0110L).