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Objetivo

O objetivo deste guia é indicar um método de migração dos dados de uma base com agrupamento de caracteres (collation) diferente do padrão "Latin1_General_CI_AS" necessário para a correta utilização da base TOTVS ECM.


Migração e Conversão de Collation (SQL Server)

 

Procedimentos

     

    • Crie uma nova base de dados com Agrupamento (Collate/Collation) Latin1_General_CI_AS.

     

     

    Imediatamente após a criação, sem nenhuma conexão nesta base de dados, execute o comando:

     

    ALTER DATABASE [ecm_alt] SET READ_COMMITTED_SNAPSHOT ON;

     

    As configurações de agrupamento de caracteres (Collate/Collation) das bases de dados podem ser consultadas utilizando a instrução:

    SELECT [name] , [is_read_committed_snapshot_on] , [collation_name]

    FROM [sys].[databases] WHERE [name] LIKE 'ecm_alt%';

     

     

    • Gere um DUMP da base de dados antiga (que está com o collate incorreto), com toda estrutura de tabelas e campos. Para o SGBD Microsoft SQL Server utilize o procedimento a seguir:

     

    a) Clique com o botão direito do mouse sobre a base de dados.

    b) No menu suspenso escolha a opção TarefasGerar Scripts...

    c) Clique no botão Próximo > para passar a apresentação da Introdução do assistente para Gerar e Publicar Scripts.

    d) Deixe selecionada a opção para Gerar script de todo o banco de dados e todos os objetos de banco de dados e clique no botão Próximo >.

    e) Na tela seguinte, no grupo Tipo de Saída e no grupo abaixo selecione a opção Salvar na nova janela de consulta.

    f) Clique no botão Avançado.

    g) Na tela de Opções de Script Avançadas altere a opção Agrupamento de Scripts para True e clique no botão OK.

    h) Ao retornar a tela Gerar e Publicar Scripts clique no botão Próximo >.

    i) Na etapa a seguir revise as configurações para geração do script da base. Clique no botão Próximo >.

    j) Torne à janela do Microsoft SQL Server Management Studio.

    k) Na nova janela aberta com o script comente/remova as primeiras linhas, até a instrução USE [ecm].

     

     

    • Execute o script DUMP gerado nesta nova base de dados, para criar toda a estrutura sem nenhum registro.

     

     

    • Proceda com a desativação das chaves (constraints) nas tabelas da base de dados. Para o SGBD Microsoft SQL Server utilize a instrução a seguir:

    a) Abra uma janela de Nova Consulta (menu Arquivo > Novo > Consulta do Mecanismo de Banco de Dados);

    b) Insira a consulta abaixo e a execute na nova base de dados:

    DECLARE @TABLENAME VARCHAR(8000)
    DECLARE @TABLENAME_HEADER VARCHAR(8000)
    DECLARE TNAMES_CURSOR CURSOR FOR
    
    
    SELECT [name] from [sys].[tables]
    
    
    OPEN TNAMES_CURSOR
        FETCH NEXT FROM TNAMES_CURSOR INTO @TABLENAME
            WHILE (@@FETCH_STATUS <> -1)
            BEGIN
                IF (@@FETCH_STATUS <> -2)
                BEGIN
                SELECT @TABLENAME_HEADER = 'ALTER 
    TABLE ' + RTRIM(UPPER(@TABLENAME)) + ' NOCHECK 
    CONSTRAINT ALL;'
                --Alterar o NOCHECK para CHECK para 
    depois habilitar as constraints
                PRINT @TABLENAME_HEADER
             END
          FETCH NEXT FROM TNAMES_CURSOR INTO @TABLENAME
    END
    SELECT @TABLENAME_HEADER = '--************* Fim 
    das Tabelas *************--'
    PRINT @TABLENAME_HEADER PRINT ' '
    DEALLOCATE TNAMES_CURSOR

    c) Copie o resultado e cole em uma janela de Nova Consulta e execute (na nova base de dados).

     

     

    • Com o serviço do TOTVS ECM parado realize a importação dos dados a partir da base de dados antiga, com um assistente de importação e exportação de dados, por exemplo. Para o SGBD Microsoft SQL Server utilize o procedimento:

     

    a) Clique com o botão direito do mouse sobre a nova base de dados.

    b) No menu suspenso selecione a opção Tarefas > Importar Dados...

    c) Na tela de apresentação do Assistente de Importação e Exportação do SQL Server clique no botão Avançar >.

    d) No campo Fonte de dados selecione a opção SQL Server Native Client (ao final é exibido o número da versão, utilize a mesma equivalente à versão do serviço de banco de dados).

    e) No campo Nome do servidor indique (digite ou selecione na caixa suspensa) o servidor e instância que possui a base de dados anterior (que deverá ser compatibilizada / normalizada).

    f) No grupo Autenticação utilize o método que permite acesso a todos os dados desta base de dados anterior. É recomendado o uso de um usuário com permissão de db_owner.

    g) Selecione ou digite, no campo Banco de dados, a base antiga e clique no botão Avançar >.

    h) Na tela com título (para) Escolher um Destino devem vir preenchidos os campos com informações de acesso a esta nova base de dados. Se as informações estiverem incorretas ou incompletas, corrija-as, e clique no botão Avançar >.

    i) A seguir na tela com título Especificar Cópia ou Consulta de Tabela selecione a opção Copiar dados de uma ou mais tabelas ou exibições e clique no botão Avançar >.

    j) Na tela de título Selecionar Tabelas e Exibições de Origem, clique na primeira caixa de seleção que está nos títulos da listagem de Tabelas e exibições.

    k) Com todos selecionados clique no botão Editar Mapeamentos...

    l) Na caixa Configurações de Transferência marque a caixa de seleção Habilitar inserção de identidade e, então, no botão OK.

    Attention!

    Não deixe de marcar esta opção para que não ocorram falhas na cópia dos dados.

    m) Tornando à janela anterior, Selecionar Tabelas e Exibições de Origem, clique no botão Avançar >.

    n) Na tela com título Revisar Mapeamento de Tipo de Dados clique no botão Avançar.

    o) Na tela com título Executar Pacote marque a caixa de seleção Executar imediatamente e clique no botão Avançar >.

    p. Na tela com título Concluir Assistente, após revisar as ações clique no botão Avançar.

    q) Na tela a seguir de execução das ações ao final deve ser exibida a informação de que a importação foi realizada com sucesso.

     

     

    • Realizar o procedimento de repasse das permissões de acesso aos devidos usuários na nova base de dados. Estas podem ter sido perdidas.

     

     

    • Apagar os diretórios temporários (tmp, log e data, work), localizados no caminho <INSTALL_ECM>/server/default.

     

     

    • Alterar no arquivo de configuração, localizado no caminho <INSTALL_ECM>/server/default/deploy/wdk-ds.xml, a configuração para acesso à base de dados para uso da nova base.
    • Reiniciar o serviço.

     

     

    • Realizar as validações desejadas e uso da nova instalação.

     


     

    • Sem rótulos