Árvore de páginas

Objetivo

Os acertos automáticos do preço médio são gerados durante a execução do cálculo do preço médio. Quando for optado por gerar os acertos do preço médio, o sistema efetua o acerto automaticamente e gera as mensagens de acertos realizados para prosseguimento do cálculo. Veja também a documentação do campo Gera Acertos Cálculo Médio, Função Parâmetros do Estoque (CE0101), pasta Médio.

Abaixo, estão relacionadas as principais mensagens de acertos e advertências existentes no sistema.

Acertos Automáticos:

Existem os seguintes acertos automáticos executados pelo programa:

Tipo de AcertoDescrição

Tipo 10

Quando o Estabelecimento tem Saldo de quantidade igual (=) a "zero" e Valor diferente de "zero", na moeda corrente

Tipo 11

Idem ao tipo 10, na moeda alternativa 1

Tipo 12

Idem ao tipo 10, na moeda alternativa 2.

Tipo 20

Quando o Estabelecimento tem saldo de valor negativo na moeda corrente.

Tipo 21

Idem ao tipo 20, na moeda alternativa 1.

Tipo 22

Idem ao tipo 20, na moeda alternativa 2.

Tipo 40

Quando, após todas as valorizações de movimentações sobrar resíduo no Saldo de Valor do material;

Importante:

Caso o valor do resíduo for inferior a R$ 1,00, poderão ser agregados a uma movimentação de estoque que não represente uma Transferência, Consignação ou Beneficiamento, ou envolva ordens de produção.

Tipo 41

Idem ao tipo 40, na moeda alternativa 1.

Tipo 42

Idem ao tipo 40, na moeda alternativa 2.

Tipo 50

Idem ao tipo 40, com saldo de valor de mão-de-obra na moeda corrente.

Tipo 51

Idem ao tipo 50, na moeda alternativa 1.

Tipo 52

Idem ao tipo 50, na moeda alternativa 2.

Tipo 60

Idem ao tipo 40, com saldo de valor de GGF na moeda corrente.

Tipo 61

Idem ao tipo 60, na moeda alternativa 1.

Tipo 62

Idem ao tipo 60, na moeda alternativa 2.

Tipo 400

Quando, após todas as valorizações de movimentações sobrar resíduo no Saldo de Valor do material e esse resíduo for menor ou igual ao limite de absorção definido na 
Função Manutenção Item x Estabelecimento Estoque (CE0330).

Importante:

Caso o valor do resíduo for inferior a R$ 1,00, poderão ser agregados a uma movimentação de estoque que não represente uma Transferência, Consignação ou Beneficiamento, ou envolva 
ordens de produção.

O movimento de acerto é gerado para a conta de absorção de resíduos definida na Função Manutenção de Estabelecimentos Estoque (CD0611).

Tipo 401

Idem ao tipo 400, na moeda alternativa 1.

Tipo 402

Idem ao tipo 400, na moeda alternativa 2.

Tipo 500

Idem ao tipo 400, com saldo de valor de mão-de-obra na moeda corrente.

Tipo 501

Idem ao tipo 500, na moeda alternativa 1.

Tipo 502

Idem ao tipo 500, na moeda alternativa 2.

Tipo 600

Idem ao tipo 400, com saldo de valor de GGF na moeda corrente.

Tipo 601

Idem ao tipo 600, na moeda alternativa 1.

Tipo 602

Idem ao tipo 600, na moeda alternativa 2.

Importante:

Toda transação ACT, de valor ou quantidade, gerada automaticamente pelo cálculo do preço médio, será estornada no primeiro dia do mês seguinte, voltando à situação original, com exceção para os tipos 400, 401, 402, 500, 501, 502, 600, 601 e 602. Sendo assim, o cliente deve analisar os valores gerados como ACT. Caso esses sejam relevantes, sugere-se a desatualização do preço médio, fazer a correção do problema e recalcular o preço médio. A desatualização do preço médio é efetuada por intermédio da Função Desatualização do Preço Médio (CE0420).

Caso os valores dos ACT's sejam irrelevantes, os mesmos poderão ser acertados no próximo período.

É sugerido que a análise dos problemas ocorridos com os itens seja efetuada por intermédio do Razão do Estoque (CE0402), pois o mesmo contém o detalhamento necessário para esse levantamento.

Os acertos necessários poderão ser realizados por intermédio da Função Transações Diversas (CE0220).

Mensagens e Advertências:

Durante o cálculo do preço médio batch podem ocorrer as seguintes mensagens e advertências:

  • Valorizada ao Médio Anterior: quando a Ordem de Produção não possui custo para valorizar o produto acabado, ou o item comprado não possui base de cálculo viável.

  • Preço Médio não Calculado: quando o sistema não permite acertos (parâmetro definido na função Manutenção Parâmetros Estoque - CE0101), e houve necessidade de algum acerto durante o cálculo.

  • Estrutura só permite 20 níveis, assumindo o Médio Anterior.

  • Looping de Estrutura, assumindo Médio Anterior: quando a valorização de Ordens de Produção entra em looping, ou seja, a valorização de uma Ordem depende de outra, e vice-versa.

  • Ordem de Conserto, valorizada ao Médio Anterior: quando a Ordem é de Conserto, e existe requisição para um item igual ao item da ordem ou de mesmo nível.

  • Ordem de Reaproveitamento, valorizada ao Médio Anterior: quando a Ordem é de Reaproveitamento, e existe requisição para um item igual ao item da Ordem ou de mesmo nível.

  • Centro de Custo não cadastrado: quando, na valorização da mão-de-obra, encontra reporte da mesma para um centro de custo não cadastrado.

  • Não existe transação para efetuar o acerto: quando a Ordem de Produção possui resíduos e o médio tenta retirar os mesmos sobre os movimentos de reporte/estorno de acabado, sendo que não encontra nenhum movimento.

Observação:

Faz referência à valorização final das ordens de produção / serviço que estejam terminadas, ou que sejam de linha de processo. As ordens nessas situações deverão ter seus créditos e débitos equiparados para serem valorizadas. Ocorre que a movimentação de acerto somente será gerada caso existam transações no período que permitam que aconteça. Ou seja, a ordem deverá ter movimentações de reporte de acabado ou de estorno de acabado no período a ser fechado (pois são movimentações que se referem exclusivamente ao item da ordem, as requisições e devoluções referem-se aos seus componentes). Isto, para que o programa possa agregar ao valor residual existente entre os créditos e débitos da ordem. Na realidade não é gerada uma movimentação de acerto, mas o valor da diferença é agregado a uma já existente. Caso não exista uma transação nessas condições no período em aberto, a ocorrência será então emitida.

Acerto gerado no Dep (saldo-estoq.cod-depos): Quando na geração de uma transação de acerto o depósito padrão do item é invalido.

  • NFD foi valorizada ao Médio de 99/99/9999: quando há uma nota fiscal de devolução de venda, e não é encontrado o movimento de saída da mesma para obter o custo da venda. Então, o sistema valoriza ao médio da data da devolução.

  • Não foi possível valorizar NFD Médio de Saída: idem a situação anterior, porém não é encontrado o preço médio para o item.

  • Dev foi valorizada ao Médio de 99/99/9999: quando há uma nota de devolução de requisição, e não é encontrado movimento de saída da mesma, para obter o seu custo. Então, o sistema valoriza ao médio da data de devolução.

  • Não foi possível valorizar DEV pelo Médio da REQ: idem a situação anterior, porém não é encontrado o preço médio para o item.

  • Valorizada ao Saldo da Ordem de Manutenção: quando na valorização de uma ordem de manutenção não é encontrada movimentação, e a ordem possui saldo, será gerado uma ACA ou EAC com o valor do saldo da ordem.

  • Acerto de Mat/Mob maior do que Valor da Transação: quando a Ordem de Produção possui resíduos e o médio tenta retirar os mesmos sobre os movimentos de reporte/estorno de acabado, sendo que o valor do resíduo é maior que tais movimentos.

Nota:

Nota:

A existência de transações de estorno de reporte de mão-de-obra de períodos anteriores, a existência de lançamentos diretamente na conta ou, a diferença entre o total apontado em horas por centro de custo e o absorvido pelo sumário contábil, em virtude do arredondamento utilizado no cálculo do valor individual de cada reporte de mão-de-obra. Ou seja, o valor apresentado no relatório de horas apropriadas é informado. Esse valor é dividido pelo total de horas reportadas durante o cálculo do preço médio, obtendo um índice de valorização de hora reportada. Cada transação de reporte de mão-de-obra é então valorizada multiplicando esse índice pelo total de horas. O somatório dos reportes valorizados compõe o total apresentado no sumário. Nesse processo, podem ocorrer pequenas diferenças entre os totais dos dois relatórios.

  • Não foi possível valorizar NFD na Moeda X: decorre da impossibilidade de valorizar uma nota fiscal de devolução de cliente em uma das moedas alternativas. Isto ocorre porque a valorização da NFD é feita com base na nota original (saída por venda, por exemplo). Caso essa nota não pertença a um período fechado, o programa pesquisa seu valor e o traz para a NFD. Porém, pode ocorrer que atualmente o Cliente esteja trabalhando com moedas alternativas, mas no período da nota de saída das mesmas ainda não estivessem implantadas. Então, o programa tenta valorizar as transações atuais em moeda alternativa pelo valor da cotação dessas na data da saída, em relação ao valor na moeda padrão (conversão). Caso as cotações dessas moedas não estiverem cadastradas para a data de saída, o programa tentara realizar a conversão, com base na data da nota de devolução (entrada). Se a operação for realizada com sucesso, será emitida a ocorrência "NFD valorizada pela data de entrada na moeda X". Caso contrário, será emitida a ocorrência "Não foi possível valorizar NFD na moeda X".  


Transação de Acerto – Tipo 900 Rateio de Valor entre os Depósitos:

Na rotina de Fechamento Mensal do Estoque, para que a contabilização do módulo seja efetuada corretamente, quando as contas de saldo forem detalhadas em relação ao depósito dentro de cada estabelecimento, é efetuada a transação tipo 900.

Anteriormente, para o caso da contabilização em relação ao depósito, os valores apresentados pelo Sumário Contábil (ver detalhes Processo Fechamento Mensal do Estoque – Função Sumário Contábil) para contabilização do período, não conferiam (ou dificilmente) as informações contidas em relatórios de estoque que listam os saldos de valor do período. Por exemplo: o Razão Geral dos Estoques (ver detalhe Processo Fechamento Mensal do Estoque – Função Razão Geral dos Estoques). Nesses relatórios, os saldos iniciais e finais de valor para o período, dentro de cada depósito, não são calculados a partir do acúmulo da movimentação efetuada, mas sim a partir de rateio de valor contábil, segundo o total existente por estabelecimento.

Isto acontece porque o Sistema não armazena saldos contábeis em relação ao depósito, somente em relação ao estabelecimento. Como a contabilização é efetuada segundo o total das movimentações efetuadas, e nos relatórios de estoque, os saldos finais em relação ao depósito menos os saldos iniciais do período, não são iguais ao total das movimentações, assim os relatórios não poderiam ser confrontados.

Além desse problema, as trocas de grupo de estoque dos itens não eram demonstradas em nenhuma parte do sistema, criando dificuldades com os valores apresentados para as contas de saldo, em relação ao grupo de estoque, durante a contabilização do período.

Para que a primeira dificuldade seja solucionada, o cálculo do preço médio passa a gerar movimentação de rateio de valor entre os diversos depósitos do estabelecimento. Isto para que os saldos finais, segundo o acúmulo de movimentação, sejam idênticos aos saldos finais segundo o rateio de valor efetuado pelo estoque entre os depósitos do estabelecimento. Dessa forma, a contabilização do estoque será feita corretamente.

Observe que o saldo final de valor pelo rateio entre os depósitos está mais coerente que o saldo final de valor pela soma das movimentações. Isto, porque o preço médio vezes a quantidade do depósito é igual ao saldo final de valor de cada um dos depósitos. Como o saldo final das movimentações é a base para a contabilização do estoque, e a mesma está incorreta, segundo o saldo final pelo rateio de valor, deveremos corrigir o saldo final das movimentações.

Para corrigir esse saldo final, deve ser gerada uma movimentação de transferência de valor entre os depósitos. Isto para que o saldo final pela movimentação seja o mesmo que o saldo final pelo rateio. Por exemplo: no depósito ALM,  quanto ao valor de material,  a diferença é =102,03 (312,97 -  415,00).

É necessário criar uma movimentação de saída de 102,03,  para valor de material, no depósito ALM.  Observe como ficam os saldos, após a movimentação de rateio de valor.

Observe que o saldo final pela movimentação e pelo rateio de valor são iguais após a movimentação de rateio. Como a base para contabilização é igual ao saldo final apresentado pelo estoque, a contabilização será efetuada corretamente.

As movimentações de rateio de valor, entre os depósitos, serão caracterizadas pela espécie "ACT" e pelo número de documento 900 (900, 901 ou 902, conforme a moeda alternativa do estoque), sempre geradas no final do período em processo de fechamento.

Quanto ao problema de trocas de grupo de estoque de itens, o relatório Diário Auxiliar do Estoque (CE0403) demonstra as trocas de grupo de estoque dos itens. As trocas de grupo de estoque são apresentadas como movimentação, caracterizadas por não possuírem espécie, série e número de documento. Os valores apresentados serão os saldos iniciais dos itens que estão sendo transferidos de um grupo de estoque para outro.


Observação:

As contas onde as movimentações são apresentadas, são contas de saldo por grupo de estoque.

 

 

 

  • Sem rótulos