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Manutenção Cargos - EEC008AA

Visão Geral do Programa

Cargos são responsabilidades, obrigações de um funcionário em uma Organização Empresarial.

Os Cargos implementados devem ser relacionados com Níveis de Cargos. Este relacionamento é necessário, visto que para a relação Cargo/Nível de Cargo, será determinado por intermédio de um Tipo de Processo de Prestação de Contas e um Tipo de Despesa com valores padrões para cálculo das despesas.

Exemplo:

Determinada Empresa define que funcionários com Cargo de Gerente são também subdivididos nos níveis Júnior, Pleno e Sênior. Para cada Nível de Cargo é definido um valor padrão para os processos de prestação de contas.

Cargo:  Gerente            Nível de Cargo:  Júnior

Tipo de Processo

Despesa

Valor Padrão

Nacional

Diária Hotel

R$ 50,00

Nacional

Refeição

R$ 10,00

Nacional

Gorjeta

R$  2,00

Cargo:  Gerente            Nível de Cargo:  Pleno

Tipo de Processo

Despesa

Valor Padrão

Nacional

Diária Hotel

R$ 65,00

Nacional

Refeição

R$ 15,00

Nacional

Gorjeta

R$  4,00

Cargo:  Gerente            Nível de Cargo:  Sênior

Tipo de Processo

Despesa

Valor Padrão

Nacional

Diária Hotel

R$ 75,00

Nacional

Refeição

R$ 20,00

Nacional

Gorjeta

R$  6,00

Manutenção Cargos

Objetivo da tela:

Permitir a implementação de Cargos e relacioná-los com Níveis de Cargos, Tipos de Processos e Despesas para utilização no Módulo de Prestação de Contas.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

IncluiVeja mais informações na descrição da tela Inclui Cargo.

Elimina 

Um Cargo só pode ser eliminado, caso este não esteja sendo utilizado em outro procedimento do Datasul EMS. Caso o código a ser eliminado estiver sendo utilizado em outro procedimento no momento de sua eliminação, o sistema apresentará a mensagem, "Possui Relacionamentos", onde deve ser efetuado o seguinte:

1. Identificar os procedimentos relacionados como Cargo.

2. Em cada um destes procedimentos, selecionar e eliminar as ocorrências onde o código está sendo utilizado.

Pode acontecer que no momento em que o processo 2 estiver sendo utilizado, a ocorrência que deseja eliminar também possua relacionamentos e assim por diante. Isto ocorrido deve-se executar todos os passos identificados anteriormente, sempre atentando para a possibilidade ou não de eliminar as ocorrências relacionadas. No caso de não poder eliminar as ocorrências relacionadas ao Cargo, este também não pode ser eliminado.

Movimentos

Opção Cargos X Níveis Cargos – Veja mais informações na descrição da tela Formação Cargos X Níveis Cargos.

Opção Tipo Processos X Despesas – Veja mais informações na descrição da tela Formação Tipo Processos X Despesas.

Inclui Cargo

Objetivo da tela:

Permitir implementar um cargo.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Cargo

Inserir um código identificador de um Cargo.

Exemplo:

Diretor, Gerente, Supervisor.

Descrição

Inserir uma descrição para o Cargo.

Exemplo:

Código: GerAdm

Descrição: Gerente Administrativo.

Formação Cargos X Níveis Cargos

Objetivo da tela:

Para implementar um relacionamento Cargo x Nível de Cargo, deve-se assinalar a opção Cargos X Níveis Cargos e acionar o botão Movimentos, localizado na tela Manutenção Cargos.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Faixa

Quando acionado, permite limitar a quantidade de níveis de cargos a serem apresentados na lista.

Complemento

Quando acionado, permite definir parâmetros específicos para as relações Cargo/Nível de Cargo. Veja mais informações na descrição da tela Complemento Cargos.

Tipo Processo

Quando acionado, permite efetuar o relacionamento entre Tipo Processo x Despesa. Veja mais informações na descrição da tela Formação Tipo Processos x Despesas.

Para relacionar Cargos a Níveis de Cargos, este deve ser selecionado e transferido para a tabela a direita, por intermédio das setas de movimentação.

Importante:

Para um Cargo é permitido relacionar vários Níveis de Cargos.

Para todo relacionamento deve ser definido parâmetro específico, por intermédio do botão Complemento.

Complemento Cargos

Objetivo da tela:

Permitir definir parâmetros específicos para uma relação Cargo x Nível de Cargo.

Para implementar um Complemento de Cargo x Nível de Cargo, deve-se assinalar a opção Cargo x Níveis de Cargo, acionar o botão Movimentos e após acionar o botão Complemento.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Veja mais informações na descrição da tela Inclui Complemento Cargo.

Inclui Complemento Cargo

Objetivo da tela:

Permitir implementar um Complemento de Cargo.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Dias Adc Calc Valor

Inserir a quantidade de dias que serão acrescidos ao cálculo do valor padrão das despesas que poderá ser solicitado pelo Funcionário.

Exemplo:

Início de Viagem: 20/03/99

Final de Viagem: 22/03/99

Total: 3 dias

Se para este campo, tiver sido informado um valor igual a 3, o sistema irá calcular e obter para uma despesa que tem cálculo diário e valor padrão de R$ 10,00 (Dez Reais) o seguinte valor R$ 30,00 (Trinta Reais), por  três dias de viagem, somando a este o valor de R$ 30,00 (Trinta Reais), correspondente aos 3 dias adicionais no cálculo do valor, totalizando R$ 60,00 (Sessenta Reais).

Nr Máx Proces Pend

Inserir o número máximo de processos pendentes de acerto de contas que um determinado Cargo x Nível de Cargo poderá ter. Ver detalhes no programa Manutenção Parâmetros Gerais EEC, campo Controla Abertura Processos.

Perc Adc Valor Desp

Inserir um percentual adicional para as despesas.

Exemplo:

Se o valor limite de gastos for R$ 1.000,00 e informado como percentual adicional para as despesas 10,0%, no momento do acerto de contas será considerado uma tolerância de R$ 100,00, ou seja, os gastos podem ser até R$ 1.100,00.

Nota:

Este percentual não será apresentado aos usuários do sistema.

Validade

Inserir o período de vigência das informações complementares para um Cargo x Nível de Cargo.

Categoria Hotel

Inserir a Categoria de Hotel em que os Funcionários relacionados ao Cargo x Nível de Cargo poderão ficar hospedados.

Processo Pendente

Quando assinalado Bloqueia, não será permitido a inclusão de uma nova solicitação, se o Funcionário tiver processos pendentes de acerto, conforme a quantidade informada no campo Número Máximo Processos Pendentes.

Quando assinalado Valida, será apresentada uma mensagem, alertando ao Funcionário e ao Aprovador que o Funcionário possui processos pendentes.

Quando assinalado Não Valida, não será efetuada nenhuma restrição ou validação.

Importante:

Somente será validado este campo, se informado nos Parâmetros Gerais que o sistema irá validar os processos pendentes.

Valor Despesa

Quando assinalado Bloqueia, não será permitido solicitar um valor para as despesas acima do valor padrão.

Quando assinalado Valida, será apresentada uma mensagem, alertando ao Funcionário e ao Aprovador que o foi solicitado um valor acima do valor padrão.

Quando assinalado Não Válida, não será efetuada nenhuma restrição ou validação.

Viagem

Quando assinalado, indica que os Funcionários relacionados ao cargo/nível de cargo podem participar de grupos de viagem.

Viagem Mesmo Cargo

Quando assinalado, indica que os Funcionários relacionados ao cargo/nível de cargo somente poderão participar de grupos de viagem com o mesmo cargo.

Nota:

Não haverá restrição quanto ao nível de cargo.

Formação Tipo Processos x Despesas

Objetivo da tela:

Para implementar um relacionamento Tipo Processo x Despesa, deve-se assinalar a opção Tipo Processos X Despesas e acionar o botão Movimentos, localizado na tela Manutenção Cargos.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Classificação Despesas

Quando acionado, permite classificar as Despesas a serem apresentadas na tabela. Podendo ser classificados por:

1 – Código;

2 – Descrição;

3 – Estabelecimento.

Faixa DespesasQuando acionado, permite limitar a quantidade de ocorrências a serem apresentadas na tabela.
Filtro DespesasQuando acionado, permite selecionar as Despesas a serem apresentadas na tabela.
Detalhes DespesasQuando acionado, permite consultar em detalhes as Despesas apresentadas na tabela.
Seleciona Todos – DespesasQuando acionado, permite selecionar todas as Despesas apresentadas na tabela.
Nenhum - DespesasQuando acionado, permite desmarcar todas as Despesas selecionadas.
Classificação Tipos de Processos

Quando acionado, permite classificar os Tipos de Processos a serem apresentados na tabela. Podendo ser classificados por:

1 – Código Tipo de Processo;

2 – Por Finalidade.

Faixa Tipos de ProcessosQuando acionado, permite limitar a quantidade de ocorrências a serem apresentadas na tabela.
Filtro Tipos de ProcessosQuando acionado, permite selecionar os Tipos de Processos a serem apresentados na tabela.
Detalhes Tipos de ProcessosQuando acionado, permite consultar em detalhes os Tipos de Processos apresentados na tabela.
Seleciona Todos – Tipos de ProcessosQuando acionado, permite selecionar todos os Tipos de Processos apresentados na tabela.
Nenhum – Tipos de ProcessosQuando acionado, permite desmarcar todos os Tipos de Processos selecionados.
Classificação – Despesas/Tipos de ProcessosQuando acionado, permite classificar os Tipos de Processos/Despesas a serem apresentados na tabela. Podendo ser classificados por:
1 – Por Código Tipo de Processo;
2 – Por Código Despesa;
3 – Por Validade Inicial;
4 – Por Validade Final;
5 – Por Estabelecimento.
Faixa - Despesas/Tipos de ProcessosQuando acionado, permite limitar a quantidade de ocorrências a serem apresentadas na tabela.
Filtro – Despesas/Tipos de ProcessosQuando acionado, permite selecionar os Tipos de Processos/Despesas a serem apresentados na tabela.
Detalhes – Despesas/Tipos de ProcessosQuando acionado, permite consultar em detalhes os Tipos de Processos/Despesas apresentados na tabela.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Vlr Padrão

Inserir o valor padrão a ser utilizado pelo sistema para o calculo das despesas de viagens solicitadas pelo funcionário.

Forma Acerto

Determinar se a forma de acerto será Analítica ou Sintética. Caso seja analítica, o sistema irá obrigar o funcionário a detalhar as despesas de viagens, tendo que informar a nota fiscal, data e valor.

Padrão

Indicar se a despesa será apresentada na tela de inclusão de adiantamento, assim que o funcionário acessá-la, ou ficará oculta podendo ser incluída por meio do botão Inclui desta tela. Ver detalhes no Processo Solicitar Prestação de Contas, programa Prestação de Contas, Adiantamento.

Valid Inic

Inserir a data em que este registro estará disponível pare ser utilizado como despesa de processo.

Valid Fim

Inserir a data final de validade do registro de despesa de processo. A partir desta data, a despesa deixará de aparecer neste browse e não poderá ser eliminada, caso já tenha sido utilizada em algum processo.

Para relacionar uma Despesa e um Tipo de Processo a um Cargo/Nível de Cargo, estes devem ser selecionados e transferidos para a tabela Despesas/Tipos de Processos, por intermédio das setas de movimentação.

 

Conteúdos Relacionados:

São pré-requisitos para a implementação desse programa:

Manutenção Finalidade Econômica (UTB077AA)

Manutenção Nível Cargo (EEC009AA)

Manutenção Tipo Processo Prestação de Contas (EEC027AA)

Manutenção Tipo de Despesa (EEC003AA)

Manutenção Categoria Hotel (EEC006AA)