Árvore de páginas

Relatório Rentabilidade dos Preços Praticados - PR1004

Visão Geral do Programa

Este programa deve ser utilizado quando da necessidade de serem efetuadas as análises sobre a Rentabilidade dos Preços Praticados na empresa. Sendo assim, neste relatório são consideradas todas as notas fiscais que estiverem referenciadas na Seleção, sendo desconsideradas as Notas Fiscais Canceladas.

Nos parágrafos a seguir estão descritos a sistemática deste programa, referente aos cálculos efetuados em Relação a ROB, ROL, MC e os Custos envolvidos para os itens da nota.

Neste programa também são apurados os impostos relacionados aos itens da nota, fornecendo os valores de IPI, ISS, IRF, INSS, ICMS e ICMS Substituto. A somatória destes valores é o valor total dos impostos da nota. O valor dos impostos da nota subtraído da ROB será o valor da ROL.

O próximo passo deste programa é a apuração dos custos envolvidos na produção dos itens. Se o módulo de Custos estiver implantado, o sistema verifica qual o tipo de custo parametrizado para a apuração, sendo que este poderá ser padrão, on-line ou mensal. Caso o módulo de Custo não esteja implantado, o sistema somente apurará os custos pelos custos unitários dos itens, que podem ser cadastrados a partir do programa Custos Unitários dos itens, onde os valores inseridos são de responsabilidade do usuário.

Os custos contábeis armazenados no sistema são o Custo da Mão de Obra, o Custo com Material e os Gastos Gerais de Fabricação. Estes custos estão apurados para os três tipos de custos contábeis (mensal, on-line e padrão). Em relação aos custos unitários do item, o sistema armazena o preço Base, o Preço da Última Entrada, o Preço de Reposição e o Preço Fiscal.

Com base nas informações de Custos apuradas, o sistema efetua a dedução da ROL. Ao efetuar esta dedução, obtém-se a Margem de Contribuição (MC). A partir do valor da Margem de Contribuição, devem-se ainda deduzir algumas despesas que o sistema não tem apuradas para a nota, tais como, comissões de representantes (diretos e indiretos), gastos com publicidade, entre outros. Para que despesas como estas sejam deduzidas, o sistema possui o campo Pct Dedução Despesa, no programa Manutenção Parâmetros do Módulo, que garante que estes tipos de despesas sejam considerados na apuração e dedução.

Após a realização de toda a apuração e dedução dos tópicos apresentados, tem-se disponível o valor do lucro para as notas fiscais emitidas para a análise do usuário no sistema.

Diante destes aspectos, este é um relatório de suma importância para análise e na tomada de decisões dentro da organização.

Rentabilidade Preços Praticados

Objetivo da tela:

Permitir emitir um relatório para análise da Rentabilidade dos preços praticados em determinado período na organização.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Seleção

Nesta pasta são definidas as informações de seleção para a impressão das informações do relatório de Rentabilidade dos Preços Praticados. Para mais informações, ver a descrição da tela Rentabilidade Preços Praticados – Pasta Seleção.

Classificação

Nesta pasta são definidas as informações de classificação ou a forma de como serão apresentadas as informações no relatório que será gerado. Para mais informações, ver a descrição da tela Rentabilidade Preços Praticados – Pasta Classificação.

Parâmetros

Nesta pasta são efetuadas as parametrizações necessárias para que seja efetuada a análise de Rentabilidade dos Preços Praticados. Para mais informações, ver a descrição da tela Rentabilidade Preços Praticados – Pasta Parâmetros.

Impressão

Nesta pasta são definidas as informações de forma e de execução do relatório que será gerado. Para mais informações, ver a descrição da tela Rentabilidade Preços Praticados – Pasta Impressão.

Executar

Quando acionado, o sistema efetua a geração das informações para análise do relatório de Rentabilidade dos Preços Praticados, tendo como base as informações parametrizadas nas pastas deste programa.

Fechar

Quando acionado, o sistema cancela as informações inseridas e parametrizadas, retornando para o menu principal do sistema.

Rentabilidade Preços Praticados – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Permitir definir as informações de seleção para a impressão das informações do relatório de Rentabilidade dos Preços Praticados.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Inserir os códigos iniciais e finais do estabelecimento, criando uma faixa de códigos a serem considerados na impressão para análise da rentabilidade dos preços praticados. Somente serão impressas as notas fiscais cujos códigos de estabelecimentos estejam inseridos na faixa definida.

Série

Inserir os códigos iniciais e finais da série da nota fiscal, criando uma faixa de códigos a serem considerados na impressão para análise da rentabilidade dos preços praticados. Somente serão impressas as notas fiscais cujos códigos de série estejam inseridos na faixa definida.

Nr Nota Fiscal

Inserir os códigos iniciais e finais do número da nota fiscal, criando uma faixa de números a serem considerados na impressão para análise da rentabilidade dos preços praticados. Somente serão impressas as notas fiscais cujos números de nota estejam inseridos na faixa definida.

Cliente

Inserir os códigos iniciais e finais do cliente, criando uma faixa de códigos a serem considerados na impressão para análise da rentabilidade dos preços praticados. Somente serão impressas as notas fiscais cujos códigos de clientes estejam inseridos na faixa definida.

Representante

Inserir os códigos iniciais e finais do representante, criando uma faixa de códigos a serem considerados na impressão para análise da rentabilidade dos preços praticados. Somente serão impressas as notas fiscais cujos códigos de representantes estejam inseridos na faixa definida.

Dt Emis Nota

Inserir as datas iniciais e finais de emissão das notas fiscais, criando uma faixa de datas a serem consideradas na impressão para análise da rentabilidade dos preços praticados. Somente serão impressas as notas fiscais cujas datas de emissão estejam inseridas na faixa definida.

Rentabilidade Preços Praticados – Pasta Classificação

Objetivo da tela:

Permitir definir as informações de classificação ou a forma de como serão apresentadas as informações no relatório que será gerado.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Classificação

Assinalar qual será a classificação a ser utilizada para o relatório que será gerado para análise da rentabilidade dos preços praticados. A classificação é a ordem de impressão das informações no relatório. Opções deste campo:

Por Cliente;

Por Pedido;

Por Representante;

Por Data Implantação;

Por Data Entrega.

Rentabilidade Preços Praticados – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Permitir efetuar as parametrizações necessárias para que seja efetuada a análise de Rentabilidade dos Preços Praticados.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Tipo Relatório

Assinalar qual será a forma de impressão das informações no relatório. Opções:

Resumido: quando assinalado, são impressas as informações de forma resumida no relatório para a análise da rentabilidade dos preços praticados.

Detalhado: quando assinalado, são impressas as informações para a análise da rentabilidade dos preços praticados de forma detalhada, mostrando as informações do pedido para esta análise.

Apura Custos

Assinalar uma das opções, definindo qual será o tipo de custo a ser relacionado ao item na análise de rentabilidade dos preços praticados. Opções disponíveis:

Pelo Custo Contábil;

Pelo Custo Unitário.

Tipo Custo Contábil

Assinalar uma das opções, definindo qual será o tipo de custo contábil a ser utilizado na análise e geração das informações do relatório de rentabilidade dos preços praticados. Opções disponíveis:

Mensal: É custo médio (chamado de Preço Médio), calculado de forma Batch (mensal ou diário). Representa a média ponderada das movimentações de estoque.

On-Line: É custo médio (chamado de Preço Médio), calculado de forma On-line, no momento da movimentação do item no estoque. Representa a média ponderada das movimentações de estoque.

Padrão: Conhecido também como custo standard, corresponde a um custo informado, o qual será aplicado na valorização das movimentações dos itens.

Nota:

Este campo somente ficará habilitado se no campo Apura Custos for assinalada a opção Pelo Custo Contábil.

Tipo Custo Unitário

Assinalar uma das opções, definindo qual será o tipo de custo unitário a ser utilizado na análise e geração das informações do relatório de rentabilidade dos preços praticados. Opções deste campo:

Preço Base: preço base do item cadastrado como referência para análises de custos;

Preço Última Entrada: representa o preço unitário da última entrada no estoque;

O preço da última entrada para itens comprados compreende o valor da mercadoria, menos o valor dos impostos, e para itens fabricados, o custo unitário do último reporte efetuado.

Nota:

Este preço é atualizado juntamente com o campo Data Última Entrada.

Preço Reposição: representa o preço do item constante da última ordem de compra confirmada;

Preço Fiscal: preço fiscal do item, utilizado para valorização de sobras e co-produtos.

Nota:

Este campo somente ficará habilitado se no campo Apura Custos for assinalada a opção Pelo Custo Unitário.

Rentabilidade Preços Praticados – Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Permitir definir as informações de forma e de execução do relatório que será gerado.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Destino

Assinalar qual será o destino das informações do relatório que será gerado a partir da impressão do relatório de Rentabilidade Preços Praticados. Este campo possui as seguintes opções:

Terminal: quando o relatório é apresentado no vídeo, a partir de um editor de texto;

Arquivo: quando o relatório é gerado em arquivo, para impressão posterior;

Impressora: quando o relatório é gerado direto para a impressora selecionada.

Execução

Assinalar qual será a forma de execução do relatório. Este campo possui as seguintes opções:

On-line: quando for necessária a impressão imediata;

Batch: utiliza-se quando se tratar da impressão de um arquivo com um grande volume de informações. O objetivo é liberar o equipamento para outro processamento. É criado um pedido de execução para um servidor de execução, remoto ou não. Este pedido será colocado em uma fila e aguardará a sua vez de ser executado.

 

Conteúdos Relacionados:

Manutenção Parâmetros de Preços de Venda (PR0301)